btn
mulher branca sentada em escritório lendo sobre o que é lifelong learning
mulher branca sentada em escritório lendo sobre o que é lifelong learning
fade

O que é lifelong learning: saiba mais sobre o conceito e porque ele é importante

Você sabe o que é lifelong learning? O termo é bastante utilizado para representar o aprendizado contínuo. No mundo corporativo, ele busca incentivar os funcionários a estarem sempre dispostos a novos conhecimentos, acompanhando as inovações do mercado.

O intuito do lifelong learning é desmistificar que o aprendizado termina assim que saímos da sala de aula: ele nunca deve parar. O desenvolvimento contínuo é importante para estar sempre antenado sobre o que está acontecendo no mercado, preparado para novas tarefas e oportunidades.

Afinal, o que significa lifelong learning? 

Falamos rapidamente sobre o que o termo aborda, mas você sabe o que significa lifelong learning? Este conceito pode ser traduzido para o português como “aprendizado ao longo da vida”. Ele defende que nunca é cedo ou tarde para aprendermos algo novo, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

O lifelong learning surgiu na Europa, durante a década de 1970, e sempre defendeu o aprendizado como algo voluntário, nunca obrigatório. Ele deve ser algo proativo, estimulador e permanente. Isso se aplica ao âmbito profissional, em que a cultura organizacional é fortalecida pela valorização da aprendizagem dos funcionários.

A relevância do lifelong learning no mercado de trabalho

Considerando o que é lifelong learning, junto do atual cenário do mercado de trabalho, a mentalidade de desenvolvimento contínuo é vista como um diferencial. Afinal, o mundo está sempre em constante transformação, trazendo novas tecnologias e funções que vão tomando conta do mercado aos poucos.

Devido a essa transformação, estar presente no mercado de trabalho exige constantes mudanças conforme ele vai se atualizando. Afinal, ganha mais destaque quem entrega o melhor trabalho, certo? Para isso, o colaborador precisa ter em mente que novos aprendizados valem ouro.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Desenvolvimento profissional

Explicamos o que é lifelong learning, mas no que consiste o aprendizado contínuo? Ao adotar a postura que o conceito exige, você reconhece que precisa se reinventar e focar no desenvolvimento de hard e soft skills, ou seja, habilidades técnicas e comportamentais.

Essas habilidades variam de acordo com a área de atuação. Elas consistem em uma pesquisa de mercado e características necessárias para entrar ou se manter nele. O desenvolvimento precisa ser contínuo, nunca pode parar.

Procure antecipar e acompanhar as principais tendências do mundo. Trabalhar nas suas habilidades técnicas e comportamentos é uma tarefa em conjunto. Pode parecer complicado, mas ter o lifelong learning como um conceito presente na sua vida te levará a ultrapassar barreiras e conquistar oportunidades incríveis.

mulher sorrindo em um escritório em frente a funcionário falando sobre o que é lifelong learning

Aplique o lifelong learning na sua vida!

Agora que você está por dentro de todos os detalhes sobre o que é lifelong learning, é hora de anotar algumas dicas essenciais para adotar o conceito na sua vida.

Cursos de qualificação

Os cursos de qualificação são a principal ferramenta de estudo. Eles te ajudam a aprender novos conceitos, tendências e tecnologias que surgem ao longo dos anos. A graduação é indispensável, mas engloba conceitos genéricos e, geralmente, não acompanha as novas mudanças.

Ao adorar os cursos de qualificação no seu currículo, você prova que acompanha as principais tendências, demonstrando interesse e preparo para novas responsabilidades. Eles dão a segurança necessária para você alavancar a sua carreira, tomando decisões certeiras onde você está trabalhando.

Autorreflexão

Como dissemos, o lifelong learning também consiste no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Então, faça uma autorreflexão: veja quais são seus pontos fortes e fracos. Tendo isso em mente, é possível desenvolvê-los.

É importante ter a cabeça aberta para mudanças e reconhecimento pessoal. Um profissional que acha que já sabe de tudo e não tem nada a mudar não consegue adotar esse conceito durante a vida. Sempre há pontos que valem a reflexão e o desenvolvimento. Ninguém é perfeito, mesmo no âmbito profissional.

Assim como existem cursos de qualificação de competências técnicas, também há os de competências profissionais. Procure os de curta duração, caso não tenha muito tempo para dedicar aos estudos. Qualquer período em que você passar se desenvolvendo já se encaixa no conceito de o que é lifelong learning.

Blog da VR Benefícios: desenvolva-se profissionalmente!

Gostou de saber mais sobre o que é lifelong learning? Aproveite para visitar o blog da VR e encontrar outras dicas de desenvolvimento profissional e pessoal. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho. Não deixe de conferir!

A VR Benefícios também disponibiliza benefícios para os funcionários, como o Vale-Refeição e o Vale-Alimentação. Visite o nosso site e encontre os produtos ideais para a sua empresa!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!