O ser humano é sociável por natureza. E uma das suas habilidades mais importantes é a de se comunicar de formas variadas – seja por gestos, palavras, escrita e até expressões corporais. Essa capacidade recebe o nome de comunicação interpessoal.
Quanto mais natural, mais efetiva a comunicação interpessoal será. Isso acontece também no meio corporativo. Não por acaso, empresas que se comunicam melhor dão 47% mais lucro, segundo dados publicados na Harvard Business Review.
De acordo com o estudo, uma comunicação interna eficaz pode manter os funcionários envolvidos no negócio, reter talentos, fornecer valor consistente aos clientes e proporcionar um bom retorno financeiro para os acionistas.
É possível entender o papel da comunicação interpessoal nas empresas ao imaginar o estrago que uma orientação mal formulada ou mal compreendida pode causar em um projeto ou no trabalho. Ou mesmo como uma comunicação não-violenta pode contribuir para evitar conflitos. Veja a seguir:
Sumário
- O que é a comunicação interpessoal?
- Como ter uma boa comunicação interpessoal no trabalho
- Comunicação interpessoal e solução de conflitos: saiba usar no trabalho
O que é a comunicação interpessoal?
A comunicação interpessoal é um processo de troca de informações entre as pessoas ou grupo de pessoas. Essa troca deve ser direta, podendo ser verbal (fala e linguagem), não verbal (gestos, expressões, linguagem corporal) ou por escrito (bilhetes, mensagens, e-mails, comunicados etc).
Existe ainda uma outra definição – a da comunicação paraverbal -, que tem relação direta com o tom e o volume da voz, além do ritmo do discurso.
Para saber como a comunicação acontece, primeiro é preciso entender que existe uma mensagem (o conteúdo que deve ser transmitido), um emissor (quem transmite), um receptor (quem recebe), um canal (meio usado para transmitir) e um código (o idioma usado).
Depois de compreender esse processo, é possível avaliar o papel da comunicação interpessoal no nosso dia a dia. Afinal, é por meio dela que as pessoas se expressam, demonstram suas ideias, planos, projetos e sentimentos. A qualidade dessa comunicação também é importante porque pode alterar a forma como as pessoas percebem as outras. Por isso, deve ser clara, objetiva, respeitosa, empática e compatível com o público a que se destina. Esse tipo de comunicação interpessoal terá sempre lugar no mercado de trabalho do futuro.
Como ter uma boa comunicação interpessoal no trabalho
A forma como a equipe enxerga um gestor ou colega de trabalho tem relação direta com a comunicação interpessoal deles. Ou seja: uma pessoa que interage pouco nem sempre é alguém que não gosta de contato com outras pessoas.
Pode ser simplesmente um colega de trabalho mais tímido. Por isso, é tão importante desenvolver uma boa comunicação interpessoal no trabalho. Essas 7 dicas apontam o caminho:
Saiba ouvir – ouça com atenção quando alguém estiver falando e demonstre interesse verdadeiro. Não interrompa falas nem fique mexendo no celular quando alguém se dirigir a você. Essa é a chamada escuta ativa.
Tenha clareza e objetividade – fale de forma direta, objetiva, com linguagem simples, acessível para que todos compreendam o que você diz.
Vença a timidez – pense em como superar a timidez no ambiente de trabalho para que as pessoas não façam um julgamento errado de você e isso atrapalhe a comunicação interpessoal.
Seja empático – empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender seu ponto de vista. Portanto, evite julgar precipitadamente.
Pratique a comunicação não-violenta – evite expressões mais rudes ou falar em tom mais ríspido com as pessoas, mesmo discordando delas. Seja educado e evite conflitos.
Envie mensagens diretas – seja claro e conciso na comunicação escrita para evitar confusões e sempre responda as pessoas, dando feedback. .Valorize a diversidade – ter equipes mistas é fundamental para criar um ambiente mais diverso, criativo e inclusivo. Estimule a troca de experiências e ideias. Isso ajuda a criar um time mais forte e mais coeso.
Comunicação interpessoal e solução de conflitos: saiba usar no trabalho
Como foi visto, a comunicação interpessoal é essencial para o entendimento mútuo, gerar confiança, criar vínculos e estimular a cooperação entre as pessoas.
Mas também é essencial para resolver conflitos em uma equipe. Isso acontece quando há sérias divergências de ideias ou pontos de vista e essas diferenças não são expostas e equacionadas.
Por isso, em caso de conflito, é ainda mais importante manter uma comunicação interpessoal para resolver as desavenças de forma mais construtiva,dando a chance para que os dois lados expressem suas preocupações e necessidades.
Nesses casos, saiba como agir. Confira nossos 6 passos para uma resolução eficaz de conflitos, que usa todos os recursos de uma boa comunicação interpessoal:
- Seja proativa – tome as rédeas da situação e resolva o conflito assim que surgir. Não deixe as queixas aumentarem para a situação piorar.
- Fique calmo – controle as emoções se os ânimos se exaltarem. E jamais perca o autocontrole.
- Ouça todos os lados – não tome partido. Ouça todas as partes envolvidas e procure por soluções que apaziguem os ânimos e sejam aceitas pelos dois lados.
- Mantenha a discrição – uma boa comunicação interpessoal envolve respeitar a privacidade das outras pessoas e não as expor indevidamente, especialmente em situações de conflito. Procure falar de forma discreta, sem contaminar o restante da empresa com brigas.
- Use mediadores – situações muito difíceis podem precisar de mediadores, pessoas neutras que vão ajudar a solucionar o conflito.
- Estabeleça acordos – se for necessário selar o conflito com um acordo, não se esqueça de documentar tudo por escrito para evitar confusões no futuro.
Não se esqueça de que uma boa comunicação interpessoal tende a se aperfeiçoar com o tempo, a experiência e a maturidade. E assim contribuir para criar um ambiente mais saudável no trabalho. Gostou deste conteúdo? Então, confira outros temas importantes para a carreira no blog VR.