btn
vr_saude_emocional_basico_sugestao
vr_saude_emocional_basico_sugestao
fade

Veja a importância da saúde emocional e como trabalhá-la

Estamos passando por um período de muitos desafios e muitas mudanças, e para superar este momento é importante dedicarmos tempo e atenção para cuidar da nossa saúde emocional.

A saúde emocional está associada ao conforto, à qualidade de vida e ao autocuidadona relação com você mesmo e com o mundo afora. A Organização Mundial da Saúde (OMS), define “saúde” como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças. Portanto, quando pensamos em saúde emocional, percebemos que temos que nos ocupar de cuidar do nosso lado psicológico tanto quanto nos preocupamos com nossa saúde física.

Dito isso, compreendemos que a saúde emocional deve ser olhada com atenção e que o bem-estar no trabalho e na vida pessoal devem ser cuidados a todo momento. O contato, mesmo que virtual, com membros da família e amigos queridos, o tempo que tiramos para nós mesmos, cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos regulares são fundamentais para nos ajudar nesse momento em que muitos se sentem fragilizados diante do contexto que estamos vivendo.

Precisamos entender que todas estas questões estão interligadas. Ou seja, trabalho e vida pessoal andam lado a lado quando o assunto é saúde emocional. Sendo assim, é preciso pensar em cuidados básicos para o seu bem-estar independentemente do ambiente em que você esteja.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas do que você pode fazer no dia a dia para manter a mente mais leve e o seu lado emocional mais saudável.

Conviva com pessoas que te façam bem

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Neste momento o convívio pode ter que ser de forma virtual, mas mesmo assim, manter contato frequente com pessoas otimistas, “alto-astral” e que te ajudem a ter comportamentos positivos é uma boa dica.

Sabe aquele amigo que sempre tem uma história engraçada para contar ou uma palavra de afeto para fazer a gente se sentir melhor? Que tal um bate-papo virtual com ela qualquer hora dessas?

E é claro que, quando falamos de comportamentos positivos, sabemos que algumas coisas não estão na nossa alçada. Mas tente se lembrar de não se preocupar demais com problemas que não dependem somente de você para serem resolvidos.

Tire um tempinho pra você

Ter um tempo com você não é apenas importante, mas também primordial e básico para a sua saúde.Separamos essa dica para você porque sabemos que apesar de parecer simples, em meio à correria da rotina e às inúmeras tarefas que colocamos em prática, acabamos não reconhecendo que precisamos tirar um tempo só para gente. Acumulamos inúmeras tarefas e muitas vezes esquecemos de desacelerar e tirar um tempo para cuidar apenas de nós mesmos e do nosso bem-estar.

A autoestima, por exemplo, está muito interligada a saúde emocional. Então, por que não cuidar dela com mais carinho? Aceitar quem você é, evitar se comparar com outras pessoas e comemorar as pequenas vitórias do dia a dia são bons exemplos de coisas que aumentam nossa autoestima.

E quando falamos em cuidar de você mesmo, falamos de coisas simples. Uma boa noite de sono, cozinhar algo saudável e gostoso ou simplesmente não fazer nada. Tirar um tempo para si é autocuidado, carinho e amor.

Pratique exercícios, mesmo que seja na sua casa

Há anos foi cientificamente comprovado que a prática de exercícios físicos regularmente é muito importante não só para a saúde do corpo mas como também para a saúde mental. Em defesa disso, a Escola de Medicina de Harvard, publicou um relatório especial de saúde com cinco benefícios obtidos com a prática de exercícios.

E agora, em meio a uma pandemia e a consequências do isolamento, como problemas emocionais e um estilo de vida mais sedentário, a ciência novamente reforçou o que antes já era óbvio, praticar exercícios físicos é muito importante para aliviar o estresse, os distúrbios de sono e o mal humor. Segundo o Portal Cadiol, as recomendações da OMS para indivíduos saudáveis são de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes.

Mas, entendemos bem como às vezes pode ser complicado incluir um tempinho para a prática de exercícios físicos quando há risco de exposição e muitos lugares ainda não voltaram com seu funcionamento total.

Porém, é possível se exercitar sem sair de casa, através de aulas disponíveis em plataformas digitais ou com professores que se adaptaram à opção remota. No Youtube, por exemplo, é possível encontrar opções de todos os tipos de exercícios e práticas boas para a sua saúde.

Cuide da sua alimentação

Já falamos aqui sobre a importância de uma boa alimentação durante a estação mais quente do ano, mas esse cuidado, independentemente da época, impacta nosso cérebro, nossa cognição e nosso estado emocional.

Uma dieta com a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória e também melhoram nosso humor. Ou seja, os lanchinhos gostosos e mais saudáveis valem tanto pra quando você estiver em casa quanto pro trabalho. Além de serem bons para o corpo, estimulam a saúde emocional.

Se apoie na arte e na cultura para aliviar o stress

Passamos boa parte do nosso tempo em meio a uma grande quantidade de trabalho a ser feito, responsabilidades que um lar exige e lidando com problemas pessoais. Mas será que é possível encontrar um momento de paz e respiro dentro de toda essa correria? A arte e a cultura podem ser a resposta para essa questão e tudo o que sua saúde emocional precisa.

Uma boa música, conteúdos audiovisuais como filmes e séries, livros, pinturas ou o que mais você gostar. Por exemplo, já indicamos aqui alguns filmes para você que gosta de cinema e boa gastronomia. Mas que tal criar uma lista de músicas preferidas pelo pessoal de casa? Uma boa sessão, com direito a cantorias e danças, se a família se animar, pode ser uma ótima idéia. O melhor dessa dica é que a arte está por toda parte e são muitas as opções para te gerar bem-estar e ajudar a aliviar o estresse do dia a dia. Que tal uma visita virtual ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), por exemplo?

Uma das saídas que a psicologia encontrou para prevenir e controlar problemas relacionados à mente, foi a de tentar incluir pequenos hábitos no seu dia a dia que ajudem a identificar as emoções e a ter mais controle sobre os pensamentos. A arteterapia é uma dessas práticas, que pode servir como instrumento de intervenção voltada ao enfrentamento e à diminuição do sofrimento psíquico ou mesmo como forma de alívio.

Muitas pessoas usam a escrita como ferramenta de autoconhecimento, outras usam a meditação para se conectar com si mesmo. Uma alternativa para impulsionar nas emoções e na saúde, são atividades como dança, música, pintura, escultura, teatro, entre outras. Sabe aquele velho ditado que diz “Quem dança, os seus males espanta”? Pois então, está mais do que certo. Dançar pode ser mais do que arte e diversão, pode ser uma forte aliada da saúde física e emocional.

Contato com a família é um ótimo remédio

Já falamos no nosso site sobre a importância da família para o nosso bemestar e uma coisa que ficou muito clara neste período de isolamento social que estamos vivendo é o valor do contato e do apoio do núcleo familiar, mesmo que de maneira não presencial, para o bem da saúde emocional de todos nós.

Contar com o apoio familiar faz toda a diferença no nosso bem-estar, em todas as etapas da nossa vida e em todas as circunstâncias. Lembrar de apoiar os demais membros que estão ao nosso redor, dedicando um tempinho diário para cuidar e demonstrar afetos pelos nossos alimenta este ciclo tão saudável e fundamental em nossas vidas.

Como estamos afastados de nosso círculo social e das atividades que tínhamos o costume de praticar, ficamos mais vulneráveis. Algumas pessoas possuem até grandes dificuldades em lidar com esse cenário, desenvolvendo problemas emocionais ou físicos. E é nesse momento que passar um tempo em família faz toda a diferença. Assim que nos aproximamos de quem amamos, conseguimos ocupar a mente, nos esquecer dos problemas e prezar pela nossa saúde emocional.

Respeite os horários de trabalho e os de descanso

Junto da pandemia, nasceu a necessidade do trabalho via home office para diminuir o risco de contágio do covid-19. Mas, o que vem preocupando psicólogos e até mesmo familiares mais próximos, é que junto dessa mudança, veio o excesso de trabalho. O que pode acarretar no aumento de diversas doenças, como hipertensão e diabetes, e inclusive, síndromes e transtornos na saúde emocional.

Mas é bom lembrar que, mesmo em home office, é de suma importância que se tenha um tempo de intervalo para alimentação e descanso, o que mesmo em um trabalho remoto, é garantido pela lei.

Outra dica importante é tentar manter sua rotina mais próxima do que era antes. Acorde, tome um banho, um café da manhã saudável, tire o pijama como se realmente fosse sair para trabalhar e respeite seus horários.

Conte com o apoio do PAE – Programa de Assistência ao Empregado

Você sabia que a VR conta com um serviço de apoio ao trabalhador que pode te ajudar com questões de vários tipos, inclusive as psicológicas, no caso de maiores de 18 anos? Além de tirar suas dúvidas financeiras e jurídicas, o serviço presta atendimento exclusivo, personalizado e sigiloso para você e demais membros da sua família. A VR ajuda vocês a cuidarem sempre da saúde emocional.

Para ter acesso ao PAE, fale com o RH da sua empresa ou entre em contato com a nossa área comercial.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!