btn
Como fazer networking profissional nas redes sociais?
Como fazer networking profissional nas redes sociais?
fade

Como fazer networking profissional nas redes sociais?

Existe uma teoria de que estamos a seis graus de qualquer pessoa no mundo, independentemente da distância. Por esse pensamento, testado por Stanley Milgram em 1967 a partir de um jogo, você pode estar separado de uma oportunidade de emprego por apenas seis pessoas. Então, é hora de acionar seu networking profissional e chegar lá. 

Essa informação mostra que estamos mais próximos do que imaginávamos uns dos outros. Brincadeiras à parte, já foi provado – no estudo Long ties, disruptive life events, and economic prosperity, realizado em 2023 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – que é possível ampliar a base de contatos, com ajuda das redes sociais, mesmo quando uma pessoa muda de cidade, escola ou emprego. 

O estudo vai além. Revela que as redes sociais são tão importantes para o networking profissional que podem favorecer o progresso econômico porque contribuem para que saiam de suas bolhas de conhecimento e alcancem novas oportunidades profissionais. Confira a importância do networking profissional nas redes sociais.

Sumário

  • O que é networking profissional?
  • Por que o networking serve principalmente para fazer conexões profissionais relevantes?
  • Qual a importância do networking na carreira profissional e na vida pessoal das pessoas? 
  • 5 dicas super práticas para fazer networking profissional nas redes sociais

Como fazer networking profissional nas redes sociais?

O que é networking profissional?

Para entender como influencia a nossa carreira, vamos entender primeiro o que é o networking profissional. Networking profissional é uma  estratégia de criar e cultivar laços com outras pessoas no mundo dos negócios.

Não basta sair por aí distribuindo cartões de visita ou fazendo contatos pelas redes sociais e pelo linkedin com as pessoas que você quer atrair para sua rede de contatos. Procure pontos de sinergia. O linkedin é especialmente interessante para isso porque as pessoas publicam opiniões e artigos. Então, crie um bom perfil nessa rede e interaja sempre que tiver uma informação importante para acrescentar. 

Interações inteligentes despertam a atenção, melhoram o engajamento, a curiosidade e o interesse por seu pensamento e para a sua trajetória. Comentar por comentar, sem acrescentar nada relevante, costuma ter um efeito contrário e, muitas vezes, até devastador.

Estabelecido o contato, é muito importante que haja uma preocupação genuína com o outro e que esse relacionamento seja mantido por meio de troca de mensagens, telefonemas e encontros pessoais em eventos e happy hours. 

Esse cuidado ajuda na troca de experiência com os colegas de trabalho ou de estudos, líderes em alguma área de interesse, clientes e até mentores. 

Nada pior para o networking profissional do que procurar um profissional apenas quando você precisa dele para esclarecer uma dúvida ou quer uma indicação de trabalho. Isso não é networking profissional. É apenas interesse. 

As principais vantagens de um bom networking profissional são a possibilidade de participar de projetos diversificados, melhorar o conhecimento em alguma área, ter acesso a profissionais mais experientes e concorrer a novas oportunidades profissionais.

Por que o networking serve principalmente para fazer conexões profissionais relevantes?

O networking abre novas oportunidades de carreira para quem realmente leva a sério o desafio de construir relações. Por meio de um bom networking profissional, é possível estreitar laços, atrair e contatar clientes e consultores, entre outros. 

Em suma, um bom networking profissional aumenta as chances de alcançar objetivos de carreira e ter sucesso, como você vai ver:

  • Ter acesso a boas oportunidades de emprego ou projetos: antes mesmo de postar uma vaga, muitas empresas recorrem a seus colaboradores para checar se possuem indicações. É comum que os cargos sejam ocupados por indicados.

  • Aprenda com quem sabe: o contato com pessoas mais experientes ajuda a aprender e a ter acesso a tendências, ferramentas, softwares e eventos, que vão impactar seu trabalho. É uma boa forma também de mostrar suas habilidades e tornar-se conhecido por suas competências. 

  • Receber orientações de carreira: quantas vezes você já não ficou indeciso diante de uma boa oportunidade? O contato com profissionais mais experientes pode render bons conselhos e ainda ajudar a enxergar pontos fortes e os que precisam melhorar na sua carreira.

Interaja com sua rede: além de manter contato com sua rede, é importante interagir em grupos de interesse. Faça isso especialmente se você for um expert em algum assunto. Essa interação ajuda a destacar o seu trabalho e sua competência em determinada área ou tema, fazendo com que você se torne uma referência.

Qual a importância do networking na carreira profissional e na vida pessoal das pessoas?

Os benefícios do networking profissional são inegáveis para a carreira. E quanto à vida particular das pessoas? Não é raro colegas de profissão se transformarem em amigos pessoais e cultivarem uma amizade longeva.

Antes da pandemia era comum os colaboradores passarem muito tempo em seu ambiente profissional. Por isso, desenvolviam contato mais próximo com os colegas de trabalho, descobrindo afinidades e gostos em comum.

Ao descobrir interesses em comum com seu colega, a pessoa se sente parte de um grupo e isso é extremamente compensador. Daí a importância de ter um gestor atento para evitar que as pessoas se distanciem em sistemas de trabalho híbrido ou home office. 

Como a tendência é cada um ficar no seu espaço, interagindo apenas de forma online, o gestor precisa organizar meios de interação mais frequentes para que as pessoas possam se conhecer, trocar experiências e efetivamente se aproximarem. Por isso, é importante agendar encontros presenciais, quando possível, ou happy hour online.

Existem programas que permitem compartilhar sessões de cinema entre os colaboradores ou mesmo estimular alguém que tenha algum dom musical a tocar. A empresa pode fornecer um voucher para os colaboradores comprarem sucos, refrigerantes e petiscos para aproveitar esse momento de descontração.

Como fazer networking profissional nas redes sociais?

5 dicas super práticas para fazer networking profissional nas redes sociais

Como vimos, seguindo as dicas desse conteúdo, é fácil fazer networking profissional. Mas alguns cuidados são necessários, como os listados abaixo:

  1. Seja ativo nas redes sociais, mas evite polêmica – nada de participar de grupos polêmicos ou ter posturas radicais sobre os temas. Lembre-se que cada vez mais, as redes funcionam como vitrines dos profissionais. Portanto, os gestores de RH e até mesmo colegas de profissão estão de olho no que você posta. Seja coerente e evite posts que estimulem discussões.

  2. Faça parte de grupos da sua área – a troca de experiência entre colegas de profissão pode ser muito positiva, especialmente para quem está começando na profissão. Leia bastante, pesquise e compartilhe temas de interesse dos colegas do grupo. Isso faz com que os mais experientes fiquem de olho em você. Mas só opine sobre o que sabe ou mostre humildade se não souber determinado tema e tenha interesse em aprender.

  3. Mantenha seu perfil atualizado – como cada vez mais gestores de RH recrutam por ferramentas como Linkedin, entre outras, mantenha seus dados profissionais atualizados. 

  4. Use o linkedin com sabedoria – gosta de escrever, sabe escrever e tem algo importante para falar sobre a sua área? Tome coragem e escreva um pequeno artigo para o linkedin. Peça a alguém mais experiente para ler e opinar. Se estiver ok, publique sem receio. 

  5. Leia ou ouça livros da área e opine sobre eles – compartilhe sua opinião com colegas nas redes sociais sobre os livros da área que você leu. Fale sinceramente sobre os conteúdos.

O networking profissional é uma habilidade que pode ter impacto muito positivo sobre a carreira e a vida pessoal das pessoas. O grande segredo é ter a humildade para entender que ninguém sabe tudo e ter genuína vontade de aprender. No blog da VR, há outros conteúdos com dicas bem interessantes sobre o tema.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!