btn
Empresa Sustentável
Empresa Sustentável
fade

Empresas sustentáveis:o que são e por que são importantes?

Empresas sustentáveis são as que buscam reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente, atuando de forma social e ambientalmente mais responsável. Para isso, procuram promover práticas mais éticas em seus negócios e até mesmo se preocupam se a cadeia de produção também segue os mesmos critérios. 

A principal preocupação das empresas sustentáveis é a de minimizar ao máximo a pegada ambiental de suas atividades. Para isso, procuram, entre outras ações, reduzir as emissões de carbono, fazer a gestão eficiente de resíduos e de pessoas, ter uma preocupação genuína (e cuidado) com o uso dos recursos naturais e investir em energias renováveis.

Outra preocupação é averiguar se fornecedores e parceiros também defendem os mesmos princípios para que não haja qualquer tipo de exploração em suas atividades diretas ou indiretas, o que pode comprometer a imagem das empresas sustentáveis. 

Além disso, empresas sustentáveis possuem selos e certificações que confirmam suas práticas ambientais e sociais. Veja neste conteúdo:

Sumário

  • Qual o papel das empresas no desenvolvimento sustentável?
  • Entenda o que torna as empresas sustentáveis no Brasil
  • Quais são as práticas sustentáveis em empresas? 

Qual o papel das empresas no desenvolvimento sustentável?

Empresas sustentáveis estão comprometidas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos se referem a temas relacionados ao meio ambiente e à justiça social, por exemplo.

Os 17 objetivos foram criados pela ONU como metas a serem alcançadas pelos países para promover um desenvolvimento mais inclusivo, abrangente e sustentável. Além disso, são resultado de uma extensa negociação que ocorreu em 2015 e envolveu a maioria dos países que integram as Nações Unidas.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Por exemplo: a primeira ODS trata da erradicação da pobreza, a 2 da fome zero e agricultura sustentável, já a 3 é sobre a promoção da saúde e bem-estar. É assim, sucessivamente, até a ODS 12, sobre o consumo e produção responsáveis, e a 13, que aborda a ação contra a mudança global do clima. A 16 aborda a paz e a justiça e a 17, parcerias e meios de implementação. 

São objetivos ambiciosos e que se interconectam porque focam os principais desafios dos países e resumem 169 metas globais que formam a Agenda 2030, o ano estabelecido para que todos os países alcancem essas metas. Vale a pena conhecer as 17 ODS e avaliar sua empresa nesse contexto.

Entenda o que torna as empresas sustentáveis no Brasil

Uma empresa não pode ser considerada sustentável se não tiver preocupação com o seu entorno e se não investir em tecnologias limpas. Ao estimular a conservação e o uso consciente dos recursos naturais, promovendo também a responsabilidade corporativa, com ações sustentáveis, consegue reduzir as emissões de gases do efeito estufa e contribui para atingir as metas das ODS.

No Brasil já existem empresas sustentáveis que transformaram o discurso em prática para alegria dos consumidores. Aliás, pesquisas recentes mostram que é cada vez maior o número de clientes que não compram produtos de marcas que não são ambientalmente sustentáveis. 

Além da preocupação, empresas sustentáveis promovem ações concretas dentro dos princípios ESG (iniciais de environmental, social and governance. Em Portutguês, meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa). 

Esse conceito leva a uma verdadeira reformulação na maneira de fazer negócios, pois leva à construção de um mundo mais inclusivo, ético e sustentável em todos os setores e ramos. Esses critérios ESG estão relacionados aos 17 ODS, da ONU.

O consumidor já começa a ficar atento também às empresas que praticam “greenwashing”, expressão que designa ações das companhias que se dizem sustentáveis, mas não são. Prova disso é o resultado do Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, da Kantar. 

Esse índice revelou que mais da metade da população já deixou de consumir produtos de uma marca que não é sustentável ou que mantém práticas nocivas ao meio ambiente. Foram avaliados dados de 26 mil pessoas em 43 setores da economia em 33 países.

Quais são as práticas sustentáveis em empresas? 

Uma dúvida frequente é saber como identificar se uma empresa é ambientalmente responsável ou não. Para isso, existem indicadores que monitoram o nível de comprometimento e de engajamento. 

O Instituto Ethos, organização que ajuda as empresas nessa transição para negócios mais sustentáveis, criou indicadores bem completos que são usados para mapear não apenas a empresa, como a sua cadeia de produção. São eles: 

  1. Nenhuma unidade do grupo ou da cadeia de produção deve fazer  uso de mão de obra infantil ou de trabalho escravo;
  2. Deve cumprir as responsabilidades fiscais, tributárias, contábeis e trabalhistas;
  3. Precisa ter preocupação com o bem-estar dos colaboradores e se preocupar com o impacto de suas ações nas redondezas;
  4. Tem que preservar o meio ambiente e reduzir o uso de plásticos e embalagens em seus produtos;
  5. Promover a diversidade étnica e de gênero na empresa.

Além dos indicadores Ethos, existem outras metodologias no Brasil e exterior para garantir a idoneidade das empresas sustentáveis, a exemplo de:

  1. Breeam  – foca em projetos de infraestrutura e prédios na construção civil para avaliar o desempenho desse setor na redução do impacto ambiental;
  2. Carbon Trust Standard  oferece certificações para empresas que reduziram o consumo de energia e água, emitindo menos CO2. 
  3. Ecocert  incentiva um modelo agrícola mais sustentável e a cultura de orgânicos, além de cosméticos naturais.
  4. ISO 14001  – essa norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem foco no uso consciente dos recursos naturais, além da proteção às florestas e à biodiversidade.
  5. ISO 26000 – foca na responsabilidade social das empresas.
  6. ISO 50001 – essa norma tem relação com o sistema de gestão de energia (SGE) para que seja mais eficiente.
  7. Procel Edifica  – o objetivo desse selo, criado pelo Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações, é promover o uso racional de energia elétrica em edificações.
  8. Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) – certifica aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos de acordo com o gasto de energia.

Além desses selos e certificações, existem vários parâmetros internacionais para mensurar as atividades das empresas sustentáveis e existem os que são específicos de algumas áreas. Vale a pena conferir.  Se este conteúdo foi útil e ajudou a entender a importância de contar com empresas social e ambientalmente comprometidas, então, busque mais dicas no blog da VR. Confira aqui.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!