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Indicadores de RH! Saiba como definir os melhores para o seu negócio!

De acordo com a Robert Half, empresa especializada em consultoria para gestão de pessoas, o Brasil é líder em rotatividade de profissionais dentro das empresas. O estudo foi realizado com dados do Cadastro Geral de Empregos e Empregados (CAGED) e trata-se de um dos indicadores de RH mais importantes para as empresas observarem. 

Entre as principais razões do problema estão a ausência de um clima organizacional adequado, falta de reconhecimento e de um plano de carreira. 

Para evitar essa situação, é necessário que as empresas invistam em pesquisa para extrair indicadores de RH, que vão ajudar os gestores a tomar as melhores decisões quando o assunto é gestão de pessoas

Pensando nisso, vamos mostrar como monitorar os indicadores de RH, destacando que esse pode ser um diferencial competitivo do seu negócio. Boa leitura!  

Afinal, o que são indicadores de RH? 

Estamos falando de métricas previamente estabelecidas que são usadas para medir o nível de performance do setor de Recursos Humanos. 

A partir desses números, são analisadas as ações implementadas pelo departamento para reconhecer o que está dando certo e identificar possíveis pontos de melhoria.

Qual a importância dos indicadores de RH para as empresas? 

Os indicadores de RH são métricas importantes porque eles conseguem ser um braço direito essencial dos gestores na hora de medir a performance dos profissionais. 

Além disso, os números ajudam a extrair insights valiosos que podem ser usados para criar ações que ajudam a elevar o nível de satisfação dos profissionais e, consequentemente, aumentar o engajamento deles com os propósitos da empresa. 

Um exemplo prático para ilustrar é se, por exemplo, o departamento de RH vem identificando um alto nível de rotatividade dos profissionais. Diante desse cenário, é preciso avaliar quais as possíveis causas desse problema, que podem estar conectadas com razões internas. 

Conheça os indicadores de RH que seu negócio precisa monitorar! 

Agora que você já sabe mais sobre a relevância dos indicadores de RH, é o momento de entender quais são os principais que devem ser monitorados. Conheça alguns deles! 

Rotatividade

Também conhecido como turnover, esse é o indicador que ajuda a medir o volume de desligamento dos profissionais. 

Vale salientar que alguns vínculos encerrados podem ter relação com troca de emprego, aposentadoria, entre outras razões. Entretanto, é essencial avaliar quando as razões estão ligadas a falhas no gerenciamento empresarial. 

Retenção de talentos

Remando na contramão do turnover, esse é o indicador que tem como propósito medir o nível de permanência dos colaboradores, identificando quanto tempo, em média,o profissional fica na companhia. 

Esse é um indicador que serve para avaliar se as ações de gestão de pessoas estão sendo eficientes e se, por meio do processo seletivo, o RH está conseguindo ser assertivo na contratação dos profissionais que se identificam com o propósito da companhia. 

Absenteísmo

O indicador de absenteísmo vai monitorar com qual frequência os profissionais precisam se ausentar das atividades laborais. Essa métrica pode ser medida através de faltas, afastamentos e atrasos.

Estamos falando de um ponto de análise importante, porque ele ajuda a verificar qual o grau de engajamento dos profissionais com a marca. 

Desempenho

Esse indicador vai medir, não só a capacidade de produzir do profissional, mas também o nível de autonomia dele no dia a dia. 

Porém, para avaliar esse aspecto, é preciso que os gestores da empresa analisem também se seus processos internos são eficazes e se estão sendo oferecidos os insumos necessários para que o profissional consiga atingir alta produtividade. 

Produtividade de treinamentos 

A métrica em questão tem relação direta com a de performance já que, ao investir em qualificação profissional, as empresas conseguem estimular o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. 

Além disso, esse investimento impacta em outras métricas, como índice de permanência na companhia, redução do turnover, maior engajamento com a cultura organizacional, entre outros aspectos. 

Como escolher e implementar os indicadores de RH no seu negócio?

Além de saber mais sobre os indicadores de RH, é importante saber quais mais se adequam ao objetivo de análise da sua empresa. Por isso, alguns aspectos devem ser levados em consideração nesse processo de decisão. Veja quais são eles! 

  • Metas da empresa: é essencial que você, gestor, saiba onde sua companhia quer chegar para que, a partir disso, as métricas de análise sejam definidas para alcançar esse objetivo;
  • Pontos críticos: observe quais são os gargalos dentro do setor de recursos humanos. Entre eles podem ser retenção de talentos, recrutamento de profissionais, entre outros problemas; 
  • Indicadores importantes: após identificar os desafios, é o momento de escolher quais as métricas de análise. Neste contexto, é preciso definir indicadores plausíveis e que sejam mensuráveis;
  • Dados consistentes: extrair dados precisos é importante para que a gestão consiga visualizar quais os pontos fortes e de melhoria dentro dos processos de recursos humanos. Inclusive, é válido nesse aspecto usar ferramentas tecnológicas para automatizar essa análise.  

Conclusão

Como mostramos até aqui, é possível observar que os indicadores de RH são importantes para avaliar o nível de satisfação dos colaboradores de uma empresa. 

Em meio a um mundo corporativo cada vez mais competitivo, não há espaço mais para companhias que definem suas estratégias sem se basear em dados consistentes que fundamentam tomadas de decisões. 

Neste contexto, os indicadores de RH são muito mais do que simples métricas, mas sim um conjunto de mecanismos que, quando bem analisados, podem ser o diferencial competitivo da sua empresa. 

Pensando nisso, é que não abrimos mão de nos aprofundarmos ainda mais nessa discussão, com o propósito de ajudar os departamentos de RH a trabalharem de maneira cada vez mais assertiva na formação de equipes e em implementar boas práticas para elevar o nível de satisfação das equipes. 

Nós também acreditamos que a tecnologia tem um papel essencial em ajudar as empresas nesse processo. 

Por isso, nós criamos uma  ferramenta capaz de extrair indicadores de RH precisos e que vão ajudá-lo a melhorar a gestão de pessoas no seu negócio. 

Através dela, é possível analisar os principais dados de maneira automática, porque ela é uma plataforma digital e intuitiva, que facilita a leitura das informações, permitindo assim interpretar com clareza quais os pontos fortes e melhorias do setor de recursos humanos.
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