Em pleno século XXI, no meio de uma pandemia, com problemas de ansiedade, dificuldade para conciliar vida profissional e vida pessoal, manter o ritmo saudável se tornou um desafio para muitos de nós.
A alimentação, porém, continua sendo uma aliada poderosa na hora de regular os hormônios e interferir (bastante!) na nossa longevidade. Por isso, hoje vamos destacar os 5 alimentos que você deve evitar para viver mais e melhor.
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde revelou em estudo: “Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.”
Vamos à lista dos 5 alimentos que você deve evitar para ter uma vida melhor:
1. Refrigerantes
Basicamente, é uma bomba de açúcares temperada com corantes e gás. O refrigerante entra para a lista dos 5 alimentos que você deve evitar porque compromete os ossos, seu rim e também os dentes.
Busque alternativas melhores para o seu organismo. Tenha por perto sua própria garrafa de água para evitar a ingestão por compulsão ou aposte nos sucos naturais, claro, sem abusar do açúcar.
2. Petit Suisse
Parecem inofensivos, mas os rótulos indicam apenas para crianças acima de 4 anos por algum motivo. Dentre eles, o altíssimo índice de açúcares, além do ultra processamento e dos corantes.
Se você é um adulto, procure consumir com muita moderação. Caso ministre às crianças, é hora de rever. Você pode procurar alternativas mais naturais como frutas frescas ou sorvetes preparados em casa a partir do processamento delas. Que tal?
3. Macarrão Instantâneo
Você sabia que o Brasil é o 10° país que mais consome esse produto? Entrou para a lista dos vilões da alimentação porque possui altíssimo índice glicêmico, muito sódio e o pior deles, glutamato monossódico que gera um vício ao organismo. Que tal repensar na hora de prepará-lo? Para fugir desta “praticidade”, procure manter algum planejamento nas suas refeições. Ter saladas e frutas lavadas e proteínas cozidas pode salvar a sua rotina naqueles dias mais corridos!
4. Temperos prontos
Também composto pelo viciante glutamato monossódico, os temperos prontos parecem não fazer mal porque causam a impressão de apenas realçar o sabor do alimento. Mas, ele está entre os 5 alimentos que você deve evitar. Sua composição consiste em conservantes, corantes, muito sódio e baixíssimo teor de nutrientes. Fique de olho!
Você pode substituí-lo por temperos frescos e naturais como mais alho, cebola, tomate, ervas finas, pimentas e outros.
5. Gelatina
Outra vilã disfarçada! Dentre os 5 alimentos que você deve evitar, ela faz parte da listagem porque contém açúcares, corantes e aromatizantes. Ou seja, quase nada nela é natural. Mas, você pode encontrar uma alternativa similar e muito mais saudável apostando na mistura entre gelatina incolor e seu suco de frutas favorito.
Gostou das dicas? Fique por dentro de mais conteúdos que podem contribuir com a saúde aqui, no blog VR.