btn
10 ideias para fazer o vale-alimentação durar mais
10 ideias para fazer o vale-alimentação durar mais
fade

10 ideias para fazer o vale-alimentação durar muito mais

Quem recebe o vale-alimentação já deve ter tido a sensação de que o benefício termina bem antes do mês acabar. Como acontece com as finanças pessoais, que devem ser controladas com critério, também benefícios como o vale-alimentação e o vale-refeição precisam ser bem administrados. 

No caso do vale-alimentação e se você faz compras semanais, um cuidado é fazer o cálculo para descobrir quanto gasta por semana para que o benefício dure mais dias. Se as compras forem quinzenais, faça outra conta para estipular quanto pode gastar a cada 15 dias.

O mesmo raciocínio pode ser usado com o vale-refeição. Basta dividir o valor recebido pelo número de dias de trabalho. O resultado obtido é o valor médio que pode ser gasto para almoço. Esses cálculos ajudam a ter mais controle sobre o saldo do vale-alimentação e do vale-refeição

É claro que, quando sentir vontade de fazer compras em um lugar diferenciado ou almoçar em um restaurante um pouco mais caro, não é preciso abrir mão desse prazer. Como o gasto será um pouco maior nessa ocasião, compense nos dias seguintes, reduzindo o que vai gastar. Conheça mais dicas para fazer o vale-alimentação durar:

Sumário

  • Como funciona o vale-alimentação?
  • Veja a importância de controlar o saldo do vale-alimentação
  • Aprenda a consultar o saldo do vale-alimentação 
  • 6 dicas para o vale-alimentação durar mais

Como funciona o vale-alimentação?

O vale-alimentação é um benefício concedido pelas empresas para colaboradores no regime de trabalho CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Além do vale-alimentação, destinado a compras de alimentos em mercados, hortifrutis, supermercados e sacolões, esses trabalhadores recebem o vale-refeição, que é um valor mensal para o gasto com refeições diárias no intervalo do almoço. 

A inflação tem corroído tanto os salários quanto o saldo desses benefícios, pois os alimentos sofreram seguidas altas de preço nos últimos meses. 

Então fazer o vale-alimentação e o vale-refeição durar até o fim do mês tem sido um exercício e tanto. Mas com as nossas dicas você vai conseguir administrar melhor esses benefícios. Confira:

Veja a importância de controlar o saldo do vale-alimentação

Como para fazer o vale-alimentação durar mais

Com dicas simples, é possível controlar o saldo do vale-alimentação para que dure um pouco mais. Veja o que fazer:

  1. Atenção ao saldo – consultar o saldo do vale-alimentação com frequência ajuda a controlar melhor os gastos com esse benefício e, consequentemente, programar melhor suas compras.
  2. Procure descontos – preste atenção às promoções das grandes e pequenas redes perto de casa para controlar o saldo do vale-alimentação. Há mercados que escolhem um dia na semana para dar descontos, como o dia dos orgânicos etc. 
  3. Não faça compras com fome – parece bobagem, mas não é. Pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, revelou que pessoas com fome escolhem mais alimentos calóricos e gastam mais. O melhor período para fazer compras com seu vale-alimentação é depois do almoço.

Evite as taxas de entrega – serviços de delivery podem facilitar a vida, mas mesmo entre os apps há os que praticam taxas mais baixas e até dão gratuidade em alguns casos. Se for comprar com vale-alimentação, procure o melhor custo para seu bolso.

Aprenda a consultar o saldo do vale-alimentação

Levantamento feito por vários institutos de pesquisa mostram que os gastos com comida representam mais de 60% do valor do salário-mínimo. Isso significa que a alimentação tem um impacto expressivo no orçamento doméstico. Ao administrar bem o saldo do vale-alimentação, você consegue controlar melhor seus gastos.

Consultar o saldo do vale-alimentação com frequência é muito importante para fazer uma gestão mais eficiente desse benefício. Para ajudar os colaboradores nessa tarefa, a VR criou o SuperApp VR e Você para, entre outras coisas, permitir a consulta do saldo, da rede credenciada, pagamento com QR Code, entre outras informações. 

Muitas pessoas têm dificuldade e acham confuso fazer qualquer controle financeiro. Mas existem planilhas gratuitas disponíveis na internet bem fáceis de serem usadas para ajudar no controle dos gastos do dia a dia e podcasts de educação financeira que vão ajudar a organizar as finanças, incluindo consultar o saldo do vale-alimentação.

Por isso, é muito importante aprender a gerenciar suas despesas, fazendo com que benefícios como o vale-alimentação e o vale-refeição durem mais tempo. Esse cuidado evita o estresse de pagar as despesas com alimentação usando o salário. Além disso, não faz a ansiedade aumentar com a espera pela próxima recarga.

6 dicas para o vale-alimentação durar mais

Como você viu, o segredo para o vale-alimentação durar mais é fazer um bom planejamento financeiro. Mas existem algumas dicas que ajudam a controlar melhor o saldo e esticar o seu benefício. Entenda:

  1. Atenção aos descontos – já existem grandes redes de varejo que vendem frutas e legumes com pequenas imperfeições, mas absolutamente saudáveis e frescos, com descontos que chegam a 30%. Essa tendência é parte do movimento mundial Ugly Food  (comida feia) para evitar o desperdício.
  2. Valorize a fidelidade – há grandes redes que oferecem programas de fidelidade com descontos em produtos ou a possibilidade de acumular pontos que viram brindes. Fique de olho nos apps para acompanhar o que vale a pena comprar e, assim, fazer seu vale-alimentação durar mais.
  3. Compre produtos da safra – itens de alimentação fora da época são mais caros, pois a produção precisa de mais investimentos, que são repassados ao preço final para os clientes. Então, olho na tabela da safra – divulgada, geralmente, pelas centrais de abastecimento dos estados. 
  4. Compre e congele – um produto da safra está com preço imbatível? Compre, higienize e congele. Estudos mostram que o congelamento faz o alimento perder poucos nutrientes, o que não compromete sua nutrição (desde que congelados corretamente).
  5. Reaproveite – o brasileiro não tem o hábito de reaproveitar alimentos nem aproveitá-los integralmente. Existem sites que ensinam receitas com a polpa e casca das frutas ou a transformar o arroz que sobrou em bolinhos deliciosos. Use a criatividade.
  6. Vá às compras com uma lista – isso evita a compra por impulso, fazendo você levar para casa itens caros e que, muitas vezes, ficam esquecidos na geladeira ou no armário. Então, invista um tempo em preparar a lista com o que você realmente precisa. 

Como você viu nas dez ideias descritas neste conteúdo, com pequenas mudanças de hábito e de rotina vai ser possível fazer o vale-alimentação durar mais, ajudando a equilibrar seu orçamento e, quem sabe, até economizar. 
E uma dica bem especial para finalizar. Consulte o nosso SuperApp VR e Você, que mostra o saldo e ainda dá dicas para controlar os gastos, de acordo com o saldo disponível.

SuperApp VR e Você

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!