Imagem de pessoas trabalhando em relatórios gerenciais
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Relatórios Gerenciais Pontomais e como podem auxiliar na Gestão de Pessoas! 

Relatórios gerenciais são documentos que contém informações e dados sobre o resultado de ações ou projetos da empresa. Eles tem como objetivo promover insights para melhores tomadas de decisões futuras. 

Ou seja, são feitos por quem precisa reportar informações e números para líderes e para o próprio time. Dessa forma, quem analisa o relatório consegue entender o que foi feito e o que precisa ser feito. 

Os relatórios gerenciais podem ser muito diferentes entre si, mas de forma geral, precisam conter: 

  • Destinatário: para quem esse relatório está sendo feito. Quem irá lê-lo compreende as informações da forma que estão colocadas? E o mais importante, é de interesse dessa pessoa essas informações?; 
  • Objetivo: para qual fim o relatório gerencial está sendo elaborado. Quais dados e informações são necessárias para responder eventuais dúvidas; 
  • Conteúdo: o conteúdo do relatório precisa ser o mais útil e otimizado possível. Informações desnecessárias ou que não influenciam na tomada de decisão não precisam estar neste relatório; 
  • Padrão/Forma: a disposição das informações precisa ser a mais clara e compreensível possível. 

O relatório pode sofrer alterações de acordo com o objetivo pelo qual está sendo feito. Mas tendo essas coisas em mente no momento de desenvolvê-lo, já é um bom caminho andado. 

Quais as vantagens de ter relatórios gerenciais? 

Tomada de decisão mais inteligente 

A melhor forma de tomar decisões inteligentes para o negócio, é por meio de dados. E os relatórios gerenciais são uma das principais ferramentas que uma empresa possui para informar esses dados, e tomar decisões com base neles. 

Para entender o que está acontecendo e onde é possível melhorar, é necessário ter um histórico de ações. Esse histórico é informado dentro dos relatórios gerenciais. Sem eles, as estratégias de negócio e ações são feitas “no escuro” e as projeções de crescimento também. 

Otimizar o tempo da gestão 

Com as informações certas em mãos, fica muito mais fácil para os líderes indicarem qual o melhor caminho a se seguir e quais os próximos passos dentro do planejamento de cada equipe. 

Os relatórios funcionam como um resumo do que está acontecendo dentro de um determinado período em cada setor, e cada gestor precisa ter essas informações para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado. 

Vantagem competitiva 

A empresa entende o que está sendo feito, o que pode ser melhorado e quais as oportunidades dentro do seu próprio mercado, consegue sair a frente das outras que ainda não olham para essas informações. 

Modelos de relatórios gerenciais 

Crescimento 

Os relatórios de crescimento são alguns dos indicadores que cada equipe vai analisar de forma distinta. Por exemplo, dentro do time de marketing um dos relatórios pode contar o MRR – Receita Recorrente Mensal, ou a taxa de ROAS – Retorno sobre Investimento em Anúncios. 

Ou, dentro da equipe do RH e DP, um dos indicadores analisados pode ser o de retenção de talentos, ou banco de horas de cada colaborador, e assim por diante. 

Os indicadores analisados vão depender dos objetivos gerais da empresa, e de como cada setor vai auxiliar o alcance desses objetivos. 

Satisfação de clientes 

A satisfação dos clientes é uma ótima forma de medir se o produto ou serviço está realmente entregando o que promete. O NPS – Net Promoter Score, é uma das metodologias de pesquisa que auxiliam empresas a medirem esse tipo de dado e informação. 

O NPS consiste em uma pesquisa com apenas uma pergunta “Qual a probabilidade de você indicar empresa X para algum colega ou amigo?”, e com um marcador em que o usuário pode marcar pontuação de 0 a 10. 

Gestão de pessoas 

Os relatórios de gestão de pessoas podem englobar inúmeros indicadores, mas o seu principal objetivo, na maioria dos casos, será analisar o rendimento individual ou coletivo da equipe. Dentro desses relatórios podem ter informações com relação a: 

  • Absenteísmo; 
  • Lucro por colaborador; 
  • Clima organizacional; 
  • Folha de pagamento; 
  • Horas extras; 
  • Abonos; 
  • Entre outros. 

Giro de estoque 

Essa é uma análise essencial porque ela permite entender como funciona o fluxo de entrada e saída dos produtos, possibilitando saber quais são os que vendem mais e geram mais receita.  

O relatório de giro de estoque ajuda também a organização a se planejar em relação a reposição de novos produtos, fazendo assim uma previsibilidade de vendas mês a mês.  

Análise de pagamentos 

O relatório de pagamentos permite ao gestor fazer o controle de despesas e receitas, monitoramento que possibilita fazer uma previsão em relação a futuros investimentos na companhia.  

Além disso, o documento faz com que seja possível mapear onde é possível cortar gastos e onde é necessário fazer um aporte financeiro.  

Veja como tomar decisões a partir dos relatórios gerenciais! 

Além de ter relatórios gerenciais completos e personalizados, é importante ter a capacidade de interpretá-los, extraindo os insights mais importantes para tomar as melhores decisões.  

Com o objetivo de ajudar, nós trouxemos algumas dicas para que você consiga analisar os documentos com o mais alto nível de eficiência!  

  • Informações principais: o primeiro passo é abrir o relatório, verificando os principais dados e, atrelado a isso, observar como o foi o desempenho do mês e se as metas foram cumpridas; 
  • Observe os resultados: identifique os pontos fortes e aqueles de melhoria.  Por exemplo, em uma plataforma de e-commerce, é válido verificar qual produto mais vendeu e qual saiu em menor quantidade; 
  • Priorize produtos de destaque: é fundamental focar em produtos e serviços que oferecem mais oportunidades, porque assim é possível potencializar a performance de vendas com menor esforço; 
  • Crie planos de ação: a partir da interpretação dos indicadores do relatório, crie um plano com ações concretas para fortalecer pontos fortes e melhorar os pontos que precisam de ajustes.  

Como elaborar relatórios gerenciais?  

A elaboração de relatórios gerenciais é essencial dentro de uma empresa, porque é a partir dos dados coletados que a empresa vai tomar decisões em relação ao futuro da organização.  

Um erro de digitação ou um cálculo equivocado dos dados pode comprometer os rumos do negócio, Pensando nisso, é preciso investir em qualificação dos profissionais responsáveis por essa atribuição.  

Além disso, é válido investir em tecnologias que conseguem automatizar o processo de elaboração dos relatórios, contribuindo para uma geração de relatórios mais rápida e eficiente.  

A VR Benefícios tem sólida expertise em fornecer para seus clientes relatórios estratégicos que permitem monitorar a performance dos profissionais e, por meio dessas informações, tomar decisões estratégicas para aperfeiçoar a gestão das organizações.  

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre nosso portfólio de soluções, fale com os nossos especialistas.  

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