btn
Jornada flexível_o que e e as vantagens para as empresas_01
Jornada flexível_o que e e as vantagens para as empresas_01
fade

Jornada flexível: o que é e as vantagens para as empresas

A pandemia alterou as relações entre as pessoas e, especialmente, as trabalhistas. Com isso, surgiram sistemas de trabalho como a jornada flexível e o trabalho híbrido – só para citar dois exemplos. 

Mesmo dentro desse sistema existem divisões, como: horário flexível, trabalho remoto e o teletrabalho, entre outras.

A jornada flexível tem sido, inclusive, usada como um benefício para atrair e reter talentos, aproveitando que atualmente as pessoas dão mais valor ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Por isso, a jornada flexível é cada vez mais comum nas empresas.

Prova disso é a pesquisa da Workforce of the Future, da Cisco, publicada em 2020. O levantamento revelou que 88% dos profissionais – do Brasil e de outros 26 países – preferem a jornada flexível à tradicional. Confira neste conteúdo.

Sumário:

  • Como funcionam os horários flexíveis na na jornada do trabalhador?
  • O que é exatamente o trabalho flexível?
  • Quais são as modalidades flexíveis de trabalho?

Como funcionam os horários flexíveis na na jornada do trabalhador?

Empresas que adotaram a jornada flexível proporcionam ao trabalhador mais controle sobre suas vidas e mais liberdade. Com mais controle, o colaborador enfrenta menos estresse. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

É que,mais satisfeitos, eles tendem a permanecer um tempo maior na empresa, reduzindo o turnover e os custos com reposição de vagas.

De acordo com os especialistas em Recursos Humanos, o mais importante é que a jornada flexível tenha regras claras e bem definidas. 

Isso evita dúvidas se a legislação está sendo cumprida pela empresa e reduz conflitos entre os funcionários porque todos os envolvidos na escala têm acesso à programação. Veja como o horário flexível pode ser na prática:

  1. Jornada reduzida: neste tipo de jornada, os colaboradores podem trabalhar mais horas em menos dias no lugar de completar as 44 horas semanais, previstas na CLT, em uma semana.  Há também a opção de escolher, sempre em acordo com a empresa, os horários de início e fim da jornada ou mesmo os turnos.
  2. Trabalho remoto: neste modelo, a ideia é trabalhar fora do escritório. Isso pode significar montar um home office em casa, por exemplo, e trabalhar desse local em horários combinados para cumprir a jornada.
  3. Trabalho híbrido: a empresa combina algumas opções de sistema de trabalho com o colaborador. Ele pode cumprir alguns dias da jornada em home office e outros dias no escritório, por exemplo.
  4. Banco de Horas: funciona para os colaboradores que têm essa opção já combinada com a empresa e em seus acordos coletivos. Parte das horas extras podem ser registradas em um banco de horas para serem usadas como folgas quando o colaborador necessitar e quiser – sempre de acordo com a legislação, é claro.

 O que é exatamente o trabalho flexível?

Como o nome diz, é um sistema de trabalho com mais flexibilidade de horário ou turno, por exemplo. Nesse tipo de atividade, o gestor define com o trabalhador como será a jornada dele. 

Onde vai cumprir sua jornada ou como vai fazer isso, é o que menos importa – desde que entregue os resultados esperados e cumpra as metas. 

Estudos recentes mostram que a jornada flexível não faz bem apenas para os colaboradores, mas também para seus filhos, como revelou pesquisa da Universidade Massachusetts Amherst (EUA)

É que a jornada flexível permite que os pais tenham tempo livre para se dedicar aos filhos – já que não ficam presos em congestionamentos. Para chegar a essa conclusão, foram acompanhadas 370 famílias nos Estados Unidos desde o nascimento dos filhos até a entrada na primeira série. 

O resultado foi que no convívio com os pais, as crianças tiveram resultados cognitivos melhores, além de sociais e de saúde. E apresentaram menos problemas sociais e de comportamento. 

Para o colaborador, além da vantagem de ter mais tempo livre para se dedicar aos filhos, outras vantagens da jornada flexível são: 

  • Mais satisfação: os funcionários ficam mais satisfeitos com a autonomia e a confiança que a empresa deposita nele para cumprir sua jornada;
  • Mais tempo livre: reduz as horas gastas com deslocamento até a empresa e usa esse tempo para conviver mais com a família e amigos. Portanto, ganha qualidade de vida, mostrando que dá para equilibrar os dois setores.
  • Melhora a produtividade: o funcionário mais satisfeito é mais produtivo e, consequentemente, se atrasa e falta menos.


Quais são as modalidades flexíveis de trabalho?

Existem três principais modelos: o fixo variável, o variável e o livre. 

No primeiro, a empresa define os dias e horários do funcionário. Portanto, o colaborador ao ingressar na empresa já sabe exatamente os dias de trabalho e a jornada. 

No segundo exemplo, no modelo variável, o funcionário pode escolher o horário que fique melhor para ele e cumprir a jornada.

Por fim, o modelo livre é aquele no qual o colaborador escolhe o seu horário, mas deve respeitar, é claro, a quantidade de horas predefinidas para a sua jornada – como prevê a legislação.

Antes de optar por uma jornada flexível de trabalho, a empresa precisa:

  1. Conhecer o perfil dos funcionários – se estão aptos para aceitar essa mudança e se têm o amadurecimento e a autonomia necessária para cumprir tarefas e metas.
  2. Validar o modelo ideal – deve ser escolhido de acordo com o perfil dos colaboradores e do negócio da empresa.
  3. Respeitar a legislação – o essencial é verificar o que diz a legislação para o modelo de trabalho escolhido e validá-lo também com o sindicato da categoria.
  4.  Aplicar o modelo escolhido – depois de tomar todos esses cuidados, é importante implantar o modelo escolhido e tomar o cuidado de orientar todos os colaboradores que vão participar da jornada flexível. 
  5.  Atualizar a política com frequência – depois de implantar a jornada flexível, é importante monitorar opiniões e adaptação dos colaboradores ao novo sistema. Ao fazer isso, a empresa consegue fazer ajustes de forma mais rápida e eficiente, corrigindo rotas.

Como visto, a jornada flexível oferece benefícios e vantagens para a empresa e, especialmente, para o trabalhador, especialmente ao poupá-lo do deslocamento até a empresa. Por isso, costuma ser oferecida como um benefício para atrair talentos. Achou este conteúdo relevante? Então, confira outros temas importantes para o desenvolvimento de carreiras no blog VR. Clique aqui.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!