btn
Importância gestão de benefícios na empresa
Importância gestão de benefícios na empresa
fade

Entenda a importância da gestão de benefícios para empresas

A gestão de benefícios é parte importante na rotina da empresa, pois contribui para o bem-estar e facilidades na vida dos empregados. Com isso, o ambiente de trabalho fica mais agradável, e os profissionais mais satisfeitos e produtivos.

Os benefícios oferecidos aos colaboradores demonstram como a empresa se preocupa com eles e acabam sendo um ótimo incentivo. Além disso, são excelentes atrativos para candidatos que desejam fazer parte da equipe. 

Para entender melhor essas questões, a VR preparou um texto completo sobre o tema e sua importância para o negócio. Assim, você compreenderá as vantagens de ter um bom gerenciamento de benefícios e como realizá-lo!

O que é gestão de benefícios?

A gestão de benefícios corporativos engloba todo o planejamento, a implementação e a análise do que é oferecido pelas empresas aos funcionários. O objetivo é sempre ser eficiente na hora de valorizar e incentivar os trabalhadores.

Este serviço envolve a administração dos recursos oferecidos aos colaboradores como forma complementar à remuneração. É preciso criar um plano consistente para proporcionar satisfação e bem-estar, contribuindo para a motivação de cada talento.

Qual a importância para as empresas?

É importante os empregadores saberem quais são as maiores demandas pessoais dos trabalhadores e oferecerem soluções que resolvam essas dores. Além disso, as empresas precisam realizar um controle do investimento dos recursos e analisar os resultados dentro do que foi estipulado. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Assim, é fundamental promover nas empresas uma gestão de benefícios eficaz e estratégica para que o dinheiro seja investido no que realmente será capaz de promover times satisfeitos no trabalho e comprometidos com as metas da empresa.

 Quais as vantagens de um plano de benefícios?

Não raro se ouve dizer que uma empresa que oferece um bom pacote de benefícios é mais atrativa do que aquela que oferece altos salários, mas nenhum adicional. É que dependendo do tipo de benefício, atende às necessidades que o dinheiro talvez não possa sanar. 

É o caso do plano de saúde ou do vale-refeição, que, muitas vezes, são usados com uma frequência difícil de ser custeada individualmente. Como muitas empresas descontam um valor mínimo, ou nem descontam, o fato de contemplar a família inteira é fator motivacional que pode ser decisivo na hora de um candidato aceitar uma oferta de emprego. 

Já as vantagens que não envolvem dinheiro, mas se mantêm fixadas na qualidade de vida e no bem-estar, fortalecem a retenção de talentos. É o caso de oferecer um regime de  trabalho home office ou híbrido, além de flexibilização nos horários, folga no dia do aniversário e outras modalidades de benefícios flexíveis. 

Em tempos de transformação e mudanças nas relações de trabalho, a empresa que reformula e investe na gestão desses investimentos sai à frente. É preciso reconhecer a importância dos talentos para o sucesso do negócio, e isso inclui se preocupar com suas necessidades.

De nada adianta a empresa oferecer salários que enchem os olhos, se o colaborador não tiver uma contrapartida palpável que se traduza em bem-estar na rotina. A liberdade de utilizar o banco de horas para comparecer a uma consulta médica ou participar da reunião escolar dos filhos são exemplos práticos dessa qualidade de vida. 

As horas acumuladas são fruto de trabalho extra, e nada mais justo do que o funcionário poder se ausentar quando necessário. Empresas inteligentes fazem questão de estabelecer essa relação de troca, que é boa para as duas partes.

Todo e qualquer benefício que impacte no bem-estar do colaborador e no de seus familiares terá sua fidelidade como retorno. As exceções ficam por conta daqueles questionadores e insatisfeitos por natureza, não importa o que a empresa faça.

Quais são os principais benefícios oferecidos aos funcionários?

Ao escolher os benefícios para os trabalhadores, é fundamental conhecê-los bem. Assim, você entende as necessidades de cada um deles, fazendo com que se sintam ouvidos e melhorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Veja alguns dos principais benefícios que a empresa pode oferecer.

Vale-alimentação e vale-refeição

O vale-alimentação (VA) e o vale-refeição (VR) estão entre os mais comumente oferecidos. Eles não são obrigatórios por lei, porém são muito atrativos na hora da contratação dos candidatos. Além disso, é uma ótima prática para oferecer mais qualidade de vida aos seus funcionários e cuidar da alimentação deles.

A Medida Provisória de nº 1108/2022, convertida na Lei de nº 14.442, definiu novas regras para o uso de VA e VR, exclusivamente em estabelecimentos alimentícios. Isso quer dizer que o funcionário não mais poderá resgatar o saldo em dinheiro, do valor não utilizado no prazo de 60 dias, antes permitido.

Vale-cultura

Já o vale-cultura é uma ótima forma de estimular os trabalhadores a consumir mais produtos culturais e ter acesso ao lazer. Com isso, eles têm momentos de descontração, o que vai ajudar na qualidade de vida e no rendimento do trabalho. Dessa forma, eles têm acesso a shows, cinemas, teatros, livros e muito mais.

Vale-transporte

A gestão inteligente do vale-transporte é importante para auxiliar na locomoção do colaborador, sendo um direito dele. A empresa pode disponibilizar o valor necessário para cada funcionário. Por isso, é importante optar por serviços que estejam por dentro das leis trabalhistas.

Planos de saúde e odontológico

São uma excelente vantagem para oferecer ao funcionário e estender aos seus familiares, como filhos e cônjuge. Além disso, é uma ótima prática para atender a todas as necessidades dos colaboradores e um incentivo para que eles cuidem da saúde.

O que fazer para garantir uma gestão de benefícios eficiente?

Uma boa gestão de benefícios serve para reafirmar o compromisso com a motivação e o bem-estar de todo o capital humano. Com atuação focada nas melhorias contínuas, é possível alcançar excelência nesse desafio.

Existem alguns pontos para se ter atenção e simplificar a gestão do RH. Com isso, é possível facilitar essas tarefas e descobrir quais são as melhores opções para oferecer em sua empresa, além de economizar nos gastos no final do mês.

Trouxemos algumas dicas de como você pode implementar tal mudança na sua empresa e obter resultados positivos de médio e longo prazos. Confira.

Desenvolva uma política de benefícios

O primeiro passo é ter uma política bem definida, até mesmo para ter algo consistente a gerenciar. De início, é provável que você tenha muitas dificuldades de mapear o que é essencial e necessário. 

É natural e saudável fazer um levantamento completo, com diversos feedbacks e insights importantes. Antes, você pode aproveitar a pesquisa de clima e traçar um paralelo entre os benefícios existentes e aqueles idealizados pelos colaboradores.

As respostas servem de base para análise, diagnóstico e elaboração de um relatório completo de demandas. Entre erros e acertos, a gestão terá elementos concretos para desenhar uma política clara de benefícios, que atenda às expectativas da maioria.

A automatização é importante

Outro ponto fundamental é a praticidade que as empresas parceiras podem oferecer. A gestão de benefícios nas empresas deve ser funcional, por isso, contar com automatização de processos, portais e aplicativos multifuncionais é muito importante. 

Conte com profissionais para ajudar

É igualmente importante buscar profissionais especializados. Isso porque eles estão sempre por dentro das novidades e das tendências do mercado, o que vai gerar mais economia e qualidade no fim do mês. 

Os profissionais desenvolverão uma solução personalizada para a empresa e focarão nos pontos importantes, de acordo com seu conhecimento técnico. Assim, os negócios investem dinheiro de forma precisa e inteligente.

Faça o dever de casa 

O planejamento, a pesquisa e a negociação são muito importantes. Com isso, é possível ter uma administração inteligente e diversas vantagens com custo menor.

Você pode contar com ferramentas de gestão que vão facilitar na hora de realizar essas atividades. Atente-se também se a empresa colaboradora oferece produtos PAT, com isenção de encargos sociais sobre o valor do benefício à empresa e aos trabalhadores.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Implementar a gestão de benefícios leva tempo e dá trabalho, exigindo a designação de um profissional especializado. Nem sempre a empresa consegue disponibilizar um colaborador interno para essa função ou conta com um profissional familiarizado e atualizado sobre os principais benefícios corporativos.

Logo, uma das estratégias para facilitar o desenvolvimento  é procurar empresas parceiras que sejam especializadas. Elas conseguem simplificar a vida do RH e dos demais funcionários responsáveis por essa parte. Busque organizações renomadas no mercado e que tenham excelência no atendimento ao cliente.

Mais do que um auxílio operacional, o fato de atuar diariamente com benefícios dá a essas empresas mais autoridade para fazer recomendações mais assertivas. Uma especializada agrega valor com um trabalho de consultoria, ajudando no mapeamento e na otimização da rotina.

Além disso, é importante manter atualizações constantes sobre possíveis mudanças legais sobre o tema. São mudanças que se passam despercebidas, podem comprometer o orçamento no presente e, até mesmo, gerar ações futuras de passivo trabalhista.

VR: solução em gestão de benefícios da sua empresa

Que tal encontrar as melhores soluções para facilitar a gestão de benefícios da sua empresa? Conte com a VR para simplificar essas tarefas, já que disponibilizamos um portal com diversos serviços e comodidades.

Na plataforma VR, é possível realizar os pedidos de maneira 100% on-line, simples, prática, rápida e fácil. Com a VR, você conta com várias maneiras de motivar seus funcionários, por meio de benefícios como:

·   vale-alimentação;

·   vale-refeição;

·   vale-cultura;

·   VR auto;

·   VR nutrição;

·   desconto em farmácias.

Um dos produtos inovadores da nossa empresa, o cartão corporativo VA+VR oferece flexibilidade aos colaboradores, permitindo a escolha entre o vale-alimentação e o vale-refeição na hora da compra.

Assim como todos os nossos serviços, os empregadores têm uma plataforma de gestão completa. Todo o processo nunca esteve tão fácil de ser implementado, só precisando de um parceiro como a VR para dar todo o suporte.

Se gostou do nosso post e deseja se manter ainda mais atualizado, que tal aproveitar e baixar o nosso material que ensina como calcular o valor do VA, e assim evitar problemas futuros!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!