btn
Entenda as vantagens da conta digital para a sua empresa
Entenda as vantagens da conta digital para a sua empresa
fade

Entenda as vantagens da conta digital para a sua empresa

O mundo digital traz, diariamente, novas soluções para nossa vida. Nos últimos anos, diversos serviços, que antes demandavam burocracias, como ir presencialmente em agências ou órgãos públicos, ficaram disponíveis de forma on-line. 

Hoje, muito pode ser resolvido pelos computadores e smartphones. Uma das soluções que mais se multiplicaram foram as contas bancárias. Porém, afinal, o que é conta digital?

Principalmente durante a pandemia, a conta digital se tornou uma alternativa muito popular entre os brasileiros. Segundo a pesquisa Ranking de Onboarding Digital 2021, há mais de 250 milhões de contas digitais abertas hoje no país, sendo que 115 milhões foram criadas entre janeiro e setembro de 2021.

Mesmo com esse grande número de cadastros abertos, muita gente ainda tem desconfiança e não sabe como funcionam tais serviços on-line. Desse modo, preparamos um artigo para você entender o que é conta digital, as principais vantagens e muito mais!

O que é conta digital?

Conta digital é uma modalidade de conta financeira totalmente on-line, em que é possível fazer todas as operações em aplicativos, computadores e dispositivos eletrônicos. O serviço não é destinado apenas a bancos, mas a qualquer aplicação de movimentações financeiras, como vale-refeição.

As instituições das contas podem ter agências físicas ou não, como é muito comum com tipos de banco digital. O mais importante é que a conta seja 100% on-line. Isso traz algumas vantagens para as operações financeiras, como a desburocratização e uma maior rapidez nas transações.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Dessa maneira, o usuário de uma conta bancária digital pode ter todo o suporte de forma remota, desde a criação da conta ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) personalizado.

Como abrir uma conta digital?

Agora que você já sabe o que é conta digital, vamos entender os passos da maioria das empresas para abrir um cadastro, além de mais detalhes sobre os serviços. O primeiro e principal ponto ao qual você deve se atentar é: todo o processo de abertura de conta deve ser 100% online, mesmo que haja um cartão físico, por exemplo.

Desse modo, você não precisa ir a agências nem enviar documentos físicos para ser credenciado. Todos os comprovantes e os registros — como RG, CPF e comprovante de residência — podem ser enviados por documentos digitais ou por foto.

As contas digitais possuem duas modalidades: para pessoas físicas, como uma conta corrente pessoal, e para pessoas jurídicas, destinadas às finanças de empresas, independentemente do tamanho e do faturamento.

Qual é a diferença entre conta tradicional e conta digital?

Por mais que as contas tradicionais já sejam mais conhecidas por muitas pessoas, até pelo tempo que elas existem e são utilizadas, a maioria das contas digitais oferece mais vantagens para além das funções comuns de transferência de dinheiro.

Normalmente, essas contas podem ser divididas não apenas pela marca dos bancos, uma vez que alguns bancos tradicionais já possuem contas digitais também, mas principalmente pela forma de funcionamento, infraestrutura e pelos serviços oferecidos ao público.

Então, por mais que alguns bancos ofereçam contas digitais e tradicionais aos clientes, os dois são operados e mantidos de modo diferente desde o momento da abertura de conta até o uso do cartão ao longo do tempo. 

Nas contas digitais, por exemplo, todo o processo é 100% online, mesmo que seja oferecido um cartão físico. Além disso, as principais diferenças entre a conta tradicional e conta digital envolvem os seguintes pontos:

  • As contas digitais apresentam funções tecnológicas, online e mais rápidas para fazer movimentações financeiras pelo site e aplicativo.
  • As contas tradicionais possuem estabelecimentos físicos, o que, normalmente, demanda tempo e burocracia para resolver qualquer coisa.
  • É mais fácil conferir o extrato e melhorar o controle financeiro por meio de aplicativos que facilitem essa visualização.
  • Bancos digitais normalmente oferecem anuidade zero e taxas reduzidas para realização de operações com um melhor custo-benefício.
  • Por permitir transações online, a segurança é maior ao usar contas digitais.

Como é possível perceber, as contas digitais oferecem mais vantagens para você que deseja facilitar a gestão financeira da sua empresa, obtendo uma diminuição nos custos operacionais e otimizando o seu tempo.

Vantagens da conta digital

Depois de entendermos o que é conta digital, vamos listar as vantagens e os atrativos desse modelo. Você ainda irá entender algumas das diferenças em relação às contas tradicionais. Confira os benefícios abaixo!

Rapidez e eficiência

Um dos principais motivos para abrir uma conta digital é a facilidade de fazer todas as operações on-line, economizando tempo com a locomoção. Com o avanço da tecnologia, muitos serviços são automatizados.

Além disso, você recebe rapidamente a notificação das compras e transações nos smartphones. Ou seja, é fácil e rápido checar o extrato e efetuar movimentações financeiras nos aplicativos.

Menos burocracia

Todo mundo já passou por filas de espera intermináveis em bancos para fazer algo simples. Com as contas digitais, você pode fazer muitas dessas tarefas no conforto de casa ou em meio à correria do trabalho.

Os aplicativos eliminam a necessidade de guardar papéis e documentos, já que estão armazenados digitalmente. A validação de transações e informações também está à distância de um clique ou uma foto!

Gestão de finanças

Nos aplicativos de conta digital, é mais fácil checar o extrato e gerir as finanças. Alguns até têm ferramentas para analisar e planejar os gastos. Além disso, certos serviços bancários permitem o investimento em ações.

Tarifas reduzidas

Como há menos custo de operações físicas, as contas digitais costumam oferecer benefícios como anuidade zero, entrada gratuita e taxas de operações reduzidas. Alguns aplicativos reúnem mais de um serviço em um mesmo local, como a conta corrente e a conta-poupança. 

Segurança

As contas digitais podem oferecer segurança em transações on-line. Isso porque o usuário pode optar, muitas vezes, pela emissão de cartões digitais e pagamentos via aplicativo, opções mais seguras em compras na internet.

Conheça o VR Conta Digital

Como dissemos, as contas on-line não são apenas para bancos e instituições financeiras. Os serviços envolvendo benefícios trabalhistas, como o VR Conta Digital, são um exemplo!

A VR é líder no segmento de benefícios corporativos, com mais de 500 mil estabelecimentos credenciados em todo o Brasil. Com o VR Conta Digital Empresas, a vida dos comerciantes e dos prestadores de serviço se torna mais fácil, pois o aplicativo tem implementação completa com os cartões VR.

Funciona assim: o cliente paga com um cartão VR — seja VR Refeição, o VR Alimentação e outros — e, rapidamente, o reembolso cai na conta digital. Por meio do VR Conta Digital Empresas, é possível garantir mais praticidade e eficiência em diversos processos, como:

  • Pagar contas.
  • Fazer cobranças e gerar boletos.
  • Fazer depósito.
  • Transferir valores para diversas titularidades e instituições, sem limites.
  • Fazer compras para abastecer seu estoque em nossa rede credenciada.

Com o auxílio do cartão VR Compras, você faz toda a gestão da sua conta digital por meio de cliques rápidos, podendo aproveitar todas as funcionalidades disponíveis e impulsionar seus resultados.

VR é a melhor opção para sua empresa

Entendeu todos os detalhes sobre o que é a conta digital? A VR é uma empresa atenta às inovações tecnológicas. Estamos há quatro décadas com os trabalhadores brasileiros, sempre buscando soluções tecnológicas, práticas e eficientes.

Os funcionários que recebem os benefícios contam com o Superapp VR e Você, no qual é possível conferir o extrato e todas as movimentações na conta. Os empregadores também possuem plataformas completas de gestão, nas quais organizam o investimento nos cartões dos colaboradores. Já os comerciantes e os demais profissionais que recebem pagamentos pelos cartões podem aproveitar o completo VR Conta Digital que já mencionamos. O serviço é 100% gratuito e uma facilidade no dia a dia!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!