Você já deve ter ouvido falar sobre marketing de relacionamento, certo? Este termo é bastante utilizado por quem trabalha com vendas, mas também é comum em outras áreas. Então, não é de surpreender que ele seja tão conhecido, já que a importância dele é enorme.
Para uma empresa, principalmente envolvida em um ramo recheado de concorrentes, é essencial ter um bom relacionamento com os clientes. Afinal, com tantas opções no mercado, o que faz a clientela manter a parceria com o negócio? É nesse ponto que o marketing de relacionamento entra.
Afinal, o que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que criam um bom relacionamento com o cliente. Em outras palavras, significa trabalhar a proximidade, a atenção e a disponibilidade para ajudar o público sempre que for preciso.
Vamos usar um exemplo clichê, mas bastante efetivo para explicar mais sobre esse conceito. Quem nunca ouviu o seguinte conselho: é melhor ter cinco clientes fiéis que dez clientes novos? Essa frase tem variações, mas o significado é o mesmo em todas.
Usando essa ideia como ponto de partida, se você tem dez clientes novos e não procura estratégias para manter um bom relacionamento com eles, no mês seguinte, eles procurarão outras empresas. Agora, se o seu negócio tem cinco clientes, mas trabalha o marketing de relacionamento, eles continuarão sendo parceiros por muito tempo.
Tendo esse exemplo em mente, o objetivo do marketing de fidelização é simples: fazer com que os clientes sempre voltem a te procurar. Algumas palavras-chave são essenciais para esse conceito, como proximidade, fidelidade e recorrência.
Como adotar o marketing de relacionamento na sua empresa?
O primeiro passo para adotar o marketing de fidelização é conhecer a sua audiência. Essa estratégia parece simples, mas envolve estudo de público, métricas e outros fatores que fazem o seu negócio entender com quem ele está falando e quem quer atingir.
Ouça o cliente
Desde o início, a empresa deve adotar uma das ações de marketing mais eficientes: ter um bom sistema de atendimento. Ele precisa cativar o cliente, fazendo-o não só se sentir visto, como também seguro. Dessa forma, a relação dele vai se estender para a venda.
Quantas vezes já não ouvimos relatos de clientes que ficaram horas tentando ser atendidos pela central? Evite este tipo de ocorrido: crie um canal de atendimento sempre disposto, atento e funcional. A dica é evitar burocracias e dialogar com o cliente.
Personalização
Outro ponto que deve ser evitado é a segmentação. Procure ter um relacionamento único com cada cliente, evitando com que ele se sinta “só mais um” para a empresa. Por exemplo, criar um e-mail marketing personalizado com o nome do destinatário já faz diferença e o aproxima ainda mais de você.
Evite guardar dados sobre idade, gênero, região e satisfação para si. Procure transformá-los em uma estratégia de relacionamento para ter um marketing sempre efetivo. Não dá para conversar com cada cliente individualmente, mas, usando esses dados, já é possível facilitar a conexão.
Uma das estratégias de marketing de relacionamento que valem a pena é usar as informações que você levantou para criar uma comunicação focada nas necessidades do seu cliente. Envie ofertas de produtos similares aos que ele já comprou, por exemplo.
Incentive o retorno
Um excelente marketing de relacionamento faz com que o cliente continue fiel a longo prazo. Por isso, já pensou em criar um programa de fidelidade? Ofereça benefícios ao cliente sempre que ele completar uma compra. Assim, ele vai continuar voltando e confiando na sua empresa para ações futuras.
Criar pesquisas de satisfação também é uma ótima maneira de mostrar que você está interessado em se manter em evolução. Sempre que uma compra for finalizada, envie um código para a pesquisa e disponibilize brindes caso as perguntas sejam respondidas. Mantenha o incentivo sempre em alta!
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