O estudo revela que a busca pela redução do valor do aluguel é a principal razão do deslocamento.
Uma pesquisa nacional encomendada pela VR revelou que, mesmo com o fim do distanciamento social, os comércios ainda lidam com os impactos da crise agravada pela pandemia e buscam se adequar para manter suas portas abertas. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2022 e ouviu responsáveis pela gestão de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.
Mesmo com a retomada positiva do segmento, muitos comércios ainda se recuperam. Do total de entrevistados, 16% dos estabelecimentos afirmaram que mudaram de endereço na pandemia. Dentre as causas que levaram à decisão estão a redução do valor do aluguel (45%), passou a fazer a atividade dentro de casa (16%), mudou para mais perto de sua casa (15%) e redução do fluxo de pessoas (15%). O estudo aponta que o destino foram os bairros residenciais para 59% dos estabelecimentos.
“Com o aumento de empresas que mudaram o formato de trabalho para híbrido ou 100% remoto, as regiões comerciais perderam um pouco da força por depender da circulação dos consumidores,“ explica Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR. “Essa mudança no comportamento e hábitos de consumo permitiu que estabelecimentos migrassem para outras regiões e pudessem obter uma redução de custos”
Os dados de deslocamento acompanham outro indicador: o aumento de responsáveis de estabelecimentos que passam a residir no interior. O patamar chega a 30% e no ano anterior se mantinha em 16%. O movimento aponta não apenas uma expansão significativa, como a retomada necessária do setor.
Sobre a VR
Pioneira no setor, a VR está implementando sua estratégia de ir muito além de benefícios, oferecendo serviços como Conta Digital, Marketplace de Produtos, Cashback, Programa de Fidelidade, Super APP do trabalhador, Serviços de Mobilidade e Ponto Eletrônico, entre outros. As inovações, desenvolvidas em associação com um ecossistema de startups, são dedicadas aos empreendedores, empresas, estabelecimentos comerciais e trabalhadores. A VR possui mais de 50 mil empresas clientes e mais de 550 mil pontos de aceitação em todo o país.
Informações para imprensa: InPress Porter Novelli
Monica Favero: 11 98146-7714 – monica.favero@inpresspni.com.br
Liliane Labella: 11 97646-2223 – liliane.labella@inpresspni.com.br