Benefícios, como o vale-refeição e o vale-alimentação, são essenciais para o dia a dia nas empresas, pois melhoram o ambiente de trabalho e atraem talentos. Porém, há, ainda, muitas dúvidas sobre os auxílios. Uma das perguntas mais ouvidas é: há desconto do vale-alimentação no salário?
Sabendo disso, nós preparamos um texto para você saber o desconto do vale-alimentação, além de todas as informações fundamentais sobre o benefício. Continue a leitura!
O que é vale-alimentação
O vale-alimentação é um valor oferecido pelos contratantes para que os trabalhadores utilizam na compra de alimentos que necessitam preparo. Ele é aceito em estabelecimentos credenciados, como supermercados, mercearias, hortifrútis e açougues.
Não confunda com o vale-refeição, benefício destinado à compra de alimentos preparados para o consumo. O vale é utilizado em locais como em restaurantes, cafeterias e sorveterias.
Não há diretrizes na CLT que tornem o vale-alimentação obrigatório, mas, mesmo assim, é um benefício muito atrativo e popular nas empresas. O vale-alimentação, porém, pode ser obrigatório em casos de acordo sindical e convenção da categoria profissional.
Para começar a oferecer o auxílio-alimentação, as empresas precisam se vincular ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e contratar os serviços de fornecedores de vales, como os cartões da VR. Ainda assim, resta uma dúvida: o vale-alimentação desconta do salário?
Vale-alimentação pode ser descontado?
Mesmo que a CLT não indique o benefício como obrigatório, o PAT estabelece que pode haver um desconto do vale-alimentação no salário, assim como um limite do valor descontado. O PAT limita a participação financeira do trabalhador no custo do benefício a 20%.
Vamos colocar em exemplos: suponha que você ganhe R$ 100,00 de vale-alimentação. Dessa forma, o empregador pode descontar até R$ 20,00 do salário do funcionário.Então, o vale-alimentação pode ser descontado, porém muitas empresas não utilizam essa alternativa.
Essa porcentagem costuma ser confundida com outra: o valor máximo ao qual os benefícios de alimentação podem chegar. Segundo a CLT, o vale-alimentação e vale-refeição não devem exceder 20% do salário-base do empregado.
Pode descontar vale-alimentação com atestado médico?
Agora que sabemos como funciona o auxílio-alimentação, mais uma questão muito recorrente precisa ser respondida: pode descontar vale-alimentação com atestado médico ou com faltas justificadas?
Assim como a obrigatoriedade, a Lei não discorre sobre o desconto dos benefícios com atestado e justificativas. Dessa maneira, o desconto do vale-alimentação será guiado pelas diretrizes da empresa.
Contudo, o atestado desconta vale-alimentação em casos nos quais essa possibilidade esteja autorizada por acordo sindical e convenção de categoria. Nesses casos, também, o benefício integra os acréscimos salariais, como FGTS e 13º.
Benefícios do vale-alimentação
Você já descobriu se o vale-alimentação é descontado do salário, todavia você conhece as vantagens do auxílio para funcionários e empresas? Os benefícios vão desde a economia até o bem-estar dos trabalhadores. Confira os principais pontos.
Atrair e valorizar talentos
No atual mundo de trabalho competitivo, oferecer vale-alimentação e outros benefícios nas vagas de trabalho é uma ótima maneira de atrair profissionais qualificados.
Além disso, os colaboradores se sentem valorizados com os benefícios corporativos, criando um senso de pertencimento com a empresa. Dessa maneira, os empregadores mantêm os seus talentos e evitam taxas altas de desligamentos.
Economia das empresas e funcionários
Além das vantagens de cultura empresarial, a implementação do vale-alimentação e do vale-refeição também traz vantagens financeiras a empresas e a funcionários. Isso porque a empresa tem 4% de isenção no Imposto de Renda ao se cadastrar no PAT.
Os colaboradores também têm grandes vantagens nas finanças pessoais, já que não precisam utilizar o salário para comprar alimentos. Colocando todas as despesas no papel, você verá que a economia diária é enorme com o vale!
Fortalecimento do employer branding
O termo employer branding indica a imagem que os colaboradores têm da empresa, assim como a reputação na área de atuação. Para criar um employer branding positivo, é necessário realizar ações em prol do bem-estar no ambiente de trabalho, como o oferecimento de benefícios.
Quando a estratégia de employer branding é bem desenvolvida, os funcionários se tornam embaixadores da marca, e a empresa adquire uma reputação. Essa imagina atrai profissionais qualificados e cria parcerias de negócios.
Desenvolvimento do clima organizacional
Quando os trabalhadores recebem benefícios como o vale-alimentação, não precisam se preocupar com as necessidades do dia a dia e podem focar o trabalho. Junto à valorização dos colaboradores, os auxílios ajudam a criar um clima organizacional positivo.
Dessa maneira, as equipes trabalham em harmonia e com motivação. A médio e longo prazo, esse ambiente desenvolvido tem inúmeros resultados positivos, como a redução da taxa de turnover, a rotatividade de funcionários.
A VR é a melhor opção para sua empresa
Já que falamos sobre o desconto do vale-alimentação e as diversas vantagens do auxílio, que tal conhecer a melhor alternativa para sua empresa? A VR é líder no mercado de cartões de benefícios, há décadas com os trabalhadores brasileiros oferecendo serviços seguros e fáceis de usar.
O cartão VR Alimentação segue todas as regras do PAT e acordos sindicais, além de oferecer uma plataforma completa de gestão do benefício aos empregadores. Já os colaboradores, além do serviço rápido e seguro, possuem um aplicativo onde é possível conferir todas as movimentações da conta.
A VR tem solução para todos os públicos, inclusive para os comércios e para os locais que desejam ampliar os métodos de pagamento. Sabendo isso, criamos a página “Aceita VR”, na qual você credencia seu negócio para receber benefícios como o vale-alimentação.