btn
capa_genericajpg
capa_genericajpg
fade

Por que não pagar vale-transporte em dinheiro?

O vale-transporte é um benefício obrigatório garantido aos colaboradores que residem em locais distantes da corporação na qual atuam, e o bom fornecimento desse serviço faz com que os funcionários se sintam mais seguros e satisfeitos. Além disso, é esse benefício que garante ao profissional a possibilidade de chegar ao trabalho com maior segurança e sem gastar muito tempo.

Muitas empresas têm o costume de pagar o vale-transporte em dinheiro, em vez de contratar uma corporação terceirizada que fornece um cartão e mantém total controle do valor que está sendo depositado e de como o profissional está usufruindo desse benefício, que seria o ideal.

Essa política de pagar o vale-transporte em dinheiro tem diversos pontos negativos e muitas corporações não se deram conta do quanto isso pode ser prejudicial à empresa, tanto financeiramente quanto juridicamente. Por isso, separamos para você alguns motivos pelos quais essa ação não deve ser tomada e a importância de terceirizar essa tarefa para melhorar a sua qualidade. Ficou interessado? Então, siga a leitura do post e confira!

Controle mais precário

Quando se paga o vale-transporte em dinheiro, o controle da parte da empresa e do colaborador se torna mais precário. Em relação à organização, fica mais difícil avaliar se o uso do dinheiro está sendo feito corretamente e se os cálculos não apresentaram erros. Por isso, muitas vezes, se gasta mais do que o necessário.

Já em relação aos colaboradores, a probabilidade de gastarem o valor da passagem com outra coisa é grande. Afinal, fica mais complexo controlar o que está sendo usado quando não há um cartão debitando exatamente o valor da passagem, que foi estrategicamente calculada para durar o mês todo.

Possíveis problemas judiciais

As empresas que pagam vale-transporte em dinheiro, geralmente, adotam uma relação de confiança com o funcionário. Ou seja, na maioria das vezes, não há um documento que comprove o fornecimento da passagem ao colaborador. Por isso, os riscos de se ter problemas judiciais são consideráveis.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Além disso, pela precariedade do controle apontado no tópico anterior, há maiores possibilidades de erros e, consequentemente, da insatisfação dos profissionais que vão se sentir lesados e pouco assistidos pela empresa. Isso pode levar a uma ação judicial e, mesmo que a corporação não esteja errada, fica difícil ter provas físicas de que cumpriram com o combinado.

Possíveis erros de cálculo

Esse é um dos problemas mais comuns quando pensamos em pagar o vale-transporte em dinheiro. Isso se explica pelo fato de que, muitas vezes, é um procedimento realizado de forma apressada e para muitos profissionais, sendo que cada profissional ganhará um valor diferente de passagem, levando em conta o número de passagens que ele precisa.

Mesmo com a ajuda de uma calculadora, o momento de contar o dinheiro para entregar aos funcionários pode gerar erros. Ou seja, pode ser entregue mais ou menos passagens do que o colaborador de fato necessita e isso acarreta em problemas não só para o caixa da corporação, como também para a qualidade de vida do funcionário.

Insatisfação dos colaboradores

Muitos colaboradores residem em locais distantes do ambiente em que trabalham e dependem do vale-transporte para conseguir se locomover até o local em que atuam. Quando o vale-transporte é entregue em dinheiro, com menos controle e possibilidade de erros, os colaboradores se sentem inseguros e insatisfeitos.

Além disso, entregar o vale por meio de um cartão é mais seguro, pois caso o colaborador seja assaltado, seu saldo continua sob o controle da empresa que fornece esse benefício e basta a solicitação de um novo cartão para que o profissional continue se locomovendo.

Porém, quando não se contrata uma empresa terceirizada para cuidar disso, o colaborador fica vulnerável a todas essas características negativas e ainda não está assegurado em caso de perda ou roubo. Dessa forma, ele se torna insatisfeito com a corporação e diminui a qualidade de seu trabalho e sua motivação.

Menos tempo para cuidar de outros setores

Ao fornecer o vale-transporte em dinheiro, o setor, principalmente de Recursos Humanos, tem menos tempo para cuidar de outros setores que carecem de atenção. Por isso, é primordial a contratação de uma empresa terceirizada capaz de oferecer esse benefício tendo em mãos apenas as informações dos colaboradores que são passadas com um click para o sistema.

Dessa forma, além de ter mais tempo para cuidar de outros setores, a corporação estará assegurada de que seus colaboradores estão sendo atendidos com qualidade e precisão. Além disso, se ocorrerem erros, haverá a possibilidade de verificar as informações no sistema e resolver rapidamente o problema — afinal, tudo fica devidamente registrado.

Aumento de custos

Fornecer o vale-transporte em dinheiro gera aumento de custos pelo fato de se ter pouco controle do que está sendo investido e pela probabilidade de erros de cálculo serem bem maiores do que quando se terceiriza esse serviço.

Com o aumento de custos, a empresa acaba por não conseguir investir em coisas que seriam mais interessantes para o seu crescimento e acaba por ter problemas no caixa. Por isso, vale ressaltar a importância de terceirizar esse serviço. Além da redução de custos, há um melhor atendimento e uma maior precisão na prestação de serviços.

Como podemos notar, pagar o vale-transporte em dinheiro, além de aumentar os custos, gera insatisfação dos profissionais e não assegura a empresa em casos de ações judiciais. Por isso, é recomendável que se mude essa política dentro da corporação, com o intuito de ampliar a segurança tanto da entidade quanto do funcionário.

Existem diversas empresas que terceirizam essa atividade e que são capazes de fornecer esse serviço com a qualidade e a segurança necessárias para a satisfação de todos. Cuide do investimento de sua corporação e empregue-o ao que realmente vai gerar benefícios e vai assegurá-lo, mantendo controle para possíveis futuros imprevistos.

E então, gostou do nosso artigo? Sua empresa ainda mantém a política de pagar o vale-transporte em dinheiro? Que tal terceirizar agora mesmo esse serviço, contando com uma corporação de qualidade e confiança? Entre em contato conosco!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!