btn
9 box
9 box
fade

9 Box: conheça o método eficiente para avaliação profissional

O mundo do trabalho criou, nas últimas décadas, diversas formas de avaliar o desempenho dos funcionários. Mais do que uma simples avaliação de lucro, surgiram métodos para entender a contribuição individual. Nesse contexto, a 9 Box é uma das formas de avaliação mais consolidadas.

A 9 Box, ou Nine Box, consiste em uma matriz que avalia o desempenho e o potencial do funcionário. É uma ferramenta aplicada há décadas em empresas no mundo. Junto a outras metodologias, ela auxilia a entender a função de cada profissional e sua importância na empresa.

Quer saber mais o que é 9 Box? A VR Benefícios preparou um texto completo, demonstrando como implementar a ferramenta em seu trabalho e as vantagens. Você verá como essa análise pode auxiliar a eficiência de seu negócio.

O que é 9 Box?

A 9 Box é uma ferramenta de avaliação de desempenho, composta por uma matriz 3×3. Os critérios avaliados são desempenho e potencial, em três níveis. Assim, o profissional é colocado em uma intersecção na matriz entre as duas características.

A 9 Box foi criada nos EUA, na década de 1970, para analisar aplicações no mercado financeiro. Entretanto, a matriz foi modificada em relação ao seu objetivo, que, hoje, é analisar o desempenho de funcionários nas empresas.

A ferramenta permite a visualização, de forma eficiente, das características dos profissionais. A partir dela, a empresa pode entender os erros e os acertos do colaborador.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Como fazer a avaliação

9 box

O nome 9 Box vem dos quadrantes da matriz: justamente nove. Para fazê-lo, você deve criar um eixo vertical de “potencial”, com três linhas das classificações “alto”, “médio” e “baixo”; e um eixo horizontal de “desempenho”, com as colunas “acima do esperado”, “esperado” e “abaixo do esperado”.

Então, os líderes ou os profissionais de RH identificam em qual classificação do eixo “potencial” e do eixo “desempenho” o funcionário se encontra e encontram o quadrante que o representa na intersecção dos eixos. Os dados do desempenho precisam ser sólidos, a partir de relatórios, entrevistas e outras análises da empresa.

Para facilitar a visualização, os quadrantes são nomeados. Por exemplo, se um profissional estiver no quadrante da intersecção entre potencial alto e desempenho acima do esperado, pode ser classificado como “alto potencial”, o ideal de um funcionário.

Porém, a análise da Nine Box no RH não deve ser meramente para taxar um profissional como bom ou ruim. A avaliação funciona para compreender os perfis na empresa, como um funcionário que precisa ser lapidado por ter alto potencial, mas desempenho abaixo do esperado.

Após a avaliação 9 Box

As análises devem ser compartilhadas com as áreas interessadas na empresa, inclusive com a pessoa analisada, só assim os setores do trabalho e os colaboradores entenderão o que melhorar e quais decisões tomar.

Não se esqueça de comparar a pesquisa 9 Box com outras, como de clima organizacional. Uma pesquisa pode apresentar boas respostas, todavia é só em conjunto a outras que a empresa terá um diagnóstico completo.

A Nine Box funciona como documento e argumento para promover novas diretrizes nas empresas. Pesquisas corporativas são tão importantes justamente para melhorar a produtividade e desenvolver um ambiente cooperativo.

As vantagens da 9 Box

Quando a empresa realiza a análise 9 Box, vários são os benefícios para o ambiente corporativo, desde a motivação no trabalho até o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável. Separamos algumas das vantagens da matriz abaixo.

Retenção de talentos

Ao aplicar a Nine Box, as empresas entendem o valor do funcionário em determinadas atividades e a dificuldade caso o trabalhador saia da empresa. Assim, a empresa pode reconhecer os bons profissionais e promover ações para a retenção de talentos.

Direcionamento de funções

Muitas vezes, profissionais de qualidade e com potencial estão executando tarefas em que rendem pouco. A 9 Box auxilia a identificar essas lacunas na empresa para remanejar as funções. Dessa forma, os trabalhadores executam as tarefas para as quais estão mais aptos.

Clima organizacional

Ao compreender o desempenho e o potencial de cada funcionário da equipe, os líderes podem oferecer feedbacks e até remanejar funções para criar um ambiente colaborativo harmônico. Ou seja, análises são o passo inicial para entender o que está certo e errado, desenvolvendo um bom clima organizacional.

Melhora na qualidade da comunicação

Os feedbacks, a partir das análises, não só auxiliam o clima organizacional, mas toda a comunicação da empresa. O funcionário descobrirá seus pontos negativos e positivos, e a empresa conhecerá verá por que não está extraindo o melhor de seus funcionários. Ou seja, é uma comunicação de mão-dupla.

A VR Benefícios oferece o melhor para sua empresa!

Viu só como aplicar métodos de análise torna o trabalho mais eficiente e harmônico? O mundo corporativo moderno valoriza os bons profissionais e visa sempre impulsionar os talentos. Inclusive, uma das melhores maneiras de motivar os trabalhadores é oferecer benefícios!

A VR Benefícios é líder no mercado de cartões corporativos, como vale-alimentação e vale-transporte. Nossos serviços são aceitos em todo Brasil e preferidos pelos trabalhadores pela praticidade e segurança.

Que tal conferir o VR Alimentação, nosso cartão aceito por supermercados, mercearias e outros estabelecimentos comerciais no território nacional? Nós ainda temos um aplicativo completo, no qual você confere todos os gastos!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!