Se você é um profissional de Recursos Humanos, com certeza, já ouviu falar da famosa gestão de pontos. Afinal, esse processo é fundamental para o setor estratégico entender a relação do funcionário com a jornada de trabalho.
Mas como funciona e para o que serve a gestão de pontos? Para responder a essas e outras perguntas, preparamos este guia prático com todos os detalhes sobre o procedimento. Vem com a gente e confira!
O que é gestão de pontos?
A gestão de pontos é um processo atribuído ao setor de RH para o controle e o monitoramento das horas trabalhadas por parte dos colaboradores. Basicamente, com esse procedimento, os profissionais podem extrair informações necessárias para a folha de pagamento, como faltas, atrasos e quantidade de horas extras.
Considerada uma ferramenta estratégica para o time, com o método, também é possível fazer a gestão de benefícios, coletar dados do banco de horas e verificar os índices de absenteísmo — tudo isso contribui muito para o desenvolvimento das organizações.
O que diz a lei?
O registro de ponto aparece no artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa norma assegura que todos os estabelecimentos com mais de 20 colaboradores precisam registrar o horário de entrada e saída dos colaboradores, seja de forma manual, mecânica ou eletrônica.
Esse artigo foi complementado por mais duas portarias sancionadas pelo antigo Ministério do Trabalho e Emprego. Entre elas, a portaria 1510 de 2009, também conhecida como lei do ponto eletrônico, que tem como intuito disciplinar o uso da gestão do ponto eletrônico.
Também há a portaria 373 de 2011, que trouxe para as empresas a possibilidade de utilizar meios alternativos para o controle de ponto. Entre eles, a adoção da gestão de ponto on-line por aplicativos.
Principais ferramentas para gestão de pontos
Ainda de acordo com a lei, as empresas podem escolher entre diferentes ferramentas para executar a gestão de pontos. Confira mais detalhes sobre as principais opções a seguir.
Ponto manual
Bastante utilizado pelas empresas de pequeno porte, o ponto manual consiste na anotação a próprio punho dos horários das jornadas feitas pelos funcionários. No fim do mês, os responsáveis do RH devem recolher os apontamentos para calcular as horas trabalhadas.
Ponto mecânico
O ponto mecânico é uma das opções mais tradicionais, na qual o funcionário recebe um cartão para bater o ponto. Assim, durante o horário de entrada, pausa e saída, ele deve ser carimbado com os horários. Da mesma forma que acontece com o manual, esses cartões são recolhidos no final do mês para o cálculo.
Relógio de ponto eletrônico
Diferente dos exemplos citados acima, o ponto eletrônico é uma opção mais moderna, que consiste no registro digital, por meio de um software. Ele pode ser feito por biometria, cartão, senha ou até reconhecimento facial, dependendo do aparelho utilizado pela empresa.
Aplicativos de ponto
Com a instauração do home office, os aplicativos de ponto ganharam força, sendo a opção mais atual do mercado. Neles, os funcionários podem registrar o ponto por meio de um dispositivo móvel, que funciona de forma on-line e possui armazenamento em nuvem, ou seja, o setor responsável tem acesso total em tempo real.
Etapas da gestão de pontos
Agora que você já sabe o que é e quais são as principais ferramentas utilizadas, é hora de entender as etapas do processo de gestão de pontos. Descubra como tornar o procedimento mais eficiente a seguir!
Controle de jornadas
A primeira etapa da gestão de pontos é o controle de jornadas. Para isso, o setor de recursos humanos deve supervisionar as horas trabalhadas pelos colaboradores por meio do registro de ponto.
Segundo o artigo 58 da CLT, o funcionário deve ter uma jornada de até 8 horas diárias, com a possibilidade de duas horas extras, que devem ser remuneradas ou compensadas. Para não violar a lei, a empresa deve ficar atenta a esses pontos durante essa etapa.
Cálculo de horas trabalhadas e tratamento de ponto
No final do mês, com todas as horas registradas, acontece o tratamento de ponto. Nesse momento, são identificados atrasos, faltas, atestados, dispensas, horas extras e outras informações de acordo com o cálculo de horas.
Fechamento de folha de ponto
Depois do tratamento, é hora de fechar a folha de ponto. A partir daí, o time de RH já tem todas as informações concretas sobre a jornada, como total de atrasos e faltas, que serão encaminhadas para folha de pagamento.
Normalmente, essa é a última etapa do processo. Entretanto, vale lembrar que cada empresa é única, e a gestão de pontos pode variar de acordo com as políticas internas.
Quais são os benefícios da eficiência da gestão de pontos?
Seja uma gestão de ponto eletrônico, manual ou mecânico, com um processo eficiente, é possível garantir inúmeros benefícios para a empresa. Para começar, ao adotar uma gestão eficaz, você otimiza o tempo dos profissionais envolvidos, que podem trabalhar em outras frentes para desenvolver o negócio.
Além disso, com o processo, é possível verificar os pontos de atenção na empresa, como faltas e atrasos, para desenvolver mecanismos para melhorá-los, como, por exemplo, uma política de benefícios. Assim, além de ajudar no controle diário, a gestão de pontos contribui para motivar e engajar funcionários.
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