Sempre que escuta falar do controle de ponto, quem tem mais idade vai associar aos relógios antigos em que o funcionário colocava o cartão para registrar o início e o fim de sua jornada de trabalho.
Com a evolução dos meios digitais, também essa forma de controlar o início, os intervalos e o fim da jornada do trabalhador mudou – e muito.
Hoje, existem softwares e programas que podem ser instalados em celulares, tablets e computadores para registrar a entrada, saída, intervalos e horas extras dos colaboradores, colaborando para um bom controle de ponto de forma eletrônica. O uso da tecnologia é apenas um dos novos desafios do RH.
Além dessas vantagens, é um processo mais ágil e mais seguro de controle de ponto para o empregador e o empregado, pois permite que sejam gerados relatórios com todos os horários do colaborador.
O relatório de controle de ponto mostra de forma objetiva e direta se o colaborador deixou de marcar algum dia, se cumpriu a jornada ou se fez horas extras. O controle de ponto é importante para fazer o fechamento correto da folha de pagamento, evitar incorreções e desrespeito às leis trabalhistas. Confira!
Registro de ponto: aprenda como fazer e a sua importância
O que poucos colaboradores sabem é que o registro de ponto é uma exigência da legislação trabalhista brasileira para as companhias que possuem mais de 20 trabalhadores.
Esse registro é extremamente importante porque, além de seguir a legislação, a empresa consegue fazer o controle mais eficaz das horas trabalhadas e gerir o tempo das pessoas.
Isso permite que os gestores planejem as atividades da equipe, o seu tamanho e as escalas de trabalho. Um bom registro de ponto permite identificar ainda quedas na produtividade para que o gestor faça ajustes necessários para melhorar a performance. A VR possui um ecossistema completo capaz de suprir essas necessidades.
Outro ponto positivo do registro de ponto para pequenas empresas é a redução de conflitos, uma vez que as horas trabalhadas estão registradas e, dessa forma, não geram dúvidas quanto aos valores a serem pagos.
Existem várias maneiras de fazer essa gestão de forma automatizada e o ideal é que sejam apresentadas ao trabalhador no processo de admissão. As principais são:
- Relógio de ponto: as novas versões em nada lembram os relógios antigos. Várias empresas preferem hoje relógios eletrônicos ou biométricos. Os colaboradores usam cartões magnéticos, crachás ou até digitais para marcar o ponto. Tudo muito simples, rápido e eficiente.
- Planilhas: acredite se quiser, mas muitas empresas ainda possuem planilhas para que os colaboradores registrem sua presença de forma manual. Um dos principais problemas é a possibilidade de registrar algum horário errado.
- Apps para dispositivos pessoais: a tecnologia evoluiu ao ponto de os colaboradores poderem baixar no celular, notebook ou tablet os aplicativos para registrar o ponto.
Qual o melhor tipo de controle de ponto para pequenas empresas?
Tudo vai depender do tamanho da companhia, da preferência dos funcionários, da infraestrutura tecnológica e até do orçamento de que dispõe.
Um bom controle de ponto para pequenas empresas envolve opções mais simples e tradicionais, a exemplo dos softwares e aplicativos.
Mas há ainda as econômicas, como os relógios mecânicos (melhores e mais precisos do que os modelos manuais) e o eletrônico (que pode ser biométrico ou por cartão, como explicado anteriormente).
Vale lembrar que a escolha deve levar em conta a adequação do modelo de controle de ponto para pequenas empresas à legislação trabalhista. Além disso, deve permitir gerar relatórios com mais facilidade para um bom controle dos gestores.
O que é o controle de ponto digital?
Como o nome diz, é um meio digital à disposição do funcionário para que possa marcar o ponto. É uma alternativa aos meios tradicionais, sendo uma forma mais tecnológica, moderna, prática, eficiente e rápida de fazer a marcação.
Essa marcação pode ser pelo app, identificação biométrica e até QR Code. O menos indicado é o uso de cartão magnético, pois o funcionário pode perder e isso gerar transtornos.
A seguir, estão listadas 5 vantagens do controle de ponto digital.
1. Formas de marcação digital: o funcionário faz o controle de ponto digital em um app, por biometria ou cartão magnético, o que permite a marcação imediata, sem erros;
2. Armazenamento em nuvem: nesse tipo de controle de ponto digital, as informações são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas, pela internet, de qualquer lugar pelo gestor de RH;
3. Controle digital na marcação do ponto: o controle de ponto digital impede que outra pessoa faça a marcação do ponto no lugar do funcionário. Sem falar que é bem útil para quem atua remotamente e longe do escritório porque não precisa estar em um lugar específico para marcar.
4. Marcação pelo celular: em geral, esse tipo de controle de ponto digital é feito por meio de aplicativos e, para confirmar que é o funcionário mesmo que está marcando o ponto, pode-se usar fotos ou biometria, entre outros tipos de controle digital.
5. Integração com a folha de pagamento: Muitos exemplos de controle de ponto digital estão integrados à folha de pagamento: isso facilita os cálculos de salários, horas extras e demais benefícios que devem ser pagos.
Com o avanço da tecnologia digital era natural que também a área de Recursos Humanos se beneficiasse com essas transformações.
Um dos melhores exemplos desses avanços foi o controle de ponto. Além de facilitar a marcação de entradas, saídas e horas extras dos funcionários, tornou esses processos mais seguros, rápidos e eficientes.
É importante destacar que, qualquer opção escolhida para fazer o controle de ponto, deve observar as regras que protegem quem emprega e quem trabalha. Essas regras devem ser de conhecimento da área de Recursos. Ficou interessado neste conteúdo? Então, confira outros temas importantes para o desenvolvimento de carreiras no blog VR. Clique aqui.