btn
cvv do cartão
cvv do cartão
fade

CVV do cartão: saiba tudo sobre este código de segurança

Para fazer uma compra on-line, é necessário informar o CVV do cartão. Conhecido como “código de segurança”, ele funciona como uma senha para as transações digitais. Isso é extremamente importante para a proteção do cartão e do dinheiro.

Afinal, o que significa o CVV do cartão? Onde ele está localizado? O VR e o VA possuem esse código? A VR reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse tema em um só lugar.

O que é o CVV do cartão?

CVV significa “card verification value” ou, traduzindo para o português, “valor de verificação do cartão”. Representa um código de segurança, de três a quatro dígitos, impresso na parte traseira. A sigla pode mudar de acordo com o banco. Há lugares que a chamam de CVC do cartão, por exemplo.

O intuito é fazer com que as compras feitas no cartão sejam mais seguras, já que o titular precisa estar com ele em mãos para informar o número e finalizar a compra. Além disso, o CVV é responsável por evitar fraudes e transações irregulares.

O CVV enquadra-se como uma senha para as transações on-line. É possível fazer o comparativo com as compras em lojas físicas, que requerem a apresentação da senha do cartão. O CVV funciona da mesma maneira, só que para o mundo digital. Não é possível finalizar o pedido sem apresentar esse número.

O CVV do cartão é seguro?

O CVV é um código seguro. A impressão é feita de forma discreta, com o número registrado apenas no cartão. As contas bancárias, os boletos, os recibos e o histórico de compras do site não registram o número do CVV.

Outro detalhe importante é que essa informação não está em relevo no cartão. Todos esses detalhes são estrategicamente pensados para manter o número do CVV o mais escondido possível.

Saiba como proteger o CVV do cartão

cvv do cartão

Agora que você já sabe o que é CVV do cartão e qual é a sua importância dele, que tal descobrir como protegê-lo ainda mais? A impressão e a falta de registro do número nas contas bancárias são de grande ajuda, mas há algumas atitudes que você pode tomar no dia a dia para se proteger ainda mais.

A primeira delas é não digitá-lo em computadores públicos. Dessa forma, você evita que o número fique registrado para futuros usuários. Outra dica é manter os antivírus do computador e do celular sempre atualizados. Atente-se ao software do celular, já que os usuários não têm o costume de instalá-lo.

Ao comprar em sites desconhecidos, dê atenção ao certificado de segurança SSL antes de finalizar o pedido. Por fim, mantenha o código de segurança CVV do cartão sempre em sigilo, ou seja, evite tirar fotos ou compartilhar o número com outras pessoas.

Dicas ao comprar on-line

O certificado SSL é um ponto-chave para perceber se um site é confiável ou não. Ele é um certificado de autenticidade da página, o que possibilita uma conexão criptografada.

Porém, há outras formas de descobrir se você está comprando em uma loja segura. O protocolo HTTPS é uma delas. Ele se enquadra como um certificado de segurança do site. Basta observar a URL e identificar um cadeado nela. Caso esteja presente, quer dizer que você está seguro.

Além do protocolo HTTPS, verifique a opinião de outros usuários sobre a loja em questão. Você pode visitar as redes sociais e ler os comentários das publicações, assim como ir até às páginas do Procon e do Reclame Aqui. Aproveite para verificar se conhecidos já compraram no site.

Existe CVV no VR e no VA?

O código de segurança CVV existe em cartões de crédito, débito, vale-refeição e vale-alimentação. Os aplicativos de alimentação, como o iFood e o Rappi, solicitam o código independentemente do cartão utilizado para a compra.

Blog da VR: mais informações sobre os cartões VR e VA

Gostou de saber mais sobre o CVV, o código de segurança do seu cartão? Visite o blog da VR para ler sobre as possibilidades de benefícios, o mercado de trabalho e os cartões VR e VA

Se você é um empresário e está procurando por uma empresa que ofereça benefícios aos seus colaboradores, você está no lugar certo. Acesse o site da VR e contrate os serviços de Vale-Refeição e Vale-Alimentação, por exemplo.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!