btn
Programa de reconhecimento
Programa de reconhecimento
fade

Veja como estruturar um programa de reconhecimento em sua empresa

Criar um programa de reconhecimento na empresa é fundamental para demonstrar que o negócio valoriza o trabalho dos funcionários. Esse ponto é muito importante para as instituições que querem crescer e motivar cada vez mais os colaboradores.

Então, se você quer promover um programa de reconhecimento de funcionários, saiba que existem alguns pontos importantes para realizar as ações e manter os trabalhadores entusiasmados, além de criar um ambiente de trabalho saudável, deixando-os mais felizes e dispostos.

Saiba qual é a importância do programa de reconhecimento

O reconhecimento de colaboradores é importante para reter talentos, aumentar a produtividade e engajar os trabalhadores. Esse programa é desenvolvido de acordo com a cultura e os valores da empresa. O objetivo é valorizar as pessoas pelo desempenho, normalmente, recompensando os funcionários.

O programa de reconhecimento é importante para manter o colaborador interessado, ajudando-o a continuar contribuindo para o crescimento da instituição. Além de contar com um ambiente mais saudável para trabalhar, o funcionário desempenha as atividades com mais qualidade e cada vez melhor.

Com tudo isso, a empresa diminui a rotatividade de funcionários, aumenta a qualidade de vida do trabalhador e eleva o nível de sucesso da instituição. Assim, os colaboradores também sentem que estão fazendo a diferença, e isso os faz sentirem indispensáveis em suas funções.

Veja algumas dicas para criar um programa de reconhecimento

Programa de reconhecimento de funcionários

Para criar os programas de reconhecimento de colaboradores, é preciso pensar em um plano e fazer pesquisas, considerando diversos fatores. Esse agradecimento não precisa ser apenas financeiro. É interessante oferecer alguma ação que toque o coração do funcionário, fazendo-o sentir importante e valorizado. Confira algumas dicas.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

1 – É importante considerar a opinião dos funcionários

Exercer a escuta ativa ajuda a melhorar o relacionamento entre os funcionários e a empresa. Para executar o programa, é necessário conversar com os colaboradores. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa para obter algumas opiniões. Assim, você pode ver como eles preferem ser avaliados e quais tipos de prêmios querem receber.

2 – Pense em um plano de ação e critérios de avaliação

O próximo passo é estabelecer um plano de ação e critérios de avaliação. Você pode criar um programa de reconhecimento por tempo de empresa, metas alcançadas, vendas, inovações apresentadas, entre muitas outras possibilidades. Isso deve estar bem definido para evitar dúvidas entre os colaboradores.

3 – Pense em prêmios e bonificações

Pensar nos prêmios também é outro ponto importante. Entre eles, você pode enviar uma mensagem de reconhecimento ao colaborador, com uma homenagem de agradecimento, por exemplo. Também pense em bonificações, como viagens, dias de descanso, produtos personalizados, cartões com benefícios, entre outros prêmios que estimulem ainda mais os funcionários.

4 – Apresente o plano a todos os colaboradores

Depois de pensar em todos os critérios de avaliação, prêmios e benefícios que serão oferecidos, é hora de comunicar todo o time. Os líderes das equipes terão um papel fundamental nessa etapa. Por isso, eles devem conhecer bem todas as regras, já que irão avaliar o desempenho de cada um. Essa apresentação é importante para incentivar, engajar e motivar todos os membros da empresa.

5 – Estimular a colaboração é fundamental

Por fim, é natural criar uma competição saudável entre os trabalhadores. Porém, é muito importante estimular a colaboração entre eles, enfatizando a importância do trabalho em equipe. Sendo assim, é indispensável pensar em estratégias de avaliação que envolvam a empresa inteira, todos os setores e departamentos. Dessa maneira, você terá um programa de reconhecimento justo e saudável.

A VR benefícios é a parceira ideal para ajudar no programa de reconhecimento

Que tal contar com uma parceira para ajudar nessas tarefas? A VR Benefícios tem diversos produtos para sua empresa oferecer aos colaboradores. Entre eles, você encontra o VR Cultura, para incentivá-los a ir a cinemas, museus e teatros. O VR Multibenefícios pode ser usado em materiais para home office, pagamento de contas de água, luz, entre outros.

Com a VR Benefícios, você conta com esses e muitos outros produtos para ajudar no programa de reconhecimento. Assim, é possível cuidar dos seus funcionários, oferecendo prêmios e bonificações para incentivá-los, além de mostrar como o esforço deles é reconhecido.

Conosco, você ainda conta com uma plataforma acessível e muito fácil de utilizar. Acreditamos que, com mais tempo, a vida fica melhor, mais fácil e simples. Por isso, otimizar as suas tarefas é nossa prioridade: todos os pedidos e agendamentos podem ser feitos por meio do nosso portal ou pelo telefone. Venha saber mais!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!