btn
Capa Blog_Lista 3 (parceiro) Resiliência x exemplos de sucesso_2
Capa Blog_Lista 3 (parceiro) Resiliência x exemplos de sucesso_2
fade

Resiliência: 4 exemplos de sucesso

A resiliência é uma característica que vem sendo exigida cada vez mais em inúmeros aspectos da vida. No sentido figurado, ser resiliente significa ser capaz de se adaptar às transformações, principalmente depois de períodos de dificuldade.

Diante dos últimos acontecimentos, o mercado de trabalho e, principalmente o departamento de recursos humanos, precisou se reinventar e mostrar um lado mais humanizado para dar o suporte necessário ao seu time. Afinal, as novas tendências para o RH vieram com força total e se estendem também aos donos de estabelecimentos e qualquer pessoa que precise manter seu negócio ativo.

Neste sentido está inserida a resiliência no ambiente de trabalho. Hoje, ela é quase considerada como um diferencial na hora das contratações e faz grande diferença no relacionamento, fechamento de novas parcerias e construção do endomarketing.

Atreladas à resiliência, estão as habilidades de flexibilidade e recuperação.

Resiliência: 4 momentos em que ela fez a diferença para pessoas e países

1. J.K Rowling

Ela é a autora de uma das sagas de maior sucesso no mundo; Harry Potter. O que ninguém sabe é que, antes de emplacar a história, J.K passou por um divórcio traumático com sua filha ainda bebê. Antes disso, havia perdido a mãe para a esclerose múltipla. Não fosse o bastante, Rowling ficou desempregada por um período no qual precisou de ajuda do governo, o que acabou desencadeando um quadro grave de depressão.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Diante disso, fica mais do que comprovada a sua capacidade de resiliência.

2. Apartheid

Antes de ser o primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela lutou durante 5 décadas contra o regime de segregação racial, o Apartheid. Ficou preso durante quase 30 anos em uma cela minúscula, foi privado de ver sua família, da liberdade e, ao cumprir sua pena, surpreendeu a todos. Mandela saiu da prisão sem esboçar o menor desejo de vingança e venceu, em 1993, o Nobel da Paz. Sua história atravessa gerações e se perpetua como um dos maiores exemplos de resiliência do mundo.

3. Fukushima, 2011

Há exatos 10 anos, o Japão foi assolado por um terremoto, um tsunami e um acidente nuclear no mesmo dia. Mais de 18 mil pessoas morreram com o evento marítimo e o acidente na usina fez com que mais de 160 mil pessoas saíssem de suas casas. Desde as bombas atômicas na Segunda Guerra Mundial, foi a maior catástrofe enfrentada pelo País. Este e outros episódios fizeram da ilha uma das nações mais bem preparadas para encarar este tipo de acontecimento. Além disso, a organização e os esforços de todos os órgãos dão um exemplo de resiliência e capacidade de se refazer.

4. Pandemia do novo coronavírus

Atual, este é um dos exemplos mais reais sobre resiliência. De uma forma ou de outra, todos nós fomos atingidos por este cenário. Se você se pergunta se é uma pessoa resiliente, pare para pensar sobre tudo que enfrentou desde março de 2020. Os desafios de se manter ativo mesmo com medo, reinventar-se trabalhando em casa ou trocando de profissão depois de perder o emprego, as perdas próximas de amigos e familiares e inúmeras outras situações são capazes de comprovar que todos nós somos capazes de nos adaptarmos às mudanças.

Já pensou em como começar a ser mais resiliente na sua atual posição? Quer conferir mais dicas que podem aprimorar as suas habilidades? Fique por dentro do blog VR.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!