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Black friday: conheça as estratégias para vender muito mais

A Black Friday é hoje um dos dias de vendas mais importantes do Brasil. Como acontece nos Estados Unidos, a data dá início à temporada de vendas de fim de ano.

Nos Estados Unidos, onde surgiu – uma sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)  e pegando carona nesse feriado americano – a tradição é oferecer descontos expressivos em uma gama variada de produtos. Algumas marcas fazem de tudo para vender até zerar os estoques. 

Quando chegou ao Brasil, em 2010, a Black Friday não animou os consumidores nem teve grande adesão dos comerciantes. Dois anos depois, no entanto, a Black Friday retornou com tudo e ganhou, ao longo dos anos, a relevância que tem atualmente. 

Hoje, não apenas o comércio online aderiu, como as lojas físicas promovem ofertas que acontecem praticamente durante todo o mês de novembro. 

Pesquisa da MField com 2300 entrevistados revelou que a expectativa de realizar compras nessa data este ano aumentou 32,2% com relação a 2022. Para 2023, mais de 75% querem fazer compras (no ano anterior foram 43,4%) em lojas online e físicas, sendo a maioria preferencialmente nos meios digitais. 

Para os comerciantes, esta é a última oportunidade, antes das festas de fim de ano, para vender mais. Por isso, é tão importante prestar atenção a alguns pontos para se preparar para o boom de vendas, como você vai ver neste conteúdo. Confira: 

Sumário

  • Quando é a Black Friday?
  • Quando e onde começou o dia da Black Friday?
  • Como aproveitar a Black Friday 2023 no Brasil

Quando é a Black Friday?

Este ano, a data no Brasil será no dia 24 de novembro. De acordo com levantamento da Neotrust, empresa especializada em análise de dados, a perspectiva é de que a Black Friday seja ainda melhor do que a do ano passado, com faturamento de mais de R$ 6 bilhões sendo apenas no comércio eletrônico.

De acordo com a empresa, a expectativa é de aumento de vendas de 12,6% em relação ao ano anterior, confirmando a maturidade do mercado brasileiro. Para aproveitar melhor este período, o comércio precisa ficar atento, especialmente, a esses quatro pontos:

  • Oferecer vantagens reais: não há nada mais frustrante para o consumidor do que perceber que foi enganado na Black Friday porque comprou um produto cujo preço foi majorado dias antes para ser reduzido um pouco depois, dando a falsa sensação de desconto. Essa prática enganosa, adotada por alguns comércios, ganhou até um apelido no Brasil: “Black Fraude”. 
  • Estoque cheio e variado: é importante caprichar no estoque para oferecer uma gama de bons produtos e preços realmente competitivos. Lembre-se que muitos consumidores aproveitam esta época para antecipar as compras de fim de ano para garantir bons preços. 
  • Reforce a segurança do site: é importante ter um site seguro, com boas promoções e altamente amigável para atrair a atenção dos consumidores. Ofereça também diversas formas de pagamentos e desenvolva um check out rápido. 
  • Capriche na divulgação da sua campanha: use as redes sociais para divulgar suas promoções de Black Friday e escolha alguns produtos com bons descontos para divulgar e vender mais.

Quando e onde começou o dia da Black Friday?

O dia da Black Friday surgiu nos Estados Unidos, embora não se saiba ao certo quando. Há pelo menos três versões para a sua origem, em datas bem distintas. 

Na tradução literal, Black Friday significa “Sexta-feira negra”. Remete ao dia de ação de graças americano (Thanksgiving), em que o comércio sai do vermelho porque as empresas fazem promoções, abrindo a temporada de compras do Natal.

A tradição americana ganhou o mundo e chegou ao Brasil com força a partir de 2012, impulsionada por uma estratégia coordenada do comércio das lojas de eletrônicos para vender mais e faturar com isso.

A estratégia de vendas deu tão certo que, atualmente, todo o comércio promove descontos. Embora esse clima tome conta do país, é importante prestar atenção a alguns detalhes para faturar mais com a última oportunidade de boas vendas antes do Natal e do Réveillon. 

Como aproveitar a Black Friday 2023 no Brasil

Para aproveitar a Black Friday 2023 no Brasil e realizar os melhores negócios, siga estas dicas:

  1. Faça um planejamento cuidadoso – com antecedência, estabeleça um planejamento criterioso para não deixar nada faltar na sua loja física ou online. 
  2.  Crie uma lista de desejos: desenvolva campanhas e divulgue os produtos que são os queridinhos dos consumidores. Isso ajuda a atrair a atenção e a vender mais.
  3.  Faça uma newsletters para divulgar a campanha: aproveite seu mailing e crie promoções exclusivas para informar os clientes antecipadamente sobre as promoções. Se possível, ofereça descontos especiais para eles.
  4.  Cuide da reputação da loja: Certifique-se de que não há mensagens sem resposta nos sites de reclamações. Lembre-se de que os consumidores consultam esses sites para checar se uma empresa é idônea e se respeita o consumidor.
  5. Atenção aos horários: a Black Friday começa geralmente à meia-noite. Então, prepare tudo para que as promoções entrem no horário programado.
  6. Pense no frete: faça as contas e avalie se vale a pena oferecer frete grátis e entrega rápida.
  7. Aproveite para reter clientes: pense em incentivos para fidelizar clientes, oferecendo descontos.
  8.  Acompanhe os resultados: veja as métricas de desempenho na Black Friday, como conversão, tráfego e vendas, e use essa experiência para ajustar o que for preciso.
  9. Capacite e engaje sua equipe: capriche no treinamento da equipe para garantir um atendimento de qualidade.  

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