btn
vr_ginastica_laboral_basico
vr_ginastica_laboral_basico
fade

Ginástica laboral: o que é e quais são os benefícios?

Você já ouviu falar sobre o termo ginástica laboral? Ele é bastante usado para designar exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho. Porém, nem todos sabem qual o seu significado e quais são os tipos de exercícios que os profissionais de recursos humanos devem conhecer.

No livro “Ginástica Laboral: atividade física no local de trabalho”, Valquíria de Lima, autora, explica: “A ginástica laboral pode ser conceituada como um programa de exercícios elaborados com base na atividade profissional, que visa preparar e compensar as estruturas musculares mais utilizadas no trabalho.”

Os focos desses exercícios são a prevenção e a promoção de saúde, estimulando uma rotina mais ativa e melhorando a postura e a percepção corporal. Segundo Valquíria, é um meio de valorizar e incentivar a prática de exercícios físicos também como um instrumento da melhora do desempenho profissional.

Quais são os tipos de ginástica laboral?

ginástica laboral

Agora que você já sabe o que é ginástica laboral, deve estar se perguntando: afinal, quais são os principais tipos e quais são os exercícios que envolvem o conceito? Existem técnicas planejadas para cada tipo de empresa de acordo com as atividades exercidas, mas, de uma forma geral, podemos citar algumas modalidades:

  • preparatória: a ginástica laboral preparatória é aplicada no início das atividades dos colaboradores, como o nome já sugere, para preparar o corpo às atividades do dia;
  • compensatória: também conhecida como “ginástica de pausa”. Ele sugere que o colaborador faça pausas durante a jornada de trabalho para executar uma sequência de exercícios durante 10 minutos. São permitidos exercícios respiratórios, de correção de postura, de alongamento e de flexibilidade. Eles são responsáveis por diminuir as tensões musculares e articulatórias;
  • relaxamento: a ginástica laboral de relaxamento é aplicada no final do expediente. É permitido utilizar exercícios de respiração, de alongamento, de automassagem e até mesmo de meditação. Se for algo bem-feito, a técnica fará com que os colaboradores voltem mais relaxados para casa e com mais disposição para aproveitar os momentos em família e amigos;
  • corretiva: técnica utilizada para evitar e tratar lesões causadas pelo esforço repetitivo de alguns músculos e articulações. São exercícios que devem ser feitos algumas vezes por semana para compensar e fortalecer a musculatura sobrecarregada.

Quais os benefícios da ginástica laboral?

Os benefícios da ginástica laboral vão muito além dos fisiológicos. Porém, quando se trata deles, os exercícios implementados no meio do expediente ajudam na circulação sanguínea e até mesmo na melhora da postura. Isso fará com que os trabalhadores retornem ao serviço mais focados.

A ginástica laboral também é uma excelente forma de prevenir lesões por esforço repetitivo. A correção da postura está diretamente conectada a essas lesões, evitando possíveis dores nas costas, liberando tensões musculares e até mesmo diminuindo o estresse.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Os exercícios adotados no dia a dia melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, servindo até mesmo como um momento de descontração e socialização entre as equipes. Há relatos de empresas que notaram a diminuição do número de faltas e de pedidos de demissão após a implementação.

A saúde mental também é extremamente beneficiada, já que os exercícios ajudam a equilibrar a mente e a reduzir as tensões psicológicas, prevenindo até mesmo casos de depressão e ansiedade. É, também, uma excelente promover a autoestima do trabalhador, pois, desse modo, ele se sentirá parte da equipe.

Como implementar a ginástica laboral?

Os exercícios de ginástica laboral devem ser implementados de maneira multidisciplinar, envolvendo todas as áreas da empresa. Este é um ponto essencial para os exercícios serem eficazes na rotina de trabalho, visto que os colaboradores terão alterações nos horários e poderão se ausentar de suas posições.

Outro fator essencial para a implementação da ginástica laboral é que, assim como a prática de todos os exercícios físicos, ela também deve ter o acompanhamento de um profissional qualificado. Assim, as atividades serão feitas corretamente, proporcionando o maior bem-estar possível aos trabalhadores.

Blog da VR Benefícios: tenha um ambiente de trabalho sempre saudável!

O blog da VR Benefícios é recheado de artigos que promovem o bem-estar no ambiente de trabalho. Por lá, você encontrará técnicas exclusivas para implementar no dia a dia e promover uma rotina saudável não só aos colaboradores, como também aos times superiores.

Se você faz parte do time de Recursos Humanos, que tal implementar o sistema de benefícios na sua empresa? O vale-alimentação e o vale-refeição da VR são essenciais para melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores. Não deixe de conferir os detalhes!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!