A imagem mostra um ambiente de escritório com uma mulher de meia-idade, com cabelos loiros curtos, sorrindo enquanto olha para um monitor de computador à sua frente. Ela veste uma blusa amarela. À esquerda da mulher, há outras pessoas desfocadas trabalhando em suas mesas, e à direita, outra pessoa desfocada pode ser vista ao fundo. A tela do computador exibe gráficos e dados, provavelmente relacionados a finanças ou relatórios. Sobreposta à imagem, há uma representação de um relógio analógico branco, com ponteiros que indicam aproximadamente 10 horas e 10 minutos (o ponteiro das horas está um pouco antes do 2 e o dos minutos está no 2).
A imagem mostra um ambiente de escritório com uma mulher de meia-idade, com cabelos loiros curtos, sorrindo enquanto olha para um monitor de computador à sua frente. Ela veste uma blusa amarela. À esquerda da mulher, há outras pessoas desfocadas trabalhando em suas mesas, e à direita, outra pessoa desfocada pode ser vista ao fundo. A tela do computador exibe gráficos e dados, provavelmente relacionados a finanças ou relatórios. Sobreposta à imagem, há uma representação de um relógio analógico branco, com ponteiros que indicam aproximadamente 10 horas e 10 minutos (o ponteiro das horas está um pouco antes do 2 e o dos minutos está no 2).
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Gestão de Jornada: o que é e como ter uma gestão eficiente

 

A gestão de jornada de trabalho é um dos fatores mais importantes para garantir eficiência operacional, bem-estar dos colaboradores e colaboradoras e conformidade legal dentro das empresas.

Ainda assim, muitas organizações têm dúvidas sobre o que é jornada de trabalho, quais são seus formatos e como fazer o gerenciamento de maneira eficiente — especialmente diante de mudanças como o crescimento do home office.

Neste artigo, você entenderá melhor o conceito de jornada de trabalho, conhecerá os principais tipos e as boas práticas para uma gestão eficiente, contando com o apoio da tecnologia. Continue a leitura para conferir!

O que é jornada de trabalho?

A jornada de trabalho, em termos simples, é o tempo do dia dedicado por cada pessoa colaboradora às atividades da empresa — desde o início das tarefas até os intervalos e o encerramento do expediente.

Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a jornada padrão é de:

  • até 8 horas diárias;
  • 44 horas semanais;
  • com no mínimo 1 hora de intervalo para jornadas superiores a 6 horas.

Vale lembrar que esse modelo pode variar conforme acordos coletivos ou especificidades de cada função.

Tipos de jornadas de trabalho

A legislação brasileira permite diferentes tipos de jornadas de trabalho, para atender à realidade de cada empresa, setor ou função. Confira abaixo as principais:

  • Jornada integral: é o modelo mais tradicional, com até 8 horas diárias e 44 horas semanais.
  • Jornada parcial: tem uma carga horária reduzida — de até 30 horas por semana — com salário proporcional ao tempo trabalhado.
  • Jornada intermitente: a pessoa colaboradora é chamada conforme a necessidade da empresa e recebe somente pelas horas efetivamente trabalhadas.
  • Turnos de revezamento: os funcionários e funcionárias atuam em escalas rotativas[a][b], comuns em indústrias e serviços contínuos, exigindo um cuidado especial no planejamento da jornada. Para facilitar esse processo, a VR oferece a solução de gestão de escala, que ajuda a centralizar e configurar as escalas de trabalho, garantindo mais eficiência e organização ao dia a dia do RH.
  • Jornada remota (home office): regulamentada pela Reforma Trabalhista, permite o trabalho a distância com regras específicas sobre controle de ponto.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre CLT e leis trabalhistas

O que é a gestão de jornada de trabalho?

A gestão de jornada de trabalho é o conjunto de práticas que ajudam a acompanhar, organizar e otimizar o tempo que os colaboradores e colaboradoras dedicam às suas atividades. Isso inclui o registro de ponto, o controle de horas extras, faltas, escalas, turnos e folgas.

Por que a gestão de jornada é tão importante?

Mais do que uma obrigação legal, gerir a jornada de trabalho corretamente é um diferencial competitivo para organizações que buscam eficiência, engajamento e retenção de talentos.

Com o controle adequado da jornada de trabalho, é possível entender melhor a rotina da equipe, identificar sobrecargas, evitar horas extras desnecessárias e otimizar processos. Isso gera mais produtividade, transparência e previsibilidade para o RH, o financeiro e as lideranças.

Além disso, ao promover esse tipo de gestão, a empresa fortalece sua cultura organizacional, valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, eficiente e seguro para todas as pessoas.

Leia também: Motivação no trabalho — 7 dicas para aumentar a produtividade

O que diz a lei sobre a gestão de jornada de trabalho?

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A legislação brasileira estabelece diversas diretrizes sobre como a jornada de trabalho deve ser administrada nas empresas. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal referência nesse tema, trazendo artigos específicos que regulamentam o controle e os limites da jornada. Entenda melhor a seguir.

1. Obrigatoriedade do controle de ponto

Segundo o artigo 74 da CLT, empresas com mais de 20 empregados(as) são obrigadas a realizar o controle de ponto[c][d]. Essa medida tem como objetivo registrar a entrada, saída e os intervalos das pessoas colaboradoras, garantindo maior transparência e segurança para ambas as partes. Mesmo para empresas menores, adotar esse controle é uma forma de manter a organização e reduzir riscos jurídicos.

Para isso, o controle de ponto da VR é um grande aliado: um sistema eletrônico, completo e digital, 100% conforme a Portaria 671 e a LGPD, com diferentes formas de registro, como WhatsApp, reconhecimento facial, QR code e localização geográfica.

2. Limites de jornada e horas extras

O artigo 58 da CLT define que:

“A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”

Além disso, a jornada semanal é limitada a 44 horas, e qualquer tempo trabalhado além desse limite deve ser considerado hora extra, (estabelecido pelo artigo 59).

3. Exceções ao controle de jornada

Nem todos os trabalhadores e trabalhadoras estão sujeitos ao controle de jornada. O (art. 62 da CLT) exclui dessa obrigatoriedade:

  • Gerentes.
  • Empregados(sa) que exercem atividades externas incompatíveis com a fixação de horário.
  • Outros casos específicos definidos pela lei.

Além disso, o empregado ou empregada doméstica também possui regras próprias, regulamentadas pela Lei n. 5.859, de 1972.

Esses são somente alguns exemplos dos dispositivos legais que tratam da gestão da jornada de trabalho. Para garantir uma gestão adequada, em conformidade com a legislação trabalhista, é fundamental que as empresas se atentem às regras estabelecidas pela CLT, bem como a eventuais atualizações ou alterações legais.

Como fazer uma boa gestão de jornada?

Para garantir uma gestão de jornada[e][f] realmente eficiente, é importante adotar práticas consistentes que combinem organização, transparência e tecnologia. Veja abaixo alguns passos essenciais:

  1. Defina regras claras: estabeleça políticas de horário, banco de hora, escalas, intervalos e folgas — e certifique-se de que todos os colaboradores e colaboradoras estejam cientes e alinhados.
  2. Adote um sistema de ponto eletrônico: soluções digitais tornam o controle de ponto mais ágil, seguro e conforme à legislação.
  3. Automatize processos: a gestão de escalas, férias, folgas e abonos ganha eficiência quando é apoiada por ferramentas tecnológicas, reduzindo falhas manuais e retrabalho.
  4. Monitore indicadores: acompanhar métricas como horas extras, absenteísmo e produtividade ajuda a identificar gargalos e tomar decisões mais estratégicas.
  5. Antecipe riscos com apoio de dados: mais do que registrar a jornada, é importante contar com informações que ajudem a prevenir falhas e garantir segurança jurídica. O painel de risco da VR oferece uma visão estratégica da operação, reunindo indicadores-chave para identificar excessos de jornada, inconsistências no controle de ponto e registros fora do padrão.

VR: a solução para a sua gestão de jornada!

Considerando os pontos que elencamos acima, você já pensou se a sua empresa possuísse um sistema que fizesse toda gestão de jornada em uma única plataforma? E se a gente te contar que isso é possível?

Com o sistema de controle de ponto eletrônico da VR você consegue fazer tudo digitalmente, para facilitar a gestão do seu RH. Ele é a solução ideal para uma gestão de jornada completa, eficiente e centralizada. Conheça os benefícios:

  1. Gerencie o controle de ponto da sua equipe com mais assertividade, dando autonomia aos colaboradores e colaboradoras, e mais tempo para o RH focar no desenvolvimento das pessoas.
  2. Realize a gestão de escala em uma solução segura, conforme a CLT e integrada ao controle de ponto. Evite erros com a gestão digital, centralizando as escalas em um só lugar.
  3. Simplifique a gestão de férias e folgas, visualizando facilmente os períodos de ausência da equipe; evite pagamentos duplicados e garanta o cumprimento da legislação, com um sistema integrado ao controle de ponto.

Conheça nosso ecossistema completo para a sua empresa, o RH Digital, com sistema de ponto eletrônico, gestão de escalas, sistema holerite, gestão eletrônica de documentos, admissão de funcionários e mais.

E para conferir mais conteúdos sobre cultura corporativa, gestão de pessoas e boas práticas no ambiente organizacional, continue acompanhando o Blog VR!

Leia também: O Perigo de não Priorizar o RH Estratégico — Impactos e Soluções

 

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