btn
mulher fazendo entrevista de emprego online com um candidato
mulher fazendo entrevista de emprego online com um candidato
fade

10 dicas para preparar e aproveitar uma entrevista de emprego on-line

Com a pandemia, a entrevista de emprego on-line tornou-se uma tendência crescente no setor de Recursos Humanos, e isso não é à toa. Ao optar pela modalidade, é possível garantir mais praticidade e otimizar o tempo do processo, o que favorece tanto as empresas, quanto os futuros colaboradores.

Mas como fazer uma entrevista on-line? Para te ajudar a se preparar e tornar o processo ainda mais produtivo, listamos dez dicas infalíveis. Vem com a gente e confira!

1. Escolha uma boa ferramenta de videoconferência

O primeiro passo para garantir uma entrevista on-line produtiva é escolher uma boa ferramenta de videoconferência. Afinal, ninguém merece utilizar uma plataforma lenta e confusa, principalmente se a intenção é atrair e reter novos talentos.

Por isso, a dica é buscar por uma opção eficaz, simples e com recursos que atendam às necessidades do processo. Inclusive, atualmente, é comum que empresas firmem parcerias com organizações que contam com a utilidade e dão o suporte necessário para cada caso.

2. Faça um roteiro

Não é porque a entrevista acontece em outro tipo de ambiente que não é necessário se preparar adequadamente. Nesse caminho, fazer um bom roteiro é uma ótima alternativa para garantir que tudo siga conforme o desejado.

Nele, é possível dar destaque para as perguntas sobre o candidato e os objetivos dele. Você também pode acrescentar algumas dinâmicas para a entrevista acontecer de maneira mais criativa.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

3. Prepare o local

Preparar o local da entrevista também é importante para o processo on-line seguir tranquilamente. Assim, seja no escritório ou no home office, é fundamental procurar por um lugar bem iluminado, organizado, silencioso e livre de interrupções.

Também vale a pena dar atenção à câmera de vídeo. Afinal, durante a entrevista, é importante que você olhe para o candidato e demonstre interesse no que ele tem a dizer. Então, aproveite para checar o enquadramento e a qualidade da imagem.

4. Teste tudo antes da entrevista

Falando em testes, também é importante se certificar de que tudo está funcionando bem antes de realizar a entrevista de emprego on-line. Conexão com a internet, som e imagem precisam ser verificados com antecedência para a reunião não fugir do controle.

5. Ajude o candidato a sentir-se confortável

Se até um profissional de RH pode ter dúvidas sobre como se comportar em uma entrevista on-line, quem dirá o entrevistado, né? Portanto, vale começar a conversa explicando o passo a passo do processo, o que diminui a ansiedade do candidato.

Para deixá-lo mais confortável, também é possível conversar um pouco sobre amenidades antes de fazer perguntas específicas. Dessa forma, o profissional ficará mais tranquilo para demonstrar potencial.

6. Cuidado com o foco

Tanto em uma entrevista de emprego presencial, quanto on-line, ter foco é essencial. Nesse caminho, antes de começar, tenha certeza de que não haverá interrupções que possam te desconcentrar.

Para isso, a dica é fechar todos os aplicativos que não serão utilizados durante a conversa. Além de melhorar a performance do computador, isso diminui a chance de distrações desnecessárias.

mulher em escritório fazendo entrevista de emprego online com quatro candidatos

7. Seja claro

Em uma entrevista de emprego on-line, é muito importante que o entrevistado esteja te ouvindo com clareza e compreenda todos os pontos levantados. Por isso, vale a pena optar por um fone de ouvido com microfone para melhorar a comunicação das duas partes.

Além disso, ao pensar no que falar em uma entrevista on-line, priorize informações objetivas, para que nenhuma dúvida fique em aberto. Falar em um volume mais alto do que no presencial também pode ajudar. Não esqueça que o contato visual é fundamental para uma boa comunicação. Então, fale sempre olhando para a câmera de seu computador.

8. Mantenha o clima agradável

Durante uma entrevista presencial, é comum que os candidatos fiquem ansiosos e apresentem dificuldades ao se expressar. No ambiente virtual, isso tende a ser mais intenso, já que fica mais difícil utilizar a linguagem corporal.

Nesses casos, favorecer um clima agradável, mantendo a calma ao conduzir a entrevista, pode ajudar muito. Assim, o entrevistado se sentirá à vontade para expor os atributos.

9. Não esqueça de anotar

Outra dica importantíssima para os profissionais de RH durante uma entrevista de emprego on-line é não se esquecer de fazer anotações. Tomar notas sobre os candidatos tornará o processo de seleção e, consequentemente, de contratação, bem mais prático e rápido.

Você pode fazer isso diretamente no bloco de notas do computador ou em um caderno de anotações. A sugestão é deixar essas ferramentas em mãos, próximas a você, para não se tornarem uma distração durante a entrevista.

10. Cuidado com o delay

Se você já participou de algum evento on-line, sabe que é comum que os vídeos apresentem falhas, como o famoso delay — em que há um atraso entre o som e a imagem.

Assim, para fugir desses empecilhos, uma das dicas para entrevista on-line é falar pausadamente. Dessa forma, você evita o desencontro de áudio e permite que o entrevistado responda com mais tranquilidade.

Blog da VR: dicas perfeitas para você e sua empresa!

Com nossas dicas para entrevista de emprego on-line, ficou mais fácil se preparar para o próximo processo seletivo, né?! Se quiser garantir mais sugestões como essas, é só continuar acompanhando o blog!

Há mais de 40 anos no mercado, a VR Benefícios é a opção certa para sua empresa. Oferecendo benefícios incríveis, que incluem os clássicos produtos PAT, VR Refeição e VA Alimentação, além de opções diferenciadas, como o VR Auto e o VR Cultura, aqui, você garante uma parceira de confiança! Conte com a gente.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!