btn
recrutador realizando uma entrevista estruturada
recrutador realizando uma entrevista estruturada
fade

Como realizar uma entrevista estruturada na sua empresa

O processo seletivo é uma das etapas mais importantes para as empresas. Afinal, é preciso escolher corretamente o profissional que irá ocupar cargos essenciais. Assim, uma excelente maneira de recrutar candidatos de maneira padronizada e justa é realizar a entrevista estruturada.

A etapa é uma das técnicas de recrutamento utilizadas, assim como a dinâmica de grupo e os testes de personalidade. Ao estabelecer um padrão para todos os candidatos na entrevista, ela abre espaço para processos mais personalizados nas próximas fases.

Quer saber o que é entrevista estruturada e como aplicá-la em sua empresa? A VR Benefícios preparou um texto completo para você entender tudo sobre o assunto, inclusive as vantagens para o ambiente de trabalho.

O que é entrevista estruturada?

A entrevista estruturada consiste em uma sequência de perguntas pré-determinadas aplicadas para todos os candidatos à vaga. Os profissionais de RH estabelecem um roteiro segundo os interesses da empresa, promovendo a imparcialidade e a padronização das entrevistas.

Esse modelo de entrevista é aconselhado para obter respostas descritivas mais curtas e rápidas, ou mesmo a partir de alternativas de múltipla escolha e binárias, como “sim” ou “não”. Assim, a entrevista estruturada pode ser aplicada em diversos meios: presencial, on-line ou por telefone.

Por serem mais breves e padronizadas, as respostas podem ser documentadas e comparadas facilmente. Porém, o método tem um lado negativo: ele deixa poucas brechas para respostas mais complexas, que aprofundam a discussão e revelam parte da personalidade do candidato.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Como fazer uma entrevista estruturada?

recrutador realizando uma entrevista estruturada

Como vimos, os recrutadores utilizam esse método para padronizar uma etapa do processo seletivo. Pela facilidade de coletar e analisar os dados, todo RH deve considerar o modelo em conjunto a outras estratégias. A seguir, listamos cinco dicas de como realizar uma entrevista estruturada.

O que sua empresa procura?

Todo roteiro de entrevista estruturada começa com uma simples pergunta: o que sua empresa deseja com a entrevista? Pode ser uma descrição da formação ou experiência profissional, ou até soluções para problemas corporativos hipotéticos.

Há diversas abordagens e temas para se analisar nas entrevistas. O importante é não se perder mesclando temáticas e delimitando o escopo das perguntas. Só você saberá quais são os candidatos certos para as vagas.

Critérios de avaliação

Delimitado o recorte da entrevista, o próximo passo é estabelecer os critérios de avaliação. A resposta pode ser aberta, binária (como “sim” ou “não”) ou de múltipla escolha. Uma forma bastante comum são as respostas em graduação, por exemplo: “concordo”, “concordo parcialmente”, “discordo parcialmente” e “discordo”.

Crie o roteiro

Após estabelecer o tema e o formato, é hora de elaborar as perguntas. Prefira frases objetivas e claras. Se for analisar os aspectos técnicos na entrevista estruturada, um exemplo seria: “Quais ferramentas da profissão você domina? Há quanto tempo as utiliza?”.

Onde aplicar a entrevista estruturada?

Um aspecto fundamental da entrevista — e muitas vezes negligenciado — é o ambiente em que ela é aplicada. Uma entrevista presencial, por exemplo, possibilita interações diferentes de uma on-line. Enquanto a primeira admite respostas um pouco mais longas, a entrevista a distância geralmente acontece em um tempo menor.

Organize as respostas

Tão importante quanto realizar as entrevistas é organizá-las e analisá-las. Para isso, é preciso desenvolver um modo de arquivar as respostas, como em planilhas e pastas. Quanto mais organizados os documentos, mais fácil será acessá-los e comparar os candidatos para escolher o mais preparado.

Vantagens da entrevista estruturada

Agora que já entendemos como a entrevista estruturada integra as técnicas de recrutamento e seleção, é preciso identificar os motivos para aplicar o modelo. Assim, você vai entender se esse é o melhor método para o seu processo seletivo.

Objetividade e imparcialidade

Com a padronização das perguntas, temos diversos pontos positivos. Primeiramente, todos têm um tratamento igual no processo de entrevista, buscando a imparcialidade. Depois, o roteiro das entrevistas fornece diretrizes que podem ser seguidas por diferentes profissionais durante muitos anos.

Facilidade para analisar dados

As informações da entrevista estruturada são mais objetivas e podem ser compiladas mais facilmente em planilhas, tabelas e arquivos. Assim, os analistas utilizam os dados em diferentes perspectivas, podendo usar até o conhecimento de programação da seção de T.I para promover análises mais profundas.

Otimização do tempo

Ao desenvolver perguntas pré-determinadas, os recrutadores não perdem tempo com pormenores e podem estimar com mais exatidão o tempo dedicado ao processo seletivo. Além disso, principalmente no on-line e nos documentos escritos, é possível concentrar mais perguntas com mais eficiência.

Conheça as vantagens da VR Benefícios para a sua empresa!

Viu só como a entrevista estruturada pode ser perfeita para as demandas da sua empresa? O modelo auxilia não só na escolha de bons candidatos, mas na gestão de talentos como um todo. Identificar talentos é uma tarefa difícil, mas que pode se tornar mais fácil com os métodos corretos.

Para manter e motivar talentos, uma das maneiras mais eficientes é oferecer benefícios, como vale-refeição e cultura. A VR Benefícios fornece serviços de cartões corporativos seguros, fáceis de utilizar e aceitos no Brasil inteiro.

Que tal conhecer o VR Auto? O cartão oferece flexibilidade na hora de abastecer veículos e praticidade na gestão de gastos e na locomoção. Tudo na palma da mão com um aplicativo seguro e fácil de usar!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!