PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

mulher fazendo entrevista de emprego online com um candidato
mulher fazendo entrevista de emprego online com um candidato
fade

10 dicas para preparar e aproveitar uma entrevista de emprego on-line

Com a pandemia, a entrevista de emprego on-line tornou-se uma tendência crescente no setor de Recursos Humanos, e isso não é à toa. Ao optar pela modalidade, é possível garantir mais praticidade e otimizar o tempo do processo, o que favorece tanto as empresas, quanto os futuros colaboradores.

Mas como fazer uma entrevista on-line? Para te ajudar a se preparar e tornar o processo ainda mais produtivo, listamos dez dicas infalíveis. Vem com a gente e confira!

1. Escolha uma boa ferramenta de videoconferência

O primeiro passo para garantir uma entrevista on-line produtiva é escolher uma boa ferramenta de videoconferência. Afinal, ninguém merece utilizar uma plataforma lenta e confusa, principalmente se a intenção é atrair e reter novos talentos.

Por isso, a dica é buscar por uma opção eficaz, simples e com recursos que atendam às necessidades do processo. Inclusive, atualmente, é comum que empresas firmem parcerias com organizações que contam com a utilidade e dão o suporte necessário para cada caso.

2. Faça um roteiro

Não é porque a entrevista acontece em outro tipo de ambiente que não é necessário se preparar adequadamente. Nesse caminho, fazer um bom roteiro é uma ótima alternativa para garantir que tudo siga conforme o desejado.

Nele, é possível dar destaque para as perguntas sobre o candidato e os objetivos dele. Você também pode acrescentar algumas dinâmicas para a entrevista acontecer de maneira mais criativa.

3. Prepare o local

Preparar o local da entrevista também é importante para o processo on-line seguir tranquilamente. Assim, seja no escritório ou no home office, é fundamental procurar por um lugar bem iluminado, organizado, silencioso e livre de interrupções.

Também vale a pena dar atenção à câmera de vídeo. Afinal, durante a entrevista, é importante que você olhe para o candidato e demonstre interesse no que ele tem a dizer. Então, aproveite para checar o enquadramento e a qualidade da imagem.

4. Teste tudo antes da entrevista

Falando em testes, também é importante se certificar de que tudo está funcionando bem antes de realizar a entrevista de emprego on-line. Conexão com a internet, som e imagem precisam ser verificados com antecedência para a reunião não fugir do controle.

5. Ajude o candidato a sentir-se confortável

Se até um profissional de RH pode ter dúvidas sobre como se comportar em uma entrevista on-line, quem dirá o entrevistado, né? Portanto, vale começar a conversa explicando o passo a passo do processo, o que diminui a ansiedade do candidato.

Para deixá-lo mais confortável, também é possível conversar um pouco sobre amenidades antes de fazer perguntas específicas. Dessa forma, o profissional ficará mais tranquilo para demonstrar potencial.

6. Cuidado com o foco

Tanto em uma entrevista de emprego presencial, quanto on-line, ter foco é essencial. Nesse caminho, antes de começar, tenha certeza de que não haverá interrupções que possam te desconcentrar.

Para isso, a dica é fechar todos os aplicativos que não serão utilizados durante a conversa. Além de melhorar a performance do computador, isso diminui a chance de distrações desnecessárias.

mulher em escritório fazendo entrevista de emprego online com quatro candidatos

7. Seja claro

Em uma entrevista de emprego on-line, é muito importante que o entrevistado esteja te ouvindo com clareza e compreenda todos os pontos levantados. Por isso, vale a pena optar por um fone de ouvido com microfone para melhorar a comunicação das duas partes.

Além disso, ao pensar no que falar em uma entrevista on-line, priorize informações objetivas, para que nenhuma dúvida fique em aberto. Falar em um volume mais alto do que no presencial também pode ajudar. Não esqueça que o contato visual é fundamental para uma boa comunicação. Então, fale sempre olhando para a câmera de seu computador.

8. Mantenha o clima agradável

Durante uma entrevista presencial, é comum que os candidatos fiquem ansiosos e apresentem dificuldades ao se expressar. No ambiente virtual, isso tende a ser mais intenso, já que fica mais difícil utilizar a linguagem corporal.

Nesses casos, favorecer um clima agradável, mantendo a calma ao conduzir a entrevista, pode ajudar muito. Assim, o entrevistado se sentirá à vontade para expor os atributos.

9. Não esqueça de anotar

Outra dica importantíssima para os profissionais de RH durante uma entrevista de emprego on-line é não se esquecer de fazer anotações. Tomar notas sobre os candidatos tornará o processo de seleção e, consequentemente, de contratação, bem mais prático e rápido.

Você pode fazer isso diretamente no bloco de notas do computador ou em um caderno de anotações. A sugestão é deixar essas ferramentas em mãos, próximas a você, para não se tornarem uma distração durante a entrevista.

10. Cuidado com o delay

Se você já participou de algum evento on-line, sabe que é comum que os vídeos apresentem falhas, como o famoso delay — em que há um atraso entre o som e a imagem.

Assim, para fugir desses empecilhos, uma das dicas para entrevista on-line é falar pausadamente. Dessa forma, você evita o desencontro de áudio e permite que o entrevistado responda com mais tranquilidade.

Blog da VR: dicas perfeitas para você e sua empresa!

Com nossas dicas para entrevista de emprego on-line, ficou mais fácil se preparar para o próximo processo seletivo, né?! Se quiser garantir mais sugestões como essas, é só continuar acompanhando o blog!

Há mais de 40 anos no mercado, a VR Benefícios é a opção certa para sua empresa. Oferecendo benefícios incríveis, que incluem os clássicos produtos PAT, VR Refeição e VA Alimentação, além de opções diferenciadas, como o VR Auto e o VR Cultura, aqui, você garante uma parceira de confiança! Conte com a gente.

Receba o conteúdo em primeira mão: