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Gestão de escala: saiba o que é e como implantar na empresa

A gestão de escala é uma atividade normal na maioria das empresas que trabalham com sistema de plantão, como hospitais, pronto-socorros, algumas áreas da segurança pública e serviços essenciais, entre outros. 

O objetivo da gestão de escala é fazer com que a empresa cumpra a legislação trabalhista com relação à quantidade de horas que o trabalhador deve cumprir, sem sobrecarregá-lo, e que consiga mantê-lo engajado em suas funções.

Na dúvida de como fazer uma gestão de escala eficiente, é importante consultar a área de Recursos Humanos ou um consultor especializado no tema para se adequar à legislação e não cometer injustiças. Além disso, o RH pode dar informações importantes de como fazer uma gestão eficiente de pessoas.

Para ficar claro, a gestão de escala tem relação com o dia em que o trabalhador vai se apresentar à empresa para cumprir sua jornada e executar as tarefas programadas. Veja como: 

Sumário:

  • Como fazer escalas de trabalho? 
  • O que é a escala de plantão?
  • Vantagens da gestão de escala de trabalho para a empresa e o funcionário

Como fazer escalas de trabalho? 

A gestão da escala envolve entender as necessidades da equipe para dividi-la em turnos. Para isso, é importante criar cronogramas para que os funcionários envolvidos nas escalas se revezem nos feriados e finais de semana. 

Isso evita que alguns fiquem mais sobrecarregados que os outros e ainda permite fazer ajustes quando necessário (troca de turnos, contratação de mais funcionários). O mais importante é ser flexível para mudar ou adequar a escala, quando for preciso.

De acordo com a empresa e o tipo de negócio que desenvolve, as escalas podem ter especificidades, como a necessidade de ter um profissional treinado para atender emergências. 

Uma escala de plantão é definida para que sempre haja funcionários nas funções previamente definidas e cujos postos de trabalho não devem ser abandonados (hospitais, pronto-socorro, Corpo de Bombeiros, Delegacias de Polícia, entre outros). 

O que é a escala de plantão?

Como vimos, uma escala de trabalho ou de plantão precisa garantir que sempre haverá funcionários nas funções previamente definidas. 

Portanto, os 3 principais cuidados que se deve ter ao montar uma escala de plantão são: 

  1. Revezamento das equipes – isso garante que todos os funcionários vão cumprir turnos aos finais de semana, feriados, durante o dia ou noite; 
  2. Definição de horários: todas as escalas precisam ter horário para começar e terminar, além de intervalos para refeições e pausas. 
  3. Compensação financeira – quem está de plantão pode receber adicionais, dependendo do tipo de trabalho e do tempo de atividade, como horas extras e até adicionais de insalubridade, noturno etc.

Vantagens da gestão de escala de trabalho para a empresa e o funcionário

Existem inúmeras vantagens em fazer uma boa gestão da escala de trabalho – tanto para a empresa como para o funcionário. A principal é cumprir o que determina a legislação trabalhista, mas também há ganhos, para a empresa, como:

Mais organização – a empresa consegue saber com antecedência como remanejar ou reforçar a equipe e isso facilita a organização e minimiza gastos de última hora com contratações.  

Redução de erros e de custos – com uma boa gestão da escala de trabalho, as chances de programar duas vezes o mesmo trabalhador em dois turnos seguidos é bem menor. Além disso, a empresa tem uma boa ideia da quantidade de profissionais envolvidos em uma determinada tarefa e consegue reduzir o pagamento de horas adicionais e de horas extras não programadas.

Cumprimento da jornada – de posse de todos os dados disponíveis, a empresa dificilmente vai sobrecarregar um trabalhador e descumprir a legislação trabalhista, pois entende a importância de fazer uma boa gestão da escala de trabalho para evitar multas, processos trabalhistas e demais sanções. Isso evita também falhas no trabalho por conta de faltas não justificadas.

Mais transparência – ao fazer uma boa gestão da escala de trabalho e divulgá-la, a empresa trabalha com transparência, evitando ruídos na comunicação e reduz as chances de conflitos internos. Além disso, a divulgação da escala permite perceber áreas que precisam de mais funcionários e os que podem ser remanejados para suprir demandas. Isso é fazer uma boa gestão de pessoas.

No caso do funcionário, os benefícios de uma boa gestão da escala de trabalho, são:

Carga de trabalho definida – a gestão da jornada permite que o trabalhador cumpra sua escala amparado por leis trabalhistas. Sem falar que o desrespeito a qualquer norma nesse sentido pune o empregador com multas.  

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal – com a gestão da escala, o trabalhador pode programar melhor a sua jornada diária, sem comprometer o tempo livre de lazer e o convívio com a família. 

Mais produtividade e oportunidades – a boa gestão da escala de trabalho permite que o trabalhador descansado atue com mais afinco para cumprir metas. Além disso, permite programar o desenvolvimento profissional por meio de treinamentos e capacitações para galgar novas posições na empresa. 

Diminui o risco de acidentes – quando bem planejada, a gestão da escala de trabalho evita jornadas longas que exaurem o trabalhador e o deixam mais suscetível a acidentes de trabalho. 

Como vimos, a gestão da escala de trabalho é uma ferramenta essencial para a empresa evitar problemas trabalhistas, exaustão de equipes e, na pior das situações, os acidentes no trabalho que podem afastar o trabalhador até que se recupere ou podem mesmo ser fatais. 

Além disso, quando bem feita, a gestão da escala de trabalho contribui para reduzir custos, melhorar a eficiência das operações e dos recursos humanos. Quer saber mais sobre gestão de escolha ou outros conteúdos de RH? Dá uma olhada no blog da VR para acessar temas que ajudam na gestão de carreira. 

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