PRA SUA EMPRESA          ESTABELECIMENTO          PRA VOCÊ          IMPRENSA          VENDA VR          SITE VR          CONTRATE
mundo bani
mundo bani
fade

Mundo BANI: sua empresa está preparada para os novos tempos?

O mundo está em constante movimento. São tantas mudanças que é fácil de sentir perdido às vezes, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Para dar conta das incertezas da modernidade, o conceito de Mundo BANI foi criado.

A sigla indica os termos em inglês para “frágil”, “ansioso”, “não linear” e “incompreensível”. Esses adjetivos definem o mundo contemporâneo e devem ser compreendidos para a tomada de decisões. O conceito de BANI surgiu em contraponto com o de Mundo VUCA, que explicava o panorama global a partir dos anos 1990.

Quer saber mais sobre o BANI e como utilizar esse conceito na sua atividade profissional? A VR Benefícios preparou um texto completo para você entender tudo sobre o assunto e como sua empresa pode se adaptar às mudanças.

O que é Mundo BANI?

A sigla Mundo BANI tem o significado de “brittle”, “anxious”, “nonlinear” e “incomprehensible”. O conceito foi criado pelo antropólogo e autor estadunidense Jamais Cascio, em 2018.

O pesquisador cunhou a sigla, pois compreendia que o VUCA não dava mais conta do mundo atual. Após a pandemia de COVID-19, as características de fragilidade e ansiedade do Mundo BANI tornaram-se mais claras do que nunca. O conceito também compreende, principalmente, as mudanças das tecnologias na rotina.

O VUCA foi criado no contexto militar norte-americano, no fim da Guerra-Fria, no início da década de 1990. A sigla é traduzida para “volátil”, “incerto”, “complexo” e “ambíguo”. Originalmente, o modelo referia-se à geopolítica global, mas o mercado de trabalho o utilizou para entender as próprias dinâmicas.

Entre o Mundo VUCA e BANI, a diferença ocorre pela aceleração da fragilidade e do pensamento não linear, provocado, principalmente, pela internet e pela pandemia. Explicamos cada letra da sigla para você entender melhor os termos e como eles podem ser adaptados para o mundo corporativo.

Frágil

A fragilidade do mundo foi comprovada pela pandemia. Não dá para saber ao certo quando a situação atual será modificada completamente. James Cascio acredita que essa é a era do caos, de mudanças repentinas e imprevisíveis. Dessa forma, algo que parecia consolidado pode ser frágil.

No mundo corporativo, isso é ainda mais claro. Afinal, muitas empresas quebraram nos últimos anos. Assim, é preciso sempre ter diversos planos e metas reajustáveis para não sucumbir à fragilidade. É necessário preparar-se para mudanças de rotas e não gastar todos os recursos em um mesmo objetivo.

Ansioso

Diante da incerteza do mundo atual, um dos comportamentos mais recorrentes é de ansiedade. Ao projetar o futuro sem saber o que vai acontecer, muitas vezes, o sentimento de desconforto e impotência aparece. Para Cascio, é difícil pensar a longo prazo hoje.

Dessa maneira, como agir no Mundo BANI? Novamente, é necessário ser flexível quanto às metas e pensar em etapas curtas. Em relação à saúde mental, as empresas compreendem cada vez mais a importância de fornecer acompanhamento psicológico aos funcionários.

Não linear

O pensamento e o comportamento não linear do Mundo BANI intensificou-se com a internet e os avanços tecnológicos. O modo rápido de acesso a diferentes informações, conversas e arquivos está se expandindo para outros setores.

Dessa maneira, as empresas possuem diversos planos e metas ao mesmo tempo. Assim, os profissionais e as companhias precisam sempre atualizar os objetivos, adaptando-se às novas tecnologias e aos modelos de negócio.

Incompreensível

No Mundo VUCA ou BANI, a incerteza é uma das maiores questões. Entre o grande fluxo de informações, o mundo não se torna mais fácil de entender, mas incompreensível. Isso porque surgem múltiplas versões de um fato, e é muito difícil guiar-se nesse mar de dados.

Se o Mundo BANI é incompreensível, não quer dizer que todos estão à deriva. Principalmente para as empresas, hoje, há grandes bases de dados, a chamada Big Data, para basear-se nas tomadas de decisões. Porém, os negócios precisam ter bons analistas e profissionais de RH para entender o volume de informações.

BANI no mundo corporativo

mundo bani

O Mundo BANI é um modelo para entender todos os aspectos da vida. Especialmente para as empresas, ele se mostra importante no planejamento e na qualificação profissional. Companhias e trabalhadores precisam se atualizar para estarem inteirados das mudanças do universo corporativo.

Essas características de adaptação e flexibilidade já são observadas em diversas tendências empresariais. Um exemplo é a valorização das soft skills, habilidades difíceis de serem traduzidas em currículos, como o trabalho em equipe, a empatia e a capacidade de aprendizado.

Na hora de planejar metas e objetivos, o BANI também precisa ser considerado, principalmente, para estabelecer mais de um caminho para o negócio, já que a dinâmica de trabalho pode mudar do dia para a noite.

A VR oferece os melhores cartões corporativos para sua empresa!

Viu só como o Mundo BANI é um conceito relevante para todos entenderem o mundo? Empresas e funcionários que se atualizam e trabalham motivados são cada vez mais valorizados no mercado.

Uma das melhores formas de valorizar os trabalhadores é oferecer vales, como vale-transporte e vale-alimentação. Nesse mercado, a VR Benefícios é líder! Há décadas, oferecemos cartões fáceis de usar, seguros e aceitos em todo Brasil!

Que tal conhecer o VR Refeição? O cartão é a melhor opção para quem deseja almoçar em restaurantes e outros estabelecimentos com refeições prontas. O serviço ainda conta com um aplicativo completo, em que dá pode conferir todos os gastos!

Receba o conteúdo em primeira mão: