A sua empresa ou estabelecimento comercial conta com um planejamento financeiro realista, sustentável e eficiente? Se a resposta foi negativa, provavelmente o seu negócio está enfrentando dificuldades. Então, é hora de analisar os erros, refazer as contas e traçar um novo plano.
Nesse contexto, hoje você irá compreender mais a fundo essa fundamental ferramenta de gestão. Em outras palavras, explicaremos o conceito teórico, as etapas de implantação e as vantagens que podem ser obtidas pela sua empresa ao colocar as finanças em ordem.
Portanto, continue com a gente para saber tudo sobre planejamento financeiro!
O que é planejamento financeiro
Primeiramente, o que é planejamento financeiro? Trata-se do gerenciamento eficaz dos recursos de uma empresa, levando em conta objetivos, procedimentos e o próprio mercado. Ou seja, por meio de dados concretos, o planejamento controla a entrada e saída de recursos, garantindo a viabilidade do negócio.
De acordo com um estudo de 2022 realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 29% das empresas de pequeno porte fecham as portas após cinco anos de atividade. Entre as principais causas da estatística, está justamente o planejamento financeiro inadequado.
Assim, muitos empreendedores prezam a qualidade do serviço ou do produto, mas cometem um erro grave: não avaliam os números periodicamente. Então, quando se dão conta, o negócio já está respirando por aparelhos, praticamente fadado ao fracasso.
Dessa forma, prova-se crucial a realização e constante alinhamento do plano de negócios para a manutenção da saúde financeira empresarial. Afinal, é justamente o planejamento financeiro que conduz o caminho da organização até as metas. Sem ele, a empresa anda no escuro, com poucas chances de sucesso.
Como se planejar
Uma vez que compreendemos o conceito e a importância do planejamento financeiro para uma empresa, é hora de entender melhor como colocá-lo em prática.
Nesse sentido, os maiores aliados de um gestor são os números, as planilhas e os gráficos. Portanto, o controle das finanças deve ser constantemente atualizado e avaliado.
Todo bom empreendedor deve saber os números de seu negócio na ponta da língua. Para isso, o segredo é medir e mapear os dados de forma diária. Em seguida, listamos algumas ações cotidianas para uma gestão financeira adequada:
● Definição e análise dos objetivos e possibilidades do negócio.
● Previsão de receitas e despesas em curto, médio e longo prazo.
● Controle de todas as movimentações de recursos.
● Identificação dos gargalos financeiros.
● Análise de meios para redução de custos materiais e operacionais.
● Melhora do fluxo de caixa.
● Avaliação da necessidade de injeção de capital.
● Construção de reserva para momentos de crise.
Acima de tudo, o planejamento financeiro demanda controle, foco e análise. Ao registrar e avaliar cada centavo que entra e sai da empresa, o gestor tem o negócio nas mãos. Assim, pode guiar os passos da organização rumo à saúde financeira e ao alcance das metas estabelecidas.
Etapas do planejamento financeiro
Agora, você pode conferir um pequeno guia com as principais etapas do planejamento financeiro empresarial. Seguindo as ações propostas a seguir, o seu negócio tem totais condições de colocar as finanças em dia. Acompanhe!
Definir os objetivos
Antes de mais nada, caso a empresa ainda não esteja na ativa, é preciso definir o tipo de negócio e analisar o mercado. Por exemplo, aqui entram decisões a respeito de ramo de atividade, local de atuação, público-alvo e diferenciais do negócio.
Após essa fase inicial, é preciso traçar os principais objetivos empresariais. A ideia é se manter de maneira saudável ou expandir a todo vapor? Até que ponto a organização deseja crescer? Pretende abrir outras unidades ou franquias? Esses são alguns dos questionamentos que o empresário precisa ter em mente.
Traçar um plano de ação
Agora, é o momento de subdividir o objetivo em pequenas metas. Dessa maneira, leve em consideração o estudo do reconhecido padrão SMART, que integra cinco tipos de metas diferentes: específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais.
Nessa fase, é imprescindível ter clareza do cálculo do preço do produto ou serviço, realizando um orçamento e um cronograma bem embasados. Ao mesmo tempo, é essencial avaliar aspectos como previsão de lucro, taxa de crescimento, estratégia de marketing e necessidade de aportes financeiros.
Estabelecer um método de controle
Com o objetivo e o plano de ação bem definidos, é hora de colocar a mão na massa. Em outras palavras, dedique-se ao trabalho da melhor forma possível, sempre controlando todos os números.
Nesse contexto, registre constantemente os dados da sua empresa em planilhas organizadas, gerando gráficos para melhor visualização das métricas. Diferentes indicadores financeiros podem ser usados nessa etapa, veja:
● Custos e despesas
● Capital de giro
● Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
● Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
● Ticket médio
● Ponto de equilíbrio
● Balanço Patrimonial (BP)
● Margem de contribuição
● Rentabilidade e Retornos sobre Investimento (ROI)
● Custo das Mercadorias Vendidas (CMV).
Analisar o panorama
Ao efetuar o correto controle dos recursos financeiros da organização, o empreendedor deverá fazer um diagnóstico preciso. Ou seja, compreender o panorama atual, identificando erros e acertos. Finalmente, criar um cenário em que seja viável e reavaliar as metas a fim de sanar os pontos críticos.
Novamente, é de extrema importância que essa análise seja feita de forma corriqueira. Afinal, o mercado é dinâmico — tudo pode mudar em pouco tempo. Se preciso, transforme a gestão em seu principal foco, delegando as partes operacional e tática para o seu time de profissionais.
Estudar novas possibilidades
Seguindo as etapas anteriores, a empresa garantirá a tão almejada saúde financeira. Então, surge a oportunidade de implementar novas possibilidades com o propósito de acelerar o alcance dos objetivos. Assim, os processos e as estratégias podem ser otimizados, turbinando os lucros.
Por exemplo, se você possui um estabelecimento do setor alimentício, o aceite de benefícios como vale-alimentação e vale-refeição é uma ótima estratégia para fidelizar os clientes, maximizando a receita. Assim sendo, recomendamos fortemente que considere a parceria com a VR, referência do segmento.
Simultaneamente, investir em tecnologias mais avançadas pode ser benéfico para a organização. Contratar um serviço de assessoria financeira é outra interessante forma de conquistar novos investidores e parceiros. Do mesmo modo, promover campanhas promocionais inéditas é muito positivo.
Ponha o plano em prática
Enfim, são muitas as possibilidades para uma empresa com bom planejamento financeiro. Embora o plano de finanças não elimine totalmente os riscos inerentes ao mercado, trata-se de uma ferramenta fundamental para prever e solucionar cenários de dificuldade. Por isso, continue explorando o nosso blog para aprender ainda mais sobre saúde financeira empresarial e outros temas relacionados. Além disso, não deixe de conhecer e analisar as inúmeras vantagens de ter a VR como parceira do seu empreendimento.