Chamar a atenção dos recrutadores é o pontapé inicial para se destacar durante a procura por emprego. Aprender como fazer um bom perfil no LinkedIn serve como um ímã de oportunidades. Afinal, estamos falando da maior rede social corporativa do mundo.
O emprego dos sonhos pode estar a um clique de distância. No LinkedIn, milhares de recrutadores buscam por candidatos aptos a participarem do processo seletivo das empresas. Para ter uma ideia, a rede social possui mais de 40 milhões de usuários, com mais de 100 mil cadastros diários — bastante coisa, certo?
Para te ajudar a criar um bom perfil no LinkedIn, o blog da VR Benefícios separou algumas dicas essenciais para você se destacar na plataforma. É hora de revisitar todas as suas experiências para mostrar aos recrutadores as suas melhores qualidades. Vamos lá?
1. Preencha as informações do seu perfil
Esta dica parece um pouco óbvia, mas ao aprender como fazer um bom perfil no LinkedIn, é importante não deixar nenhuma informação de fora. Isso quer dizer que não basta só colocar o seu nome. Tente preencher todas as suas informações pessoais requisitadas, sem deixar nada para trás. Assim, o recrutador te conhece melhor logo de início.
Quanto mais informações o perfil tiver, mais destaque ele terá. Os pequenos detalhes contam bastante nesta etapa. Mantê-lo sempre atualizado (completou algum curso? Inclua no seu perfil) também é importante para mostrar que você está ativo no LinkedIn.
2. Escolha uma boa foto de perfil e capa
Preencher o perfil também consiste em escolher uma boa fotografia. A foto do LinkedIn precisa estar de acordo com a plataforma, ou seja, mostrando o seu lado profissional. Independentemente de você ser uma pessoa extrovertida ou tímida, a imagem precisa passar confiança para o recrutador.
A capa também conta muitos pontos. Ela tem o objetivo de melhorar a sua comunicação e ainda mostrar um pouco mais da sua personalidade. Procure uma foto que represente os seus valores e o seu profissionalismo. É hora de colocar a criatividade em prática!
3. Utilize palavras-chave
Assim como no Google, a barra de pesquisa do LinkedIn funciona à base de palavras-chave. Então, abasteça o seu perfil com termos que fazem parte do universo profissional em que você está inserido. A área reservada para o seu resumo profissional é uma boa oportunidade de aproveitá-los.
Pesquise o que as vagas que você mais tem interesse estão requisitando, leia a descrição de cada uma delas, veja o que mais se encaixa com você e adicione palavras-chave que correspondam ao que você encontrou. Dessa forma, o recrutador encontrará o seu perfil com muito mais facilidade.
4. Resumo profissional
Já que mencionamos o resumo profissional, vamos falar mais sobre ele no seu perfil no LinkedIn. Nesta etapa, o ideal é apresentar-se aos recrutadores, falar sobre os seus interesses, definir a sua área de atuação e citar as suas inspirações. Não precisa ser um texto grande, mas bastante sucinto.
5. Experiência profissional
A área reservada para a experiência profissional merece atenção redobrada. Assim como o resumo, ela precisa ser mais direta ao ponto. O importante é focar nas funções e nas conquistas pessoais obtidas em cada vaga. Procure detalhar por tópicos, deixando a leitura fluida e fácil de visualizar.
6. Formação acadêmica
O espaço reservado para a formação acadêmica corresponde não só ao curso de graduação, mas também a cursos técnicos, de pós-graduação, mestrado, etc. Sempre que completar um curso novo, atualize o seu perfil, deixando-o sempre completo e em evidência.
7. Competências e recomendações
Logo abaixo, há o espaço para as competências. Procure englobar termos que correspondam ao seu universo profissional. Foque em habilidades conquistadas ao longo do curso e de outras experiências. Mostre que você domina a sua área.
Já as recomendações são conquistadas a partir de um processo de networking e conversa com colegas de trabalho. A partir delas, você trabalha o seu marketing pessoal. Peça para que as pessoas que conhecem suas habilidades as recomendem no seu perfil. Você pode fazer o mesmo por elas!
8. Mantenha o perfil ativo
Agora que você aprendeu como fazer um bom perfil no LinkedIn, lembre-se de que ele precisa estar sempre ativo, como qualquer outra rede social. Publique artigos e comente assuntos profissionais do seu interesse. Mostre que você é interessado pelo que faz e deixe a sua página ainda mais em evidência.
Um simples post no LinkedIn pode alcançar inúmeros recrutadores, além de permitir com que você interaja com outros usuários e compartilhe experiências — muito legal, não é?
Blog da VR: tudo o que você precisa saber para conquistar o seu emprego!
Anotou as dicas sobre como fazer um bom perfil no LinkedIn? Agora, que tal navegar pelo blog da VR Benefícios? Além de oferecermos benefícios incríveis como o VR Refeição e o VR Alimentação, nós garantimos as melhores dicas que te ajudam a se destacar na entrevista de emprego. Confira!