Você sabe como funciona o Imposto de Renda para autônomos? Essa é uma exigência da Receita Federal, que também vale para quem é Microempreendedor Individual (MEI).
Basicamente, o Fisco apresenta as regras da declaração todos os anos — e elas devem ser seguidas à risca para evitar a chamada malha fina, ou seja, a lista de contribuintes com alguma pendência, que podem sofrer o recebimento de multas e processos judiciais.
Contudo, mais do que o Imposto de Renda, é preciso fazer o carnê-leão, que consiste no recolhimento mensal do IR. Para tanto, deve-se baixar o programa no site da Receita Federal.
Ali, você vai inserir todos os rendimentos e despesas dedutíveis, ou seja, que podem ser descontados para diminuir o pagamento de impostos. Entre elas estão:
- gastos com funcionários;
- aluguel, condomínio e IPTU do escritório;
- água, luz, telefone e internet do escritório.
É importante conferir todos esses dados com um profissional especializado e, em caso de imposto a pagar, o valor deve ser quitado.
Em relação ao IR para autônomos, também é necessário fazer o download do programa IRPF. O sistema é dividido em fichas, que devem ser preenchidas com informações como nome, CNPJ e rendimentos tributáveis, ou seja, a renda que ainda deve passar pelo pagamento de imposto.
Mas, afinal, todos os autônomos precisam fazer o Imposto de Renda? No infográfico a seguir explicaremos melhor quem deve declarar e quais são os tipos de declarações existentes!