Quando falamos de sistema CRM, logo associamos o assunto a alguma estratégia de marketing, visando a aquisição de novos clientes. Porém, o que muitos não sabem é que o mesmo CRM pode ser usado na área de Recursos Humanos.
Mas como assim? O sistema CRM é um importante aliado das empresas na coleta de dados que são capazes de extrair indicadores, no que se refere a comportamentos e características das pessoas.
Se você ficou curioso em como aplicar essa ferramenta no universo da gestão de pessoas, leia o conteúdo até o final que vamos apresentar a ferramenta, abordando seus diferenciais e o impacto dela no universo dos recursos humanos. Desejamos uma ótima leitura!
O que é CRM?
O sistema CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que funciona com um banco de dados que registra informações sobre o comportamento de um determinado grupo de pessoas ao interagir com uma marca.
Esse mecanismo permite que as empresas possam conhecer melhor o perfil dos seus consumidores, identificando suas necessidades para, posteriormente, poderem atendê-los de maneira personalizada.
Portanto, no âmbito do marketing, a proposta é que o sistema de CRM permite que empresas possam se conectar com clientes de maneira assertiva, proporcionando a eles uma experiência diferenciada ao entrar em contato com seus produtos e serviços.
Por que o sistema CRM é importante para as equipes de RH?
Até aqui você entendeu qual o papel do CRM dentro do marketing, mas qual sua aplicabilidade dentro do setor de recursos humanos?
Como mostramos até aqui, o CRM é um software capaz de mapear comportamentos das pessoas diante de algumas situações.
Portanto, no âmbito do RH, ela tem grande valor para conduzir algumas ações, como contratação, deixando os processos mais ágeis e assertivos. Confira algumas vantagens de usar o sistema CRM nesse contexto!
Diminuição no tempo de contratação
Esse é um dos diferenciais de utilizar o CRM no setor de RH porque, no momento em que um colaborador se desliga da companhia, não é simples colocar outro no lugar e, em função disso, realizar um processo seletivo pode ser burocrático.
O resultado disso é que outros profissionais ficarão sobrecarregados ao absorver as atividades que eram executadas pelo colaborador que saiu da empresa.
Portanto, para dinamizar esse processo, o sistema CRM é um importante aliado porque ele armazena todos os dados dos candidatos, fazendo com que seja possível dar celeridade ao tempo de contratação.
Banco de dados sobre processos anteriores
Outra vantagem de ter o CRM no dia a dia do RH é que, como a ferramenta funciona como um banco de dados, é possível registrar os dados de candidatos que participaram de processos seletivos anteriores.
Esse registro permite encontrar candidatos parecidos com algum profissional que, por algum motivo, tenha que se desligar da empresa.
Canal de comunicação com os candidatos
O sistema CRM possibilita que, por meio dos dados dos candidatos, seja possível estabelecer uma comunicação eficaz com cada um deles.
Esse é um diferencial importante que possibilita comunicar com agilidade os candidatos sobre etapas dos processos seletivos e dar feedbacks relevantes para pessoas não aprovadas em alguma fase da seleção para os cargos.
Aliado no processo de decisão
O CRM registra indicadores com histórico de profissionais contratados, permitindo aos gestores de RH analisarem com frequência as informações armazenadas.
Sendo assim, a ferramenta se transforma em um aliado essencial para nortear tomadas de decisões importantes, principalmente quando o assunto é formar equipes que estejam alinhadas com o propósito da companhia.
Como escolher um bom CRM para sua empresa?
O mercado oferece um amplo leque de possibilidades quando o assunto é um software para CRM. Entretanto, em meio a tantas alternativas, o ideal é levantar quais são as reais necessidades do departamento de RH, para que seja possível ser assertivo na melhor ferramenta para o seu negócio.
Pensando em ajudá-lo, levantamos na sequência alguns aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão. Olha só!
- Quais são as metas do departamento de RH e como o CRM pode contribuir para concretizar os objetivos;
- Verifique se o software pode se conectar com outras ferramentas já usadas pela companhia;
- Observe se o produto pode ser usado de maneira intuitiva e didática;
- Veja se o software é acessado por dispositivos móveis, como tablets e celulares;
- Priorize o CRM que emita relatórios variados, conforme seja a necessidade.
Como usar o CRM dentro do departamento de RH?
Como mostramos até aqui, o sistema CRM é capaz de automatizar uma série de tarefas dentro do departamento de recursos humanos, com o objetivo de dar mais celeridade aos processos.
Portanto, confira na sequência algumas ações práticas que podem ser conduzidas com o uso da ferramenta!
- Recrutamento e seleção para formação de banco de talentos;
- Onboarding para adaptação de novos contratados da companhia;
- Auxílio na implementação de diretrizes para gestão de performance dos colaboradores;
- Geração de relatórios para medir o desempenho do setor de recursos humanos.
Conclusão
Muito mais do que um mecanismo que vai compilar dados, o CRM é uma tecnologia que contribuirá para que o setor de recursos humanos seja eficiente em formar equipes alinhadas com o propósito organizacional da companhia.
Neste contexto, o sistema CRM acaba se transformando em um diferencial competitivo para empresas que não abrem mão de contar com os melhores talentos que, quando escolhidos de forma assertiva, conseguem entregar excelentes resultados e contribuir com o crescimento da empresa.
Portanto, é essencial contar com tecnologias que façam a diferença na gestão de pessoas, para automatizar processos, permitindo que a implementação de boas práticas nesse aspecto seja mais assertiva.
Se você gostou do conteúdo e quer mais dicas sobre como otimizar os processos do seu departamento de recursos humanos, acompanhe diariamente o nosso blog.