auxilio farmacia
auxilio farmacia
fade

Auxílio-farmácia: um benefício muito atrativo para os colaboradores

No cenário corporativo, a preocupação das empresas com a saúde e bem-estar dos colaboradores tem ganhado uma importância cada vez maior em todo o mundo. Esse contexto serve de base para as organizações se preocuparem com um benefício que não é tão comum, mas é muito atrativo: o auxílio-farmácia.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IBGE revelou que o gasto com remédios pelas famílias representou 32,5% do total das despesas relacionadas aos gastos particulares com saúde em 2020 e subiu para 33,7% em 2021.

Nesse cenário, o auxílio-farmácia se torna um benefício muito relevante para os colaboradores e pode ser um aliado para atrair e reter talentos em sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é auxílio-farmácia?

O auxílio-farmácia é um benefício opcional que consiste na concessão de descontos em medicamentos comprados em farmácias e drogarias. Ou seja, é uma ótima forma de garantir muito mais economia nas compras realizadas, o que é bastante relevante se considerarmos os gastos dos brasileiros com saúde.

O objetivo principal do auxílio-farmácia é promover a saúde dos colaboradores, facilitando o acesso a tratamentos médicos e medicamentos necessários para o bem-estar. Em alguns casos, ele pode estar vinculado a prescrições médicas, ou seja, só é válido para medicamentos receitados.

Como funciona?

Para oferecer esse benefício, é preciso que haja um acordo estabelecido entre a empresa e as redes de farmácias. Caso a empresa não saiba por onde começar, há outras empresas especializadas que podem intermedeiam a relação entre as farmácias para conceder esse benefício corporativo.

Geralmente, essa parceria é feita com redes farmacêuticas, ou seja, o colaborador não precisa ir em uma loja específica, basta ir em uma que faz parte do mesmo grupo.

Para fornecer o desconto, a empresa carrega o cartão com um valor mensal ou semestral, que pode ser usado pelo funcionário para a compra de medicamentos. Em alguns casos, o auxílio-farmácia está vinculado ao plano de saúde da empresa, que cobre parte das despesas com medicamentos.

Vale destacar que esse benefício pode variar em valores e regras de utilização, dependendo da empresa ou do acordo sindical.

O desconto é feito na folha de pagamento?

Na maioria das vezes, o auxílio-farmácia funciona de forma compartilhada, ou seja, o empregador cobre parte dos custos, enquanto o funcionário arca com o restante.

Nesse caso, as compras feitas nas farmácias conveniadas com a empresa podem ser descontadas na folha de pagamento. Isso permite que o colaborador não precise esperar o dia do pagamento para fazer a compra de medicamentos, que costuma ser algo que exige maior urgência na aquisição.

Em outros casos, as empresas podem oferecer o auxílio-farmácia como um benefício integralmente custeado pela própria organização, sem qualquer desconto no salário do funcionário. Dessa forma, o colaborador recebe o benefício sem precisar arcar com parte do custo.

Quais são as vantagens para os colaboradores?

O auxílio-farmácia traz uma série de benefícios para os colaboradores. Confira os principais:

Economia

Com certeza, a economia é o principal benefício que os colaboradores podem ter com o auxílio-farmácia. Em muitos casos, o custo dos medicamentos pode ser elevado, especialmente para quando mais de uma pessoa da família precisa de remédios. O benefício reduz esse impacto, permitindo que o trabalhador invista seu salário em outras necessidades.

Mais cuidado com a saúde

Por tornar o acesso aos medicamentos mais fácil, o auxílio-farmácia contribui para que o colaborador possa melhorar seus cuidados com a saúde. Muitas vezes, é normal que ele deixe de comprar um medicamento devido aos custos elevados. Por isso, o desconto oferecido serve como um estímulo para que ele cuide da sua saúde.

Variedade de produtos

O auxílio-farmácia não se restringe apenas a medicamentos. É possível utilizá-lo para comprar itens de beleza e bem-estar, por exemplo, o que também contribui para os cuidados com a autoestima e qualidade de vida. O desconto também é válido para produtos entregues por delivery.

Quais são as vantagens para a empresa?

O auxílio-farmácia não traz vantagens somente para os colaboradores. A empresa também sai ganhando ao adotar esse benefício. Confira as principais vantagens:

Satisfação dos colaboradores

Benefícios tangíveis, como o auxílio-farmácia, influenciam diretamente na forma como os colaboradores percebem a empresa. Assim, é possível aumentar a satisfação dos mesmos, o que também contribui para a retenção de talentos.

Redução de custos com saúde

O auxílio-farmácia é um ótimo incentivo à prevenção e ao tratamento adequado de doenças. Por isso, pode reduzir os custos com planos de saúde e outros tipos de despesas médicas a longo prazo.

Aumento da produtividade

Colaboradores que conseguem manter sua saúde em dia estão mais aptos a desempenhar suas funções, o que melhora a eficiência e a produtividade no ambiente de trabalho. O benefício do desconto também ajuda a manter os colaboradores mais engajados, e isso também pode aumentar a produtividade.

Vale a pena implementar em sua empresa?

De maneira geral, sim. Porém, a percepção de valor desse benefício costuma ser diferente para cada tipo de colaborador.

O auxílio-doença pode ser muito interessante para um funcionário que faz uso contínuo de medicamentos e menor para outro que utiliza o desconto em casos mais específicos, por exemplo. É importante que a organização compreenda o perfil dos seus colaboradores para avaliar a relevância de adotar esse benefício.

E, claro, sempre avalie a saúde financeira do seu negócio. Dependendo do tamanho da equipe e da abrangência do benefício, os custos podem variar bastante e acabar ficando inviável para o setor financeiro.

No entanto, se a sua empresa está em crescimento, tem uma visão de longo prazo sobre retenção de talentos, e se os custos se encaixam no orçamento, implementar o auxílio-farmácia pode trazer grandes benefícios.

Você pode começar oferecendo o benefício apenas para medicamentos prescritos, excluindo itens como cosméticos, suplementos alimentares e medicamentos de venda livre. Além disso, é importante estabelecer um limite mensal ou anual para o valor do auxílio. Isso ajuda a controlar os custos e evita que o benefício se torne uma despesa inesperada.

Auxílio-farmácia é com a VR!

Está pensando em oferecer o auxílio-farmácia para seus colaboradores? A VR é a parceira ideal para te ajudar nessa missão!

Nosso desconto oferecido é de, no mínimo, 20%, em mais de nove mil estabelecimentos farmacêuticos. Esse benefício é concedido para aqueles que adquirem o cartão vale-refeição ou o cartão vale-alimentação, ficando disponível por meio de cartão virtual em aplicativo.

Nós oferecemos esse benefício por meio do Superapp VR, um aplicativo que centraliza tudo o que o colaborador precisa na palma da mão, como gestão de saldos, recomendações de onde usar os benefícios, ofertas exclusivas e muito mais.

Quer entender melhor como podemos te ajudar? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!