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DRE: o que é? Qual é a importância?

Você sabe o que significa a DRE? A sigla é uma abreviação para Demonstração de Resultado do Exercício. Trata-se de um documento contábil, em formato de planilha, que toda empresa precisa ter. Isso porque ele facilita a observação do resultado financeiro em um período determinado.

Muitas empresas têm dificuldade de enxergar com clareza este resultado. Ter os números exatos obtidos é essencial, pois, são tantos gastos (aparentemente) pequenos, como taxas ou saídas de dinheiro, que, muitas vezes, o empreendedor se atrapalha no meio do caminho.

Quem produz a DRE para as empresas?

O documento de Demonstração de Resultado do Exercício é feito para fins legislativos pelo escritório de contabilidade que atende à empresa. Porém, caso você seja MEI, é preferível que a DRE seja estruturada por você, para ter controle e conhecimento dos próprios gastos.

Para montar esse documento, é possível utilizar o modelo de DRE disponível na internet, relacionado com o seu tipo de negócio, ou pedir um modelo a um contador. Esse profissional está acostumado com a documentação e pode te ajudar a evitar erros comuns no cálculo, na planilha ou no pagamento de impostos.

Qual é a importância da DRE?

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Além de ser uma obrigação contábil, estudar cuidadosamente cada linha da estrutura da DRA é fundamental para uma boa gestão do negócio. Todos os gastos da empresa estão reunidos em um só documento, organizados por categorias:

  • impostos;
  • despesas de vendas;
  • gastos com insumos;
  • pagamentos aos funcionários;
  • despesas administrativas.

Assim, se for preciso melhorar os resultados da empresa, é possível avaliar com precisão para onde o dinheiro está indo e traçar planos para cada uma das categorias. Leve como exemplo as seguintes situações:

Saúde dos Trabalhadores em 2023
  • se as suas contas de insumos estão altas, por que não criar um plano de ação envolvendo todos os funcionários com o intuito de diminuir os gastos?
  • caso o gasto com matérias-primas seja elevado, que tal procurar novos fornecedores ou até testar novas receitas que utilizem produtos mais baratos e tenham um CMV melhor?

Outra opção é fazer exercícios alterando o valor do faturamento total. Caso perceba que não consegue ter lucro com o faturamento atual, talvez vale pensar em promoções e novos canais de vendas para aumentar os números, ao mesmo tempo em que atua nas demais linhas da DRE, tentando diminuir os custos.

Conheça a estrutura básica da DRE

Em dúvida de como construir o documento? Existe um básico exemplo de DRE que pode servir como ponto de partida para a construção. Na primeira linha, foque no faturamento total. Tendo esse dado logo de início, é possível visualizar melhor as entradas e as saídas de dinheiro.

Nas linhas seguintes, entram os impostos que incidem sobre a operação, junto dos descontos comerciais e das devoluções de vendas. O resultado dessa primeira conta consta como “receita líquida” para, em seguida, descontar o custo das mercadorias vendidas (CMV) e as demais despesas de vendas.

Passando por essas etapas, você chega no “lucro bruto” da operação. Em seguida, entram as demais despesas operacionais e administrativas: com funcionários, aluguel, provedor de internet, etc. Assim, você encontra o resultado operacional do seu estabelecimento (lucro ou prejuízo).

Desse resultado, são abatidas as despesas financeiras, e somados eventuais ganhos com investimentos que o negócio possa ter. Por fim, são incluídos a provisão de imposto de renda da pessoa jurídica e as contribuições sociais. Finalmente, chega o resultado líquido do exercício.

O processo da construção do documento de Demonstração de Resultado não é simples. Porém, com a prática, esse trabalho entra na rotina, e você se perguntará como conseguia gerenciar o negócio sem ele. Assim, o planejamento de orçamento fica muito mais preciso.

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