btn
Mulher e homem sentados em volta de uma mesa realizando uma entrevista com o RH
Mulher e homem sentados em volta de uma mesa realizando uma entrevista com o RH
fade

Confira 7 dicas para ir bem em uma entrevista com o RH

Vai ter uma entrevista com o RH e quer se sair bem? Ao procurar um novo emprego, participar de processos seletivos pode gerar bastante ansiedade e nervosismo. Afinal, esse é o momento de mostrar as melhores habilidades e ganhar destaque aos olhos do entrevistador.

Pensando em te ajudar nesse momento, a VR Benefícios separou algumas dicas para a entrevista. Assim, você consegue se preparar para essa etapa e tem mais chances de conseguir transmitir a mensagem que deseja e conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Vem conferir!

1 – Pesquise sobre a empresa e a vaga

O primeiro passo para ir bem na entrevista com o RH é pesquisar sobre a empresa e a vaga para a qual se candidatou. Essa fase é importante para você apresentar interesse pelos valores e cultura, além de conhecer mais a fundo o lugar onde deseja trabalhar.

É possível buscar essas informações no próprio site da empresa, nas redes sociais ou até mesmo em notícias recentes. Assim, quando iniciar a conversa com o recrutador do RH, você vai se sentir mais confiante, e o papo vai fluir bem melhor. Com isso, você também consegue ver se os seus valores são compatíveis com os da instituição.

2 – Estude as perguntas mais comuns

Cada entrevista e processo seletivo varia muito de acordo com cada valor, cultura e política das empresas. Porém, existem algumas perguntas muito comuns que são feitas pelos entrevistadores. Sendo assim, é legal já pensar em algumas delas para não chegar despreparado. Veja alguns exemplos:

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Por que você se interessou pela vaga?
  • Fale um pouco sobre você.
  • Como você se vê em cinco anos?
  • Conte sobre um conflito que você enfrentou no trabalho e como conseguiu lidar com ele.
  • Qual é a sua maior conquista profissional?

3 – Pratique as respostas

Tão importante quanto as perguntas é estar preparado para as respostas. Por isso, alguns dias antes da entrevista com o RH, é bom pensar em pelo menos três respostas diferentes para cada questão. Dessa maneira, na hora do papo, você não será pego desprevenido e conseguirá transmitir mais segurança.

Claro que não é necessário dar uma resposta robótica, idêntica ao que você treinou, mas é legal praticar e pensar com antecedência nessas perguntas para ter mais confiança e diminuir o nervosismo na hora de conversar com o recrutador.

4 – Lembre-se de fazer perguntas pertinentes

Após as perguntas do entrevistador, chegou a sua hora de tirar as dúvidas. Em uma entrevista de emprego, esse é o momento em que você demonstra interesse e mais conhecimento, realizando indagações bem construídas.

Por isso, se tem qualquer dúvida, essa é a oportunidade adequada de resolver essas questões. Um exemplo é perguntar sobre o que eles esperam de você para os primeiros 90 dias de trabalho ou como acham que a empresa estará em um ano.

5 – Seja honesto e sincero

Os profissionais de RH que realizam o recrutamento e seleção estão acostumados com a ansiedade dos candidatos. Afinal, esses sentimentos são muito comuns durante a entrevista. Por isso, ser você mesmo e responder tudo com sinceridade vai diminuir o nervosismo.

Uma das principais dicas é não elaborar mentiras para impressionar os recrutadores. Responder com honestidade vai simplificar essa etapa, conquistando a vaga mais adequada para o seu perfil. Então, seja claro, sucinto e, por fim, não use gírias na entrevista.

6 – Aproveite para destacar seus pontos fortes

Duas mulheres sentadas em frente a uma mesa fazendo uma entrevista

Além do seu currículo profissional, que já chamou atenção do recrutador, o momento da entrevista também serve para dar mais destaque aos seus pontos fortes. Nessa etapa, é possível falar sobre o seu desenvolvimento e os valores que você aprendeu com experiências anteriores.

Outro ponto importante é enfatizar o aprendizado que você adquiriu ao longo dos anos, seja na faculdade, em cursos, em estágios ou em outras empresas. Assim, na hora da entrevista com o RH, você transmite que sua carreira é traçada por desafios e que está sempre buscando novos conhecimentos.

7 – Escolha o que vai vestir

Pensar no que vai vestir também é fundamental, já que demonstra a sua postura profissional e transmite a imagem que você quer passar. Então, pesquise se a empresa possui regras para as pessoas se vestirem, se é mais formal ou casual. Assim, você vai se sentir mais confortável na hora da entrevista.

A VR Benefícios tem essas e muitas outras dicas para você

Gostou de saber como ir bem na entrevista com o RH? Então continue navegando pelo blog da VR Benefícios para conferir outras dicas que vão ajudar em diversos momentos. Nosso intuito é facilitar a rotina e proporcionar o que há de melhor para você.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!