A retenção de clientes é uma fase tão importante quanto as de captação e de prospecção. Afinal, ter novos clientes fechando negócio é imprescindível, mas são os fixos os responsáveis pelo balanço financeiro, pela confiança e pela segurança de um mês sem se preocupar com o vermelho nas contas.
Está em dúvida sobre o que é retenção de clientes e sobre quais técnicas utilizar para gerar bons resultados para a sua empresa? Venha com a VR, preparamos um artigo especial sobre o assunto.
O que é retenção de clientes?
Muito se fala sobre o assunto e sobre o que fazer para ter uma boa gestão, mas o que é retenção de clientes? Esse conceito nada mais é do que tornar os clientes fiéis ao seu negócio. Como dissemos, mais importante do que a captação e a prospecção é mantê-los sendo parceiros da sua empresa.
Reter clientes significa não perdê-los após a primeira conversão de vendas. Isto é, o objetivo seria mantê-los engajados a fim de que não só haja compras futuras, como também se crie uma relação de confiança entre ambas as partes. O cliente precisa se sentir valorizado e visto pela empresa.
5 técnicas para trabalhar a retenção de clientes
As dicas para retenção de clientes visam fazer a gestão para diminuir níveis de abandono, melhorar o relacionamento entre vendedor e cliente e identificar as habilidades que ajudam a prolongar tal contato. É uma manutenção de vínculos entre o consumidor e a empresa.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é uma forma de zelar pela saúde do negócio que já foi fechado. Sendo assim, vale levar em conta que o fato de já haver um relacionamento entre as partes não dispensa certos cuidados que podem prolongar e manter o contato sempre saudável.
Além disso, nesta etapa, também é importante se posicionar como um aliado importante para seu cliente. Ou seja, ele deve enxergar você como uma solução para qualquer tipo de problema que possa vir a ter. Esse é um excelente primeiro passo para aprender como reter clientes.
Tenha um senso de urgência
Se o cliente procurar a sua empresa com alguma questão que estava fora do roteiro, mostre que ela está pronta para atendê-lo e que consegue resolver o problema com facilidade.
Dessa forma, é possível utilizar a oportunidade para mostrar o valor que os seus serviços têm, evitando que a crise ganhe outros desdobramentos os quais exigirão ainda mais recursos para solucionar.
Acompanhe os resultados
Uma excelente forma de aprender como aumentar a retenção de clientes é acompanhando os resultados da empresa. O monitoramento permite traçar novas estratégias caso seja necessário, além de evitar possíveis imprevistos.
Invista em relatórios, feedbacks, ligações periódicas, análises e reuniões de controle para mapear o crescimento ou a necessidade de mudança nesse relacionamento. Esse ponto também é positivo para o seu próprio negócio, possibilitando uma nova visão diante do trabalho que vem sendo desenvolvido.
Sucesso do cliente
Um dos conceitos dominantes em novos negócios é o sucesso do cliente. Aqui, evidencia-se a relevância de trabalhar com soluções específicas para as necessidades de cada cliente ou de um grupo especial.
Para aprender como aumentar a retenção de clientes adotando essa técnica, destine uma equipe ou um profissional para cuidar do assunto. Assim, engloba-se o conceito de exclusividade, que, com certeza, faz a diferença para fechar e manter bons negócios ativos.
Demonstre interesse
Demonstrar interesse pelos clientes é sempre uma excelente forma de retenção. O que isso quer dizer? Esteja sempre em contato com eles de alguma forma, seja por meio de SAC, newsletter, pesquisas etc. Pergunte se há algum problema e se eles estão satisfeitos.
A pesquisa de satisfação consegue reunir as principais informações de que você precisa. Você pode não só adicionar perguntas para entender se o cliente está satisfeito, como também criar um vínculo com eles, solicitando sugestões de melhorias ou perguntando se eles estão precisando de algo.
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