Provavelmente, você já ouviu a expressão “comer com os olhos” alguma vez. Para muitas pessoas, a parte visual da comida é tão importante que faz parte da experiência — e pode até ser um fator decisivo na hora de comprar (ou não) uma refeição.
Esse motivo, por si só, já mostra que caprichar na propaganda de comida é fundamental para chamar a atenção e despertar interesse nos potenciais clientes do seu negócio. Porém, ter boas imagens não é suficiente.
Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo, mostrando como ela deve ser feita e o que não pode faltar na sua divulgação. Vamos lá?
Por que fazer
O primeiro ponto é: a divulgação faz parte da estratégia de marketing da sua empresa. É por meio dela que você vai chegar até um público novo e manter o contato com aqueles que já são fiéis.
Além disso, uma boa propaganda da comida que você oferta pode ter impacto direto nas suas vendas no curtíssimo prazo. Outros motivos pelos quais você deve investir nisso envolvem:
- aumentar o reconhecimento da sua marca na região;
- dar atenção especial à divulgação de determinados produtos;
- apresentar novidades (visando chamar a atenção do público-alvo).
Como é uma boa propaganda de comida
Basicamente, uma boa propaganda de comida deve ter:
- fotos de alta qualidade;
- destaque para o prato ou o produto;
- não ter muito texto, para não desviar a atenção do público e tornar a visualização confusa;
- clareza sobre o que está sendo ofertado.
Como criar propaganda de comida
Agora que você já sabe mais sobre a importância da divulgação, vamos mostrar 6 dicas valiosas para que você saiba como estruturar a propaganda.
1 – Conheça o seu público
Antes de começar, é fundamental que você conheça o perfil do seu público-alvo. Isso porque toda a comunicação vai ser direcionada para alcançá-lo. A propaganda de um restaurante sofisticado será diferente de uma empresa que vende comida fitness, por exemplo.
Para traçar esse perfil, vale a pena levantar algumas informações, como idade, renda, preferências, hábitos, conteúdos que consome, entre outros.
2 – Invista em boas imagens
Pode soar redundante trazer esse ponto, mas as imagens realmente são um dos pontos-chave para divulgação. Especialmente quando falamos de comida. Você compraria de um restaurante delivery que usa imagens amadoras e de baixa qualidade?
É possível tirar suas fotos pelo celular e conseguir ótimos resultados. Porém, vale a pena investir em um trabalho profissional de fotografia, já que os ângulos, a iluminação e os detalhes serão muito valorizados. Isso sem contar a edição feita posteriormente.
3- Aposte nas redes sociais
A presença online é indispensável para divulgar trabalhos e criar um relacionamento mais próximo com o seu público. De acordo com uma pesquisa feita em 2022, os usuários brasileiros passam cerca de 91 horas por semana na internet. É bastante tempo!
Com isso, estar presente nas redes sociais é uma excelente forma de fazer e divulgar sua propaganda de comida. O Instagram e o TikTok têm ainda mais potencial, pois além de terem um grande público, permitem gravar e editar vídeos — que podem ser ainda mais atrativos para os usuários.
4- Não deixe o marketing tradicional de lado
Se você seguiu a primeira dica, pode ser que tenha descoberto que seu público-alvo responde bem às formas tradicionais de marketing. Por isso, você também pode usar panfletagem, banners, carro de som, entre outros recursos. Essa pode ser uma forma de alcançar um público ainda maior, que não esteja nas redes sociais, ou que por algum motivo ainda não tenha conhecido a sua marca.
Isso fortalece a sua presença na região em que atua. Se fizer delivery, pode considerar expandir a estrutura e fazer entregas em mais locais, caso essa demanda apareça.
5- Faça promoções
Fazer propaganda de comida já traz benefícios, mas combiná-la com a realização de promoções pode fazer diferença nos seus resultados em vendas (e lucros) e atração de novos clientes para o negócio.
Entre as opções que você pode colocar em prática, podemos citar:
- prato do dia — com uma opção que fica mais barata em dias específicos da semana;
- cartão fidelidade — com ele, o cliente pode acumular registros e obter benefícios. Um exemplo muito comum é aquele que, ao completar 10 pedidos, ganha-se o direito a um produto gratuitamente;
- descontos ou cashback para a próxima compra;
- redução de preço em caso de pedidos com quantidades maiores.
6 – Sempre traga novidades
A inovação é um caminho para se destacar no mercado e atrair ainda mais clientes. Para isso, vale a pena adotar uma promoção diferenciada, ferramentas que ajudem a melhorar a divulgação ou até mesmo fazer campanhas periódicas.
O objetivo é trazer experiências diferenciadas para o seu público, que vão além de fazer uma refeição gostosa e de qualidade. Lembre-se sempre da máxima que “primeiro nós comemos com os olhos”.
É importante ter em mente que essa experiência precisa estar dentro do que é divulgado nas promoções, de forma que não surja uma quebra de expectativa por parte do cliente. Uma avaliação negativa pode destruir meses de estratégia, “queimando” a sua imagem com certo público.
Bônus: 4 marcas para se inspirar
Quer ainda mais ideias para ter um ponto de partida? Selecionamos algumas marcas que valem a pena ter como referência de qualidade em propaganda de comida.
1. Olga RI
Trata-se de uma empresa com foco em oferecer saladas diferenciadas. O tom da comunicação é focado em mostrar que saladas não precisam ser monótonas.
Nas redes sociais, além de fotos dos produtos, é possível ver posts variados, que incluem sugestões de lugares para conhecer na cidade, até reflexões sobre a correria da rotina de mães, por exemplo.
2. Tio João
A marca, muito conhecida pelo arroz, tem um feed bonito no Instagram. As fotos podem servir como inspiração para o estilo de foto que você pode adotar na sua empresa. A Tio João foi, inclusive, “Top of Mind” da pesquisa do DataFolha pelo terceiro ano. Certamente, o marketing tem contribuição nisso, não acha?
3. Nestlé
Além de mostrar produtos vez ou outra no Instagram, a marca pode ser uma inspiração por trazer também questões ligadas à consciência ambiental, especialmente sobre as mudanças necessárias para diminuir o impacto negativo.
Tem alguma causa que você apoia e faça sentido incluir nas propagandas de comida do seu negócio? Está aí uma inspiração para fazer algo de diferente no marketing, reforçando ainda mais o compromisso da marca com a sociedade.
4. Yoki
A Yoki nos mostra que nem só de foto de produto e divulgação vive um feed do Instagram. É importante fazer divulgação de propaganda de comida, mas um dos objetivos da rede social é estreitar relacionamentos. Para isso, existem várias estratégias que podem ser adotadas, como:
- posts pensados para viralizar (com temática e música do momento);
- bastidores do trabalho na sua empresa;
- postagem com memes e figurinhas (se fizer sentido para o seu público);
- curiosidades de culinária.
Agora que você já sabe como fazer propaganda de comida e tem algumas ideias para fazer benchmarking, ficou mais fácil saber por onde começar? Lembre-se que uma boa estratégia e um bom planejamento são essenciais. Não tenha medo de investir tempo estudando mais sobre o assunto.