btn
capa_lista_viloes_consumo_intermediario
capa_lista_viloes_consumo_intermediario
fade

Fique atento a estes vilões das contas do seu negócio

Todo proprietário de estabelecimento comercial sabe da dificuldade e da importância de economizar em cada detalhe da operação. Mas são tantos os pontos que precisamos ficar atentos que, às vezes, na correria do dia a dia, alguma coisa pode passar e causar um grande prejuízo no final do mês.

Listamos alguns dos principais pontos que podem ser vilões para o faturamento do seu negócio. Acompanhe nossa lista e veja se tem algum destes pontos passando desapercebidos:

Aparelhos de ar-condicionado

Se o seu estabelecimento tiver ar-condicionado, pode ter certeza: está ali um dos principais “gastões” de luz do seu comércio. Filtros sujos e aparelhos desregulados gastam ainda mais energia. Manter os equipamentos sempre higienizados, além de ser uma questão de saúde, é vital para manter a conta de luz sob controle. Ventiladores e janelas abertas podem ser boas opções para diminuir o impacto nas suas contas.

Freezers, geladeiras e balcões refrigerados

Equipamentos de refrigeração em geral gastam muita energia. Eles são indispensáveis para a preservação dos alimentos, mas necessitam de limpeza constante e manutenção preventiva. A limpeza evita que as saídas de ar frio fiquem entupidas, que pode fazer as máquinas funcionarem no limite, o que gasta mais energia e causa danos aos aparelhos. Uma manutenção preventiva periódica também evita surpresas. Nada mais desagradável do que chegar no seu estabelecimento pela manhã e perceber que o freezer cheio de mercadorias parou de funcionar no meio da noite, não é mesmo?

Gás

Um dos grandes gastos dos estabelecimentos que oferecem comida, a conta de gás deve sempre ser acompanhada de perto. Vazamentos são extremamente perigosos e podem causar acidentes gravíssimos. Mas o uso sem critério das chapas, fornos e fogões também podem causar um belo estrago na sua conta de gás. Fique atento aos períodos de menor movimento, em que chapas, por exemplo, podem ser desligadas ou operadas em temperatura mais baixa. E veja se sua equipe está sendo cuidadosa e criteriosa na utilização do fogão e demais equipamentos a gás.

Luzes

Uma iluminação agradável é fundamental para o bem estar dos clientes em um bar ou restaurante. Mas, muitas vezes, mantemos todas as luzes da casa acessas do início do dia ao final da operação. Faça uma avaliação criteriosa de todas as luzes e pontos de energia utilizados em seu estabelecimento e veja se há algum que possa ser ligado mais tarde ou desligado mais cedo. É bem provável que você tenha uma surpresa agradável quando receber a próxima conta de luz.

Desperdício de alimentos

Fichas técnicas com erros ou desatualizadas, equipe de cozinha desatenta, erros na hora de receber e armazenar os insumos. Todos esses são motivos para você gastar mais do que precisa nas compras para o seu negócio. Comece checando então as receitas que sua brigada de cozinha está fazendo e acompanhe todo o caminho que os alimentos percorrem desde a hora que chegam na casa até a hora que são servidos aos clientes. É bem provável que você encontre possibilidades de melhorias e economias neste processo.  

Vazamentos

Um pinga- pinga aqui, uma aguinha escorrendo atrás da pia ali, um outro pequeno vazamento num outro canto: está dado o cenário da conta de água estourando suas previsões no final do mês. Para checar se seu estabelecimento tem algum vazamento, é simples. Na hora de fechar a casa, quando todas as torneiras já estiverem fechadas, anote o número que aparece no relógio do seu medidor. Se na manhã seguinte este número tiver se alterado, mesmo sem ninguém ter mexido em nada, é sinal de que você tem um vazamento para resolver. E é melhor fazer isso logo, antes que o estrago na sua conta de água seja feito.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!