btn
VR_capa_blog_lista_profissionais_do_futuro_capa_03
VR_capa_blog_lista_profissionais_do_futuro_capa_03
fade

Mercado de trabalho: quais são as características dos profissionais do futuro?

O desenvolvimento da economia, a globalização e a evolução do mercado de trabalho têm elevado os níveis de exigência quando o assunto são as novas contratações. Ou seja, acompanhar o intercâmbio de informações e de culturas que a internet promove tem transformado algumas buscas; dentre elas as características do profissional do futuro.

Fazer parte de novos times e de empresas que se destacam no cenário atual pode ficar mais fácil – ou mais difícil – se você conseguir suprir essas necessidades. Mais do que isso, se você mostrar que tem as características do profissional do futuro, com certeza alcançará mais facilmente o seu novo cargo.

Veja abaixo o que o mercado vem procurando:

Veja abaixo o que o mercado vem procurando:

1. Boa Comunicação:

Apesar de não ser um aspecto muito novo nesta lista, comunicar-se bem deve fazer parte das características do profissional do futuro. Explicamos: mais do que falar bem, ter boa eloquência e clareza ao falar, o candidato que tem facilidade em se comunicar também tem menores chances de cometer erros básicos. Ou seja, conseguir se conectar com outros colegas de trabalho fará com que estejam todos alinhados e possam trabalhar de forma mais homogênea naquele mesmo objetivo.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

2. Gente que se adapta às tecnologias novas e dispositivos móveis:

De acordo com dados do IBGE, cerca de 82,7% das casas no Brasil faziam uso da internet em 2019. Além disso, o “celular é o equipamento mais usado para o acesso […], enquanto a porcentagem das (pessoas) que acessam a internet por meio de microcomputador ou tablete diminuiu”.

Sendo assim, fica mais do que justificada a crescente procura por pessoas que consigam utilizar as novas tecnologias, entender o funcionamento de dispositivos móveis e criar conteúdos relevantes pensando neste perfil de consumo.

3. Flexibilidade está dentre as características dos profissionais do futuro:

Se você nunca tinha tido nenhum contato com o trabalho remoto, com certeza durante a pandemia do novo coronavírus essa experiência se concretizou. Apesar de não ser a principal forma de atuação para muitas empresas, o home office foi uma alternativa, em algum momento, para muitos negócios.

Esta situação exigiu dos trabalhadores um pouco de autogestão, disciplina, inteligência emocional e muito mais. Afinal, conseguir conciliar e separar as atividades pessoais das profissionais pode parecer algo simples, mas é um desafio e tanto.

4. Pessoas que sabem tomar decisões:

Olhando assim, de forma superficial, este parece ser um ponto simples para muitas pessoas. No entanto, saber tomar decisões que englobem todo um time de trabalho significa agir com responsabilidade. Afinal, a sua diretriz vai moldar os próximos passos de sucesso ou de prejuízo para todo um setor.

Portanto, quem analisa as características dos profissionais do futuro também se atenta ao seu faro para gestão de riscos e visão macro.

5. Pensamento estratégico e perfil de liderança:

De fato, estes pontos moldam o novo profissional do mercado de trabalho. Cada vez mais, líderes e gestores fazem suas buscas pensando em pessoas que tenham iniciativa, sejam criativos e possuam alguma noção de liderança.

Isso quer dizer que quem vai ocupar esta cadeira deve conseguir pensar em formas eficientes de resolver questões, bem como bom faro para demandar alguma ajuda quando for necessário. Mais do que isso, também é essencial unir a estratégia ao planejamento para conseguir solucionar qualquer questão de forma organizada e evitar deslizes.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!