btn
App VR Estabelecimentos te ajuda com o controle de gastos
App VR Estabelecimentos te ajuda com o controle de gastos
fade

O App VR Estabelecimentos te ajuda com o controle de gastos

Se controlar o orçamento pessoal já é algo necessário, o do seu negócio é ainda mais preciso para colocar o desenvolvimento da marca e as atividades em ordem.

Porém, como fazer um bom controle de gastos no seu estabelecimento comercial, a fim de ficar com as contas sempre no azul e impulsionar seus resultados?

Ter as finanças mais equilibradas e uma boa gestão de entradas e saídas faz toda a diferença para empresas que desejam continuar crescendo e gerando competitividade no mercado. Quer saber como melhorar o seu controle de gastos empresariais? Acompanhe a leitura deste artigo e confira!

O que é controle de gastos?

O que é controle de gastos?

O controle de gastos é um dos principais pontos que integra o planejamento financeiro de empresas, envolvendo a análise das despesas de um determinado período para verificar os valores e a natureza de cada uma delas.

Dessa maneira, controlar os gastos empresariais, além de ampliar a visão sobre as despesas efetuadas, é uma forma de reduzir ou eliminar custos desnecessários e melhorar a gestão do estabelecimento em geral. 

Além disso, tal prática também pode ser conhecida como gestão de custos, recursos e investimentos de uma organização, sendo uma estratégia necessária para manter o funcionamento do negócio a longo prazo. 

Custos, despesas e gastos: qual é a diferença?

Para melhorar a gestão de finanças da sua empresa, é importante saber a diferença entre os reais significados de custos, despesas e gastos. Isso porque é muito comum ficar com dúvida entre esses conceitos. Afinal, como diferenciá-los?

Os custos são gastos que remetem a bens e serviços necessários para a produção ou realização de produtos ou serviços de uma empresa. 

As despesas são gastos que servem para a manutenção e operacionalização do funcionamento da organização. 

Ou seja, os custos e as despesas são classificados como gastos, mas os primeiros estão ligados às áreas de produção e vendas, e os últimos são referentes a todos os gastos fundamentais para manter as atividades internas e externas da empresa.

Qual é a importância de controlar os gastos da sua empresa?

Você que cuida de um estabelecimento comercial já sabe o quão importante é fidelizar clientes e captar novos para manter o aumento das vendas e da lucratividade, mas controlar os gastos também é extremamente necessário para o bom desenvolvimento da sua marca. Alguns dos principais benefícios de realizar um bom controle de gastos, são:

  • Visão mais abrangente sobre o fluxo de caixa.
  • Análise da entrada e saída de recursos e despesas mensais.
  • Identificação dos gastos que podem ser alterados, reduzidos ou eliminados.
  • Redução de custos, desperdícios, prejuízos e multas.
  • Avaliação de quais investimentos devem ser feitos para gerar mais competitividade.
  • Expansão do conhecimento sobre o cenário financeiro da empresa para tomar decisões mais assertivas.
  • Melhorias na administração do negócio.
  • Previsão dos futuros gastos e planejamentos mais seguros com base em dados.

Como fazer um bom controle de gastos empresariais?

Como fazer um bom controle de gastos empresariais?

Para ter mais eficácia na hora de elaborar o controle de gastos do seu estabelecimento, é importante adotar estratégias que tragam todas as informações necessárias sobre entradas e saídas financeiras.

Também é fundamental entender que cortar gastos é um processo contínuo de revisão de prioridades. Tudo isso deve estar alinhado com os propósitos da marca e com o cenário financeiro atual. Confira, a seguir, o que não pode faltar no seu controle financeiro.

Tenha contas separadas para Pessoa Física da Pessoa Jurídica

O primeiro passo que, às vezes, passa despercebido por muitos empreendedores é separar as contas bancárias da pessoa física e jurídica.

Essa separação deve ser feita a fim de evitar erros e dificuldades financeiras, além de facilitar a declaração de Imposto de Renda. 

Além disso, separar suas contas facilita a análise do que pode ser melhorado no que diz respeito a gastos e investimentos.

Analise e classifique cada um dos gastos

Sabe as saídas financeiras da sua empresa? Especifique todas elas, separe as despesas e os custos e separe também todos os gastos fixos e variáveis. 

Verifique também o que é cada um deles e quais podem ser diminuídos ou removidos para otimizar a gestão das finanças empresariais. 

Coloque a economia como parte da cultura organizacional

Definir práticas sustentáveis e econômicas para fazer parte da cultura da sua empresa é uma forma de integrar os gestores e funcionários.

Desse modo, todos colaboram com a maneira como o consumo dos recursos de todas as áreas seja economizado, controlando os gastos sem prejudicar as atividades operacionais do estabelecimento.

Defina metas alcançáveis

Tanto para as metas das atividades da empresa quanto para as metas financeiras, o essencial é que todas elas sejam alcançáveis. Isso só pode ser feito a partir de uma análise realista do cenário atual do negócio.

Por isso, é importante analisar frequentemente o controle de gastos e estabelecer metas mensais para manter a motivação de alcançá-las em alta, gerando melhores resultados.

Construa uma boa reserva de segurança

Separar parte dos ganhos para manter a empresa em eventuais períodos de baixa de vendas ou crises do mercado é uma ótima forma de ter mais segurança e manter as portas do negócio abertas por muito mais tempo. 

O recomendado é acumular pelo menos entre três e seis vezes o valor do capital de giro, a fim de dar continuidade aos processos internos e permitir que a empresa consiga se reorganizar com mais eficiência quando a lucratividade não for boa.

Conte com a tecnologia para controlar gastos

Existem diversos aplicativos e sistemas digitais de controle de gastos para ajudar você a realizar esse processo com mais facilidade, praticidade e eficácia no dia a dia.
Além de evitar erros, contar com a tecnologia ajuda você a focar em outras partes da empresa e, ainda, garantir uma boa gestão financeira.

Como funciona o App VR Estabelecimentos?

Com o App VR Estabelecimentos, é possível acompanhar suas vendas e reembolsos, praticando a gestão e o controle de gastos de maneira mais simples, rápida e segura.
Por meio de uma conta digital, você pode pagar contas, fazer transferências, visualizar o detalhamento de todas as vendas realizadas com VR e muito mais.

Agora que você já sabe o que é, como fazer um bom controle de gastos para o seu estabelecimento e quais são os benefícios de fazer isso, esperamos que nossas dicas tenham motivado você a aprimorar sua gestão financeira empresarial. Conheça as vantagens de fazer parte da rede credenciada VR, que é a operadora mais antiga da categoria em atividade no Brasil.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!