Os tempos atuais são desafiadores: a economia entrou em retração, a maioria dos comércios ficou fechado por um longo tempo e muitos ainda vivem as incertezas quanto ao futuro.
Mas momentos de crise como este também são boas oportunidades para criarmos laços ainda mais fortes com nossos parceiros e desenvolvermos relações comerciais duradouras.
Veja estas dicas que preparamos para te ajudar neste momento.
1 – Faça contato com toda a sua carteira de clientes: Comece comece dizendo que espera que todos estejam bem e que está feliz por eles terem superado esta fase tão complicada.
2 – Demonstre empatia: Mostre que você sabe da dificuldade do momento e que consegue se colocar na posição do outro.
3 – Demonstre otimismo: Sabemos que o momento é delicado para todos os setores, mas passar uma mensagem positiva e de esperança de tempos melhores fará com que o parceiro enxergue você como um aliado nesta batalha e queira manter a parceria por muitos anos.
4 – Faça perguntas: Como quais são os planos de reabertura, se há algo que você possa fazer para ajudar neste momento.
5 – Ofereça ajuda: Se puder, ajude. Mas não prometa nada que esteja além das suas possibilidades. Prometer coisas que não consegue cumprir vai prejudicar a relação, ao invés de encantar o cliente.
6 – Fale para seus parceiros sobre como eles são importantes para você: Dê espaço para que eles falem sobre o negócio. Todos gostam de se sentir ouvidos e conversar com alguém que se importe com suas questões.
7 – Anote tudo: Procure tomar nota dos assuntos conversados em um caderno e depois de ver o que pode fazer sobre cada um deles, retorne a ligação para seu contato com as respostas.
8 – Faça contatos constantes: Demonstrar interesse nos negócios do parceiro. Desta maneira ele vai saber que pode contar com você sempre que precisar.
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