As redes sociais são grandes aliadas em qualquer tipo de trabalho. Hoje, todos estão conectados, e é essencial para qualquer marca consolidar seu espaço digital. Assim, muitas empresas procuram formas de como vender pelo Instagram.
Para auxiliar você nas vendas on-line, nós preparamos dicas de como vender pelo Instagram, além de explicar a importância de consolidar sua marca na plataforma. Confira nossas recomendações especiais para você!
A importância do Instagram para o seu negócio
O Instagram é a terceira rede social mais popular do Brasil, com 122 milhões de usuários, atrás apenas do WhatsApp e do YouTube. Da criação, em 2010, para cá, o aplicativo ainda mantém o objetivo de colocar o aspecto visual em primeiro lugar, porém, muitas ferramentas novas foram implementadas.
Desenvolvida para oferecer um consumo rápido de conteúdo e informação, as publicações são compostas por imagens e legendas para elas, o que faz com que a foto precise impactar para que o texto que vem logo abaixo seja lido, impulsionando a capacidade de vender pelo Instagram.
O aplicativo possui diferentes formatos para as publicações: foto, reels, vídeo, stories e live. Porém, a grande novidade para quem quer saber como vender pelo Instagram é a aba “Loja”, 100% dedicada ao comércio. Nela, o usuário recebe anúncios e novidades de produtos que o interessam.
Como montar um Instagram para vendas?
Diante de uma rede que abre as portas para todos os países e perfis, busque qualidade, não quantidade. Ou seja, procure falar com um nicho de pessoas que tenham afinidade com a sua empresa, não com um grande número que pode não converter.
O Instagram pode, sim, ajudar a alavancar vendas e ser um agente importante no fortalecimento da sua presença digital. A seguir, separamos uma lista com cinco dicas sobre como vender mais no Instagram.
1. Invista nas fotos
Procure referências da sua área de atuação para planejar como compor fotos e imagens para a rede social. Há, por exemplo, fotógrafos especializados apenas em fotografias de produtos, outros que atuam com alimentos, e a lista não para de aumentar.
A necessidade? Conseguir captar os principais ângulos e características que despertem o desejo de compra do seu produto. No caso de fotógrafos de pessoas ou que fazem retratos, a ideia é conseguir captar e transmitir emoções. A mistura entre técnica e empatia é a chave para se comunicar de forma eficiente.
2. Comunique-se
É preciso levar em consideração que do outro lado da tela há sempre uma pessoa com histórias, repertórios, impulsos e realidades próprias. Por isso, procure estabelecer uma comunicação dinâmica e que seja compreendida pelo seu público-alvo.
Se seu negócio for relacionado a um produto mais técnico ou nichado, utilize os termos que serão entendidos por quem te acompanha, não se esquecendo de procurar cativar também pessoas que estejam começando a te seguir, mostrando, vez ou outra, assuntos para níveis mais iniciantes.
Por fim, o principal é usar uma linguagem que gere identificação entre sua marca e comprador. Para isso, é fundamental fazer uma pesquisa de persona: identificar o cliente ideal do seu produto e criar modelos de pessoas fictícias para adequar a comunicação de seu negócio.
3. Faça um planejamento estratégico ou de conteúdo
Depois de organizar suas fotos e procurar a melhor forma de apresentá-las, planeje o que você quer postar e a frequência. Crie um mix de conteúdos engajantes e não fale apenas da mesma coisa, buscando mostrar como o seu produto ou serviço é essencial.
Não se esqueça de estar presente sempre que puder. Não adianta ter postagens incríveis e aparecer uma vez por mês, mas também não é preciso “massacrar” seus seguidores com postagens repetitivas.
Inclusive, entender o comportamento de quem te segue e mapear os horários e dias de maior acesso são tarefas viáveis pelo Instagram for Business, o serviço desenvolvido especialmente para negócios e que traz dados importantes e funcionalidades diferentes da versão comum.
4. Seja empático e se mostre humano
Criar um relacionamento com seus seguidores é um dos principais pontos de como vender pelo Instagram. Mostrar o rosto, se possível, fazer vídeos sobre a rotina de produção ou de trabalho e apresentar o espaço físico do estabelecimento mostram o lado humano do negócio.
Se você for dono de uma hamburgueria, por exemplo, pode contar como teve a ideia de algum item do cardápio. Também pode explicar como é o dia a dia do seu negócio, mostrando a harmonia da equipe.
5. A interação é imprescindível
Os recursos para interagir e deixar suas postagens mais dinâmicas são grandes. É possível fazer enquetes que ajudam a entregar aquilo que sua audiência deseja, fazer transmissões ao vivo que mostram atividades em tempo real, colocar músicas nos stories para expressar seu gosto musical e marcar a localização.
Definido o que vender no Instagram, procure sempre encontrar maneiras criativas de relacionar o produto ou serviço com o público por meio de sensações. Assim, as pessoas criam uma relação afetiva com sua marca.
A VR é a melhor opção para seu negócio!
Agora que você já descobriu dicas de como vender pelo Instagram, que tal conhecer uma maneira de ampliar suas vendas? Aceitando os cartões VR em seu estabelecimento, você inclui serviços da líder do mercado de cartões corporativos, com 500 mil estabelecimentos na rede de cobertura.
Os empregadores e funcionários já conhecem os produtos da VR há mais de quatro décadas. Serviços como VR Alimentação e VR Refeição têm uma plataforma digital, onde as empresas têm total controle dos investimentos nos benefícios. Os colaboradores também possuem um aplicativo em que conferem as transações.
Aumente já as opções de pagamento do seu negócio aceitando os cartões da VR. Para fazer isso, é muito simples: basta acessar o site Aceita VR e credenciar seu estabelecimento.