btn
Tendências de RH, mulher fazendo entrevista online através do notebook
Tendências de RH, mulher fazendo entrevista online através do notebook
fade

Veja quais são as tendências de RH para aplicar em sua empresa

Você sabe quais são as tendências de RH? Com a pandemia, empresas e diversos negócios precisaram se reinventar. Com esse novo cenário, foi necessário se adaptar para sobreviver ao distanciamento social.

É válido destacar que as funções do RH passaram por diversas mudanças e transformações. Os impactos da pandemia ditam variações ao setor para que a gestão de trabalhadores seja cada vez mais responsável. Venha saber mais sobre esse assunto.

1 – Processos remotos

Se antes as preocupações do setor de Recursos Humanos giravam em torno da estrutura física, agora o intuito é permanecer com os processos online. O momento atual exige que o time de RH exerça ainda mais empatia com o colaborador, chegando a estender esse olhar para a família e outros setores que podem ajudar a manter a saúde mental e física do trabalhador.

Entre as tendências de RH, os processos remotos continuam em alta para os próximos anos. Então, as entrevistas de candidatos, as dinâmicas e a integração dos novos colaboradores tendem a seguir online.

2 – Trabalho remoto ou híbrido

É cabível dizer que, entre as tendências de 2022 e dos próximos anos, o momento da retomada começa a ser considerado para setores que ainda mantêm seus times trabalhando remotamente. O sistema remoto veio por necessidade, mas talvez se torne a nova realidade de muita gente.

Organizar pessoas, seja em micro, pequenas ou grandes empresas, sempre foi uma tarefa de grande relevância para qualquer área do mercado de trabalho. Organizá-las para que continuem trabalhando em casa, sem previsão de retorno, virou um grande desafio que mexeu com muitos profissionais de RH.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Uma das tendências de RH é que muitos donos de negócios consideram a hipótese de manter seus funcionários nesse sistema ou de implementar uma espécie de rodízio. A justificativa se dá pelo aumento de produtividade, satisfação do colaborador, e também pela redução de gastos das empresas.

3 – Apostar nas tecnologias

Como mencionamos, a transformação digital mudou a maneira como essa área realizava os processos. Por isso, apostar em tecnologias segue como uma das fortes tendências de RH. O recrutamento remoto, o controle de ponto online e as ferramentas de avaliação de desempenho continuarão em alta nos próximos anos.

Dessa maneira, para o trabalho pós-pandemia é fundamental identificar as novidades mais importantes do mercado e alinhá-las aos valores e à cultura organizacional. Assim, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores e obter ótimos resultados.

4 – Ajuste dos benefícios

A preocupação com a alimentação dos funcionários, assim como os demais benefícios para melhorar a qualidade de vida deles, ganhou ainda mais destaque nesse período. Por isso, fazer a gestão de benefícios e contar com parceiros que facilitem essas tarefas é indispensável.

Afinal, toda pessoa dentro ou fora do escritório precisa comer. A reestruturação seguiu por duas vertentes: os cartões de vale-refeição se transformaram em vale-alimentação, já que a maioria dos beneficiários passou a comer em casa. Já os refeitórios e horários de almoço passaram a ser repensados com o intuito de diminuir as aglomerações dentro das empresas.

5 – Saúde mental dos funcionários

Antes, o setor de RH era mais focado em contribuir para a construção de um bom relacionamento entre empresa e funcionário e fazer a contratação ideal considerando a necessidade do negócio. Hoje, essa área ganhou grande visibilidade e passou a ser vista como uma rede de apoio a quem trabalha de casa.

Sendo assim, a criação de novas estratégias para estabelecer uma comunicação afetiva virou uma boa arma para monitorar o comportamento dos colaboradores. Com isso, é possível mostrar uma vertente mais humanizada, já que a saúde mental é uma das personagens que mais atua, positiva ou negativamente, para manter a qualidade de produção em diversos negócios.

6 – RH como setor estratégico das empresas

Duas pessoas do RH sentadas na mesa

Anteriormente, algumas das funções de um RH na empresa envolviam entender e organizar a logística do trajeto, procurar novos candidatos, cuidar dos benefícios, organizar dinâmicas, entre outras atividades.

Desde março de 2020, o apoio do setor de Recursos Humanos foi indispensável para manter tudo funcionando e cuidar dos colaboradores. Com isso, entre as principais novidades de RH está continuar sendo uma parte estratégica das empresas, implementando recursos tecnológicos e contando com parceiros que facilitem a rotina.

Conte com a VR Benefícios para cuidar de seus colaboradores

Gostou das dicas deste artigo e quer saber como auxiliar seus funcionários da melhor maneira, aproveitando as tendências de RH? Conte com a VR Benefícios para facilitar a rotina dessa área e cuidar da saúde dos colaboradores. Venha saber mais e aproveitar as vantagens exclusivas!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!