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Flexibilidade e reconhecimento: horário flexível e benefícios não obrigatórios

Com um mercado cada vez mais competitivo e colaboradores que prezam por benefícios que vão muito além do salário, oferecer benefícios não obrigatórios pode ser um grande diferencial para sua empresa. Horário flexível, auxílio-transporte e bonificações, por exemplo, são ótimas opções para garantir mais flexibilidade e reconhecimento na rotina dos funcionários.

Aquele modelo “quadrado” de trabalho já não cabe mais no contexto atual. As novas gerações que entram no mercado de trabalho não querem apenas uma carreira profissional. Esses jovens também querem ter tempo para a família, relacionamentos, compromissos pessoais. Ou seja, eles também priorizam a qualidade de vida; não somente o trabalho. E sua empresa deve estar alinhada com esse novo propósito.

Um bom começo pode estar na implementação de benefícios não obrigatórios, que, juntos, contribuem para atrair e satisfazer talentos em sua empresa. Vamos descobrir como você pode fazer isso? 

O horário flexível como aliado dos colaboradores (e da sua empresa)

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina que o colaborador deve cumprir uma jornada de 8 horas diárias de trabalho, respeitando o intervalo de descanso e com possibilidade de fazer até duas horas extras. Geralmente, os horários de trabalho ocorrem das 8h às 17h ou das 9h às 18h, podendo existir variações, caso tenha jornada aos sábados.

Com a popularização do trabalho remoto e da busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional pelas gerações mais jovens, esbarramos na proposta do horário flexível. Essa proposta é aceita pela legislação, mas é entendida como um benefício não obrigatório, isto é, a empresa não é obrigada por lei a oferecer horário flexível de trabalho aos seus funcionários.

O modelo de trabalho com horário flexível não implica que o colaborador deva cumprir mais ou menos horas do que a CLT determina. Essa proposta apenas oferece ao trabalhador a possibilidade de trabalhar em horários que não são os estabelecidos formalmente pela empresa.

Nesse modelo, a empresa oferece opções de horários e locais de trabalho (remoto, híbrido ou escritório), com maior flexibilidade de escolha por parte do colaborador. Ele pode iniciar a jornada às 10h e terminar às 19h, por exemplo. A flexibilização também pode abranger o horário de almoço, ficando a cargo do empregado escolher 1 hora para saída entre o período das 11h às 14h, ou outros horários estabelecidos em comum acordo.

Para garantir que esse benefício seja bem aproveitado, é preciso considerar qual o melhor período de produtividade do profissional, devendo sempre ser acordado com o empregador, com autonomia e responsabilidade. 

Ao garantir maior flexibilidade, esse modelo de trabalho reflete em importantes benefícios para a empresa e para os empregados. Dentre os principais, podemos citar:

  • diminuição de atrasos e faltas injustificadas;
  • escalas de trabalho com funcionários disponíveis em diversos momentos;
  • maior rendimento e produtividade;
  • cuidados com a saúde mental;
  • equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
  • relação de confiança entre empresa e empregados;
  • estímulo à responsabilidade dos empregados.

Vale destacar que o horário flexível pode causar complicações no controle de ponto, caso esse benefício não seja bem gerenciado. Com o uso de soluções digitais, como o controle de ponto da VR fica mais simples monitorar a jornada de trabalho, garantindo mais transparência, segurança e praticidade na rotina da empresa e dos colaboradores.

Auxílio-transporte: mais flexibilidade para ir e voltar do trabalho

O auxílio-transporte é mais um benefício não obrigatório que pode ser concedido pelas empresas. Seu objetivo é proporcionar uma ajuda financeira aos colaboradores para custear as despesas de transporte para ir e voltar do trabalho.

“Ué, mas não é a mesma coisa que vale-transporte?”. Não! O vale-transporte é entregue ao colaborador em forma de passes, bilhetes eletrônicos ou cartões específicos que podem ser utilizados nos sistemas de transporte público. Nesse caso, o empregador pode descontar até 6% do salário básico do colaborador para custear parte do benefício.

O auxílio-transporte também visa custear as despesas de transporte, mas existe maior flexibilidade, já que os colaboradores podem optar por transporte público, veículo próprio, carros de aplicativo ou outras formas de deslocamento. Geralmente, não há desconto no salário do colaborador, a menos que esteja previsto em acordo ou política interna da empresa.

Para os funcionários, o auxílio-transporte oferece algumas vantagens bastante atrativas:

  • Maior flexibilidade: permite aos colaboradores escolherem a forma de transporte que melhor atende suas necessidades.
  • Incentivo adicional: pode ser visto como um benefício adicional que aumenta a satisfação e o bem-estar dos colaboradores.
  • Redução de despesas: ajuda a reduzir os custos de deslocamento, tornando-se um atrativo para reter e atrair talentos.

Mas não são somente os colaboradores que saem ganhando. O auxílio-transporte também pode ser vantajoso para a empresa.

  • Aumento da satisfação dos colaboradores: lembre-se que colaboradores satisfeitos tendem a ser mais produtivos e leais à empresa.
  • Competitividade: Empresas que oferecem benefícios adicionais, como o auxílio-transporte, podem se destacar no mercado de trabalho.
  • Melhora na pontualidade: ao facilitar o deslocamento, pode contribuir para a redução de atrasos e faltas.

As bonificações como forma de reconhecimento dos talentos da sua empresa

Todo mundo adora receber um elogio, não é mesmo? Quando falamos em ambiente de trabalho, esses elogios se tornam ainda mais valiosos, afinal todos querem se destacar em suas funções. Mas elogios nem sempre bastam…é preciso ir além!

E é aí que entram as bonificações! Oferecer bonificações aos colaboradores é uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e a produtividade na empresa. Os colaboradores, especialmente os mais jovens, querem se sentir pertencentes ao ambiente de trabalho e saber que realmente estão fazendo diferença na empresa, e não apenas viver em um ciclo vicioso em que apenas cumprem sua rotina de trabalho, vão para casa e repetem isso todos os dias. 

Além de sentirem-se reconhecidos e valorizados, as bonificações podem servir como um incentivo para que os colaboradores alcancem metas específicas e se esforcem para superar as expectativas. 

Outro benefício de oferecer bonificações é a retenção de talentos. Em um mercado competitivo, onde os melhores profissionais são constantemente procurados, a oferta de bonificações pode ser um diferencial significativo para manter os colaboradores satisfeitos e leais à empresa.

Mas afinal, quais bonificações eu posso oferecer em minha empresa? Existem diversos tipos de bonificações que podem ser implementados. O ideal é entender quais estariam mais alinhados com sua organização. Para isso, você pode conversar com o time de RH, e também com os colaboradores, para entender quais bonificações fazem mais sentido para eles.

Para te ajudar nessa missão, elencamos alguns exemplos de bonificações. Confira!

Bonificações financeiras

Bônus por desempenho: recompensa baseada no desempenho individual ou da equipe, geralmente vinculada ao alcance de metas específicas.

Comissões: pagamentos adicionais baseados em vendas ou resultados obtidos, muito comuns em áreas comerciais.

Participação nos lucros: distribuição de parte dos lucros da empresa entre os colaboradores, geralmente com base em critérios estabelecidos.

Bônus de fim de ano: pagamento extra concedido no final do ano, muitas vezes como forma de agradecimento pelo trabalho realizado ao longo do ano.

Bonificações não financeiras

Dias de folga extra: oferecer dias adicionais de folga como recompensa por bom desempenho ou cumprimento de metas.

Viagens e passeios: premiar os colaboradores com viagens ou passeios, que podem ser individuais, em grupo ou até com a família.

Vouchers e cartões-presente: Oferecer cartões-presente para lojas, restaurantes ou experiências, como shows e eventos esportivos.

Reconhecimento público

Programas de reconhecimento: criação de programas formais onde os colaboradores são reconhecidos publicamente por suas contribuições e conquistas.

Prêmios de destaque: premiações como “Colaborador do Mês” ou “Melhor Equipe” com cerimônias de entrega de prêmios.

E aí, gostou de saber dos benefícios não obrigatórios? Com certeza, a lista é muito mais extensa, mas trouxemos três exemplos práticos que podem facilmente serem implementados na rotina da sua empresa. Para começar, você pode implementar um deles, como o horário flexível, e ir aumentando os benefícios gradativamente.

Com certeza, você irá notar uma grande melhora na relação com os colaboradores, que poderá refletir em mais produtividade, aumento da satisfação, retenção de talentos e diversos outros benefícios. Até a próxima!

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