btn
capa_lista_licoesqueaprendemos_ok
capa_lista_licoesqueaprendemos_ok
fade

Lições que aprendemos sobre negócios em 2020

Períodos com desafios também são muito ricos em aprendizados que podem melhorar as nossas competências na gestão do nosso negócio. Empreender é superar adversidades o tempo todo, mas 2020 foi especialmente intenso nesse aspecto. Por isso, listamos as principais lições que os empreendedores puderam tirar deste ano para seguirem mais fortes e atentos em seus negócios.

  1. Trabalhar diferentes canais de vendas

Os estabelecimentos que já tinham outras formas de vendas, além das realizadas dentro da própria loja, saíram na frente e sofreram menos na crise. Bons contatos com plataformas de vendas online e conhecimento da operação de delivery permitiu que muitos empreendedores se mantivessem com algum faturamento, mesmo com as portas baixadas temporariamente.

  1. Contato próximo aos principais fornecedores

Nunca foi tão importante renegociar prazos e valores. De uma hora para outra o caixa secou, mas as obrigações financeiras continuaram a chegar. Quem tinha bom contato e credibilidade com fornecedores e proprietários dos imóveis teve mais facilidade em conseguir um respiro e melhores condições para manter o negócio.

  1. Ter os números da empresa sempre atualizados

Nem todos os empreendedores dão o devido valor a este aspecto. Seja por falta de perfil administrativo, seja pela correria do dia a dia, as vezes este assunto tão importante fica em segundo plano. Quem tinha todas as informações do negócio organizadas teve mais facilidade em enxergar onde apertar o cinto e como se adaptar ao novo cenário.

  1. Investir em comunicação com seu cliente

Como informar seus clientes fiéis que, apesar de estar com as portas abaixadas, seu negócio estava oferecendo os produtos para delivery ou retirada? Os empresários que fizeram investimentos em marketing digital, como Instagram e Facebook, por exemplo, tinham nas mãos um ótimo canal para informar seu público de como continuar consumindo seus produtos.

  1. Manter sempre uma gordurinha no caixa da empresa

Ninguém teve muito tempo para se preparar para esta situação, mas os empreendedores mais conservadores e organizados, que conseguiram ter uma reservinha na conta da empresa sofreram menos que os demais. Se não foi este seu caso, que tal criar um planejamento financeiro para começar 2021 com as finanças da empresa mais organizadas?

Saúde dos Trabalhadores em 2023
  1. A importância do nome limpo

Manter o nome limpo na praça não é apenas uma questão de escolha, e todo empreendedor sabe disso. Mas aqueles que sempre se esforçaram para isso e estavam com crédito nas instituições financeiras puderam contar com um apoio fundamental para passar por este período.

  1. Parcerias são fundamentais

Outro aprendizado importante é que juntos podemos superar os desafios e que as parcerias são sim fundamentais. O ano de 2020 nos mostrou muitas pessoas se unindo e trabalhando juntas pelo bem comum. Por que não trazer isso ainda mais para nosso dia a dia daqui pra frente?

Para contar com a parceria da VR Benefícios clique aqui

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!