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Retenção de clientes: 5 técnicas para diminuir a evasão

Tão importante quanto as fases de captação e prospecção é a retenção de clientes. Afinal, ter clientes novos fechando negócio é imprescindível, mas são os clientes fixos os responsáveis pelo balanço financeiro, confiança e segurança de um mês sem contas no vermelho.

As técnicas de retenção de clientes têm o objetivo de fazer a gestão para diminuir níveis de abandono, melhorar o relacionamento entre vendedor e cliente e também identificar as habilidades que te ajudam a prolongar tal contato.

Este conceito consiste em promover a manutenção dos vínculos entre qualquer consumidor e empresa. Muitos serviços hoje funcionam assim: telefonia, internet, plataformas de streaming, TV por assinatura e muitos outros.

Por entender a importância desta prática, separamos algumas dicas que você pode utilizar no seu dia a dia no trabalho.

5 técnicas para trabalhar a retenção de clientes

Continue investindo no atendimento

Mais do que muito importante, o atendimento ao cliente é uma forma de zelar pela saúde do negócio já fechado. Sendo assim, vale levar em conta que o fato de já haver um relacionamento entre vocês, não dispensa certos cuidados que podem prolongar e manter este contato sempre saudável. Além disso, nesta etapa também é importante se posicionar como um aliado importante para seu cliente. Ou seja, ele deve enxergar você como uma solução para qualquer tipo de problema que possa vir a ter se o assunto for relacionado aos seus serviços ou afins.

Não se esqueça de exaltar e cumprir seus pontos fortes

Newton Rodrigues-Lima fala sobre a importância da comunicação em qualquer negociação. Em Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: neurociação, ele pontua que:

“[…] Para obter sucesso, e não importa qual seja a motivação da negociação, alguém sempre precisa persuadir outro alguém a tomar a decisão que lhe seja mais favorável e isso é feito através de um processo organizado e de diálogo.”

            Logo, manter o contato e comprovar sua eficiência significa fazer com que seu cliente se lembre dos motivos de estar com você nesta caminhada. Por isso, inove nas soluções, procure surpreender e tenha sucesso com a retenção de clientes.

Tenha senso de urgência

Não é porque você já entende quais são as principais necessidades do consumidor que se deve levar tudo no “banho maria”. Logo, se ele te procurar com alguma questão que estava fora do roteiro, mostre que você está pronto para atendê-lo e tem o que precisa para resolver o problema.

Assim, é possível utilizar a oportunidade para mostrar o valor que seus serviços têm e evitar que a crise ganhe outros desdobramentos que exigirão ainda mais recursos para solucionar.

Não se esqueça de acompanhar os resultados dos seus serviços

Você pode monitorar seus resultados de diversas formas. Esse atendimento ajuda na retenção de clientes porque permite traçar novas estratégias caso seja preciso. Além disso,         este ponto também é positivo para o seu próprio negócio. Afinal, possibilita uma nova visão diante do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Invista em relatórios, feedbacks, ligações periódicas, análises e reuniões de controle para mapear o crescimento ou a necessidade de mudança neste relacionamento.

Tenha a visão de que o sucesso do cliente também é o seu

Um dos conceitos dominantes em novos negócios é o sucesso do cliente. Nele, enxerga-se a relevância de trabalhar com soluções específicas para as necessidades de cada cliente ou um grupo especial.

Para aumentar a retenção de clientes adotando esta técnica, destine uma equipe ou um profissional para cuidar do assunto. Assim, engloba-se o conceito de exclusividade que, com certeza, faz a diferença para fechar e manter bons negócios ativos.

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