Empresa é a primeira do setor a desenvolver solução de retail media; Serviço aproveita o alto tráfego e o perfil de consumo dos mais de 4 milhões de trabalhadores da base
A VR, ecossistema de serviços para trabalhadores e empregadores, lança sua nova frente de negócios voltada à publicidade, baseada em estratégia de retail media. É a primeira empresa do setor a desenvolver uma solução de publicidade digital. Batizada de VR Ads, a iniciativa utiliza o alto tráfego e o perfil de consumo dos mais de 4 milhões de trabalhadores do ecossistema VR, que realizam, em média, mais de 20 acessos por mês no SuperApp, para impulsionar estratégias promocionais de marcas parceiras.
Em 2024, a VR registrou um faturamento de R$ 15 bilhões — valor que a colocaria entre as dez maiores redes de varejo do país, caso atuasse nesse segmento. Só no último ano, mais de 4,5 milhões de notas fiscais foram escaneadas pelos usuários do SuperApp VR, que buscam cashback e participação em sorteios, o que representaria um sell out potencial de mais de R$ 600 milhões. Esse resultado é reflexo do profundo conhecimento da empresa sobre a jornada do trabalhador, incluindo seus hábitos de consumo e comportamentos, a partir da sua base de dados própria, com mais de 28 milhões de registros de compras por mês. Com esse volume de informações, as marcas parceiras podem ter acesso a uma análise de comportamento e hábitos do cliente, sobretudo os das classes C e D, que compõem 70% dos usuários do SuperApp, direcionando suas campanhas de forma hiperpersonalizada.
“O trabalhador acessa o SuperApp diariamente, para consultar saldos, bater ponto, consultar escalas, fazer pagamentos, entre outras necessidades, dentre elas uma intenção clara de consumo. Esse hábito, aliado aos dados reais de transações e ao envio de notas fiscais, fortalece significativamente nossa capacidade de geração de valor e nos possibilita estruturar informações e relatórios analíticos que combinam perfil demográfico e hábitos de compra”, explica Cássio Carvalho, diretor-executivo de Negócios Pessoa Física da VR.
De acordo com o executivo, esse processo não apenas aumenta a eficiência da conexão entre marcas e consumidores, como também retroalimenta o ciclo com benefícios tangíveis ao trabalhador, como o cashback e a exposição a produtos mais alinhados às suas preferências e necessidades. A VR já distribuiu quase R$ 1 milhão em cashback e premiações, e quase 300 mil pessoas receberam algum valor de volta direto na carteira para usar como preferir, incluindo o marketplace da empresa. “Um dos interesses da VR com essa nova frente de negócios é ampliar a possiblidade de gerar cashback para o trabalhador e ajudar o dinheiro dele valer mais”, explica o executivo.
Marcas como Pepisco, Natura, Eudora, Ajinomoto, Café Pilão, Avon, Cobasi, C&A, Santa Massa, Domino’s e Burger King já promovem campanhas de relacionamento com cashback ou ofertas no marketplace do SuperApp VR. Um dos casos de sucesso é a parceria com a Uber, que permite aos usuários adquirirem vouchers da plataforma de transporte diretamente no SuperApp. A ação tem apresentado resultados expressivos, com uma taxa de recompra superior a 30% — ou seja, cerca de um terço dos usuários retorna para adquirir novos vouchers no mês seguinte.
Na prática, a VR Ads permite que marcas se comuniquem diretamente com o público por meio de diferentes formatos, como banners no app, push notifications, e-mails personalizados, cupons de desconto, promoções com cashback e sorteios patrocinados. A operação comercial interna da nova frente de negócios conta com o suporte de grandes parceiros das áreas de e-commerce, mídia digital e programática, como e-Next e Vext Ads, duas das principais plataformas de leilão de anúncios da América Latina.
Todo esse movimento e o lançamento da VR Ads reforçam a estratégia da VR de diversificar seu portfólio com soluções que acompanham a jornada do trabalhador e ampliam as possibilidades de geração de valor B2B2C. Nos últimos anos, a companhia tem expandido a arena para além dos benefícios tradicionais, com destaque para áreas de mobilidade, registro de ponto, RH digital e serviços financeiros, incluindo a oferta de empréstimo consignado, voltado para o empoderamento econômico do trabalhador.