PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

carro sendo abastecido por meio do vale-combustível
carro sendo abastecido por meio do vale-combustível
fade

O que é o vale-combustível e como o benefício funciona?

Dentre os benefícios dos trabalhadores, como o vale-alimentação e o vale-transporte, o vale-combustível também é muito importante. Muitas dúvidas e mitos cercam o auxílio fornecido pela empresa aos trabalhadores.

Qual a diferença entre o vale-transporte e o combustível? O vale-combustível tem desconto em folha? Quem pode utilizá-lo? Todas essas são questões que ouvimos no mercado de trabalho.

Felizmente, a VR Benefícios responderá a suas dúvidas por meio deste texto e explicará, de uma vez por todas, o que é o vale-combustível! Conheça também nosso VR Auto, nossa opção segura e prática de auxílio-combustível.

O que é o vale-combustível?

O vale-combustível, também chamado auxílio-combustível ou vale-gasolina, é um valor fornecido pela empresa ao trabalhador para que se desloque em seu próprio veículo do local de trabalho para casa e vice-versa. A quantia monetária é acordada anteriormente e pode cobrir traslados em nome da empresa.

O auxílio é uma excelente opção para funcionários que não necessitam utilizar o vale-transporte, assim como representantes que visitam constantemente clientes e fornecedores. Como não há lei que direciona completamente o funcionamento do vale, o benefício deve ser negociado entre empresa e funcionário.

Há duas principais maneiras de oferecer o benefício:

  • Vales com valores predeterminados;
  • Reembolso posteriormente com nota fiscal;
  • Cartões corporativos, como o VR Auto.

O cartão de vale-combustível oferece mais controle ao empregador e ao empregado, assim como facilidade nas operações financeiras. Além desse ponto, o benefício é mais flexível em uma época de variação de preço.

O que a lei traz sobre o vale-combustível

motorista abastecendo o carro por meio do vale-combustível

A CLT não descreve as regras desse benefício, apenas a possibilidade como parte da verba salarial. Dessa maneira, o vale-combustível para a CLT não é obrigatório e depende da negociação entre o empregador, o funcionário e a operadora do serviço.

Como uma verba salarial, esse benefício funciona igual ao 13º salário, às férias laborais e ao FGTS, apesar de não ser obrigatório. Ou seja, o auxílio-combustível não desconta em folha.

Entretanto, quando o auxílio-combustível é pago por reembolso de notas fiscais, o vale não é considerado como parte da verba salarial. Qualquer espécie de ressarcimento é encargo da empresa.

Vale-transporte x vale-combustível

Muitas vezes, a questão vem à tona: vale-transporte ou vale-combustível? Os dois auxílios são distintos e possuem características próprias, mesmo tratando do direito de locomoção do trabalhador.

As regras do vale-transporte estão dispostas pela CLT, e ele é uma verba indenizatória obrigatória, ou seja, há desconto na folha salarial de até 6%. O auxílio é válido para utilização de transporte público, independente da distância para o trabalho.

Já o vale-combustível é destinado para funcionários com veículos próprios. Assim, o auxílio é oferecido como opção para os funcionários que abrem mão do vale-transporte.

Benefícios do vale-combustível

Assim como o auxílio-cultura, o vale-combustível é um benefício não obrigatório, mas de extrema importância para a empresa. O colaborador se sente em harmonia com o negócio e possui menos preocupações fora do trabalho.

Desenvolvimento do clima organizacional

Benefícios como esse melhoram o clima organizacional e motivam os funcionários. No mundo corporativo atual, é necessário manter os profissionais qualificados e atrair talentos. Desenvolver o ambiente de trabalho com harmonia é relevante para conquistar os objetivos da empresa.

Dessa forma, o employer branding da empresa também é qualificado. O termo designa a imagem que a empresa projeta para os funcionários e para o mercado de trabalho. O bem-estar dos trabalhadores é ponto fundamental a fim de que a reputação positiva da companhia se torne pública.

Autonomia ao colaborador

O vale-combustível, principalmente por meio do cartão, oferece autonomia aos funcionários na escolha da locomoção ao local de trabalho. Principalmente para trabalhos que exigem viagens e visitas, esse auxílio é essencial.

Em tempos de variação de preços dos combustíveis, poder escolher qual posto utilizar e quando é a hora de abastecer auxilia na economia da empresa e do trabalhador. Além disso, há a questão da confiança e da comodidade de poder escolher o local que preferir.

Controle de dados

Com cartões como o VR Auto, é possível que empregadores e empregados possuam um maior controle sobre os gastos e os trajetos. Isso porque a comodidade do cartão ganha mais um benefício: o aplicativo é fácil de utilizar e completo sobre as informações.

Especialmente quanto ao vale-combustível, já que o valor é acordado anteriormente, é fácil se perder nos gastos. A VR Benefícios oferece uma maneira de resolver os problemas a partir de nossos serviços.

Conheça o VR Auto, a melhor opção de vale-combustível

Viu só como o vale-combustível é importante para sua empresa? A VR Benefícios oferece o VR Auto, um serviço completo para benefícios em combustíveis e até manutenção automotiva!

O serviço é aceito em postos e estabelecimentos em todo Brasil, bem como oferece facilidade no controle de gastos, simplifica o agendamento e possui um aplicativo fácil de usar.

Conheça nossos planos e peça uma proposta. A VR Benefícios é líder do mercado de cartões, como auxílio-alimentação, refeição e transporte. Teremos sempre a opção perfeita para sua empresa!

Receba o conteúdo em primeira mão: