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Desconto de farmácia: como utilizar como argumento de vendas?

Oferecer o desconto farmácia em seu portfólio de benefícios é uma forma de diversificá-lo. Isso, inclusive, é um fator que pode ajudar a aumentar as suas chances de fechar negócios, tendo em vista que as compras em farmácias são comuns na rotina mensal de muitos brasileiros.

No entanto, para quem trabalha com a venda de benefícios, não basta integrar esse item em sua carteira de serviços. É preciso saber explicar sobre a sua importância para obter maior eficiência na hora de vender.

Para ajudar você a melhorar seus argumentos de venda e entender melhor como funciona o desconto de farmácia e quais as suas vantagens, separamos algumas informações sobre ele, adiante. Acompanhe!

O que é o desconto de farmácia?

O desconto de farmácia é um benefício que pode ser oferecido a colaboradores pela empresa para que eles consigam ofertas na hora de comprar medicamentos e outros produtos nesses estabelecimentos.

Quem tem direito a ele?

Normalmente, quem pode usar o benefício são os funcionários da organização que contrata e oferece o desconto farmácia para os seus colaboradores. No entanto, os critérios de concessão aos funcionários podem variar de acordo com a empresa.

No caso da VR, o desconto oferecido é de, no mínimo, 20%, em mais de nove mil estabelecimentos farmacêuticos. Esse benefício é concedido para aqueles que adquirem o cartão vale-refeição ou o cartão vale-alimentação, ficando disponível por meio de cartão virtual em aplicativo.

Para o trabalhador autônomo que comercializa esse tipo de benefício, o desconto farmácia pode ser usado em seu planejamento de vendas e durante a prospecção de clientes, como um diferencial quem vem junto aos dois outros produtos mencionados. Em outras palavras, o desconto farmácia agrega valor ao vale-refeição e ao vale-alimentação.

Isso contribui para melhorar a chance de fechar negócios com empresas que estejam interessadas em oferecer benefícios para seus colaborados, especialmente opções voltadas para a saúde e o bem-estar deles.

Quais os benefícios para quem tem?

Além de o desconto farmácia ser um diferencial, é importante saber quais são as suas vantagens para poder oferecê-lo às empresas durante a prospecção de novos clientes. Para tanto, selecionamos alguns dos principais, a seguir. Confira!

Economia

Os funcionários conseguirão descontos na compra de medicamentos, permitindo que eles economizem. Isso tende a ser ainda mais vantajoso para aqueles que precisam comprar remédios continuamente, seja para eles mesmos, seja para familiares ou conhecidos.

Maior acesso a medicamentos

O desconto proporcionado pode permitir o acesso a medicamentos mais caros que, sem esse abatimento no valor, seriam mais difíceis de ser adquiridos pelos funcionários. Assim, terão uma gama maior de medicamentos para escolher, a fim de tratar enfermidades, dores ou outros tipos de problemas.

Compra em farmácias de referência

Os descontos são concedidos em muitas farmácias diferentes. No caso da VR, há diversas redes farmacêuticas de referência, nas quais aqueles que contam com o desconto farmácia podem fazer compras de medicamentos.

Como utilizar como argumento de vendas?

Como visto, o desconto de farmácia pode ajudar a aumentar as vendas. No entanto, o uso dele precisa ser bem trabalhado como argumento de vendas para potencializar a sua atratividade para as empresas. Veja adiante algumas dicas de como fazer isso.

Busque empresas que investem em incentivos de bem-estar e saúde

Para começar, é importar buscar organizações que tenham ou pretendem ter programas de incentivo para seus colaboradores. O ideal é abordar aquelas que investem em bem-estar e na saúde de seus funcionários, pois podem estar mais propensas a adquirir benefícios relacionados a medicamentos.

É preciso buscar as empresas que mais possam se beneficiar do desconto farmácia e para as quais ele pode ser importante. Abordar organizações que não têm programas de incentivo ou de benefícios e não pretendem, ao menos por certo tempo, oferecê-los tende a ser ineficiente. A menos que você acredite que possa convencê-las a isso, ainda que em médio ou longo prazo.

Apresente o desconto farmácia com outros benefícios

É recomendado mencionar o desconto farmácia dentro de um pacote, ou seja, em conjunto com outros benefícios. Aliás, você poderá fazer isso para empresas que não têm programas de incentivos, mas que pretendem adquiri-los.

No caso da VR, existem vários que podem ser apresentados, de modo que, ao adotá-los, a empresa já conseguirá ter um bom programa de benefícios. Para cada item citado a seguir, há um cartão de benefício VR:

  • vale-alimentação — serve para a compra de alimentos em mercados, mercearias, padarias etc.;
  • vale-refeição — voltado para o pagamento de almoços, jantares e demais refeições em estabelecimentos alimentícios, como restaurantes e lanchonetes;
  • vale-transporte — com esse cartão, o funcionário poderá pagar as tarifas do transporte público para ir até o trabalho e dele para sua residência, conforme estabelecido em lei;
  • vale-auto — esse cartão é voltado para o abastecimento de combustível do veículo do colaborador, porém também engloba a compra de acessórios para o carro e o uso em lojas de serviços automotivos;
  • vale-cultura — serve para a compra de itens relacionados ao lazer, bem como para o acesso a atividades e programas culturais em museus, shows, teatros etc.

Ressalte que o desconto farmácia é um diferencial

Durante a apresentação do desconto farmácia, é importante lembrar que se trata de um serviço de valor agregado, ou seja, que torna os demais benefícios (vale-refeição e vale-alimentação) mais atrativos.

Indique que ele pode ter melhor custo-benefício em relação à concorrência

Se você identificar que alguns itens semelhantes da concorrência não contam com esse serviço adicional, poderá reforçar tal ponto durante a negociação para indicar que a empresa adquirirá mais serviços de uma vez. Em outras palavras, que o custo-benefício poderá ser melhor.

O desconto farmácia pode contribuir para o surgimento de muitas oportunidades de negócio. No entanto, cabe a você estar preparado para fazer bom uso desse benefício, tornando-o um argumento de vendas forte quando se encontrar com seus potenciais clientes. Para isso, estude bem o benefício e as dicas dadas acima e continue se aprimorando na área de vendas.

Por falar nisso, que tal agora conferir como vender com foco no cliente? Preparamos um artigo com algumas dicas que podem ajudar você nesse campo!

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